Prata e ouro. Desde tempos imemoriais, guerras têm sido travadas e populações dizimadas por causa destes dois metais. Desde os tempos dos conquistadores espanhóis até as modernas explorações de mineradoras, os Alicantos lutam contra os que saqueiam a terra de suas riquezas. Nascidos de sonhos de ganância e gula, eles podem ser um sinal de sorte ou perigo para aqueles que conseguem vislumbrá-los. Algumas lendas dizem que eles são a razão da queda da cidade de El Dorado, embora os detalhes exatos tenham se perdido no tempo. Historiadores encontraram relatos que indicam que eles podem ter descido sobre a cidade como um enxame de gafanhotos e a devoraram no período de uma noite. Hoje em dia, grandes e famosos garimpos se esgotam do dia para a noite graças ao apetite voraz dos Alicantos. Aqueles que não são fechados nas primeiras semanas de produção são atormentados por acidentes e pessoas desaparecidas. Para aqueles que desejam despojar a terra de seus recursos, eles representam um grande perigo, muitas vezes causando morte e destruição para aqueles que pegam mais do que deveriam.
Porém se abordados com respeito e lisonja os Alicantos são aliados poderosos. Capazes de farejar a maioria dos minerais e metais, eles podem rastrear tesouros roubados a longas distâncias, não parando por nada até reclamar seu prêmio. Se o Alicanto for convencido a compartilhar quando encontram um novo veio de uma mina, eles podem ser bastante generosos. Fora de sua casa na selva, eles são ladrões excepcionais (embora pobre daquele que for pego roubando de um deles) ou caçadores de tesouros, embora seus motivos sejam baseados mais na sobrevivência do que na ganância; o metal é sua principal fonte de alimento e eles precisam dele, especialmente de metais preciosos, para sobreviver. Facilmente subornáveis, eles são apreciadores das coisas mais finas da vida, mesmo daquelas que não podem comer, e gostam de se rodear de belos objetos. Eles têm uma afinidade natural pela arte e por aqueles que a criam; eles mesmos podem produzir obras deslumbrantes. Além de tesouros, a fraqueza de todo Alicanto são os enigmas: eles são incapazes de resistir a um quebra-cabeça bem elaborado. Caixas de quebra-cabeças, cifras, criptogramas: eles vão passar anos tentando decifrar o dispositivo perfeito.
Esguios e altos, suas características faciais tendem a ser acentuadas e angulares, como pássaros na natureza. Sua coloração pode variar radicalmente, dependendo do tipo de metal que o Alicanto em questão prefere, embora fios metálicos tipicamente surjam em meio a seus cabelos. Sua característica mais notável são seus olhos: sempre de uma cor que poderia ser quase humano, se não fosse por um brilho metálico ou parecido com o de uma joia. Belas tatuagens frequentemente cobrem sua pele, desde os tribais tradicionais até desenhos modernos e elaborados. Quimericamente, eles são bípedes, pássaros humanoides forjados a partir de metais preciosos, penas brilhantes brotando das asas sem capacidade de voo e seus olhos são cheios de fogo que brilham durante a noite. As asas são usadas para exibições, especialmente para seus companheiros de kith. Revelando seu talento inato para a metalurgia, sua plumagem metálica apresenta um arco-íris de pedras preciosas.
Os Alicantos encontram a Euforia ao comprar coisas finas, ou ao exibir suas belas roupas e bens valiosos aos outros. Eles também podem encontrar grande satisfação ao cuidar de coisas preciosas, como polir joias finas ou organizar cuidadosamente seus guarda-roupas de alta costura. Quando o Alicanto desencadeia sua magia, cantos de pássaros exóticos preenchem o ar, combinados com o cheiro da terra de minas subterrâneas profundas. Metais próximos brilham como se fossem polidos, enquanto pedras preciosas se tornam um espetáculo deslumbrante.
Alçada de Afinidade: Acessório
Tudo o que reluz: Todos os Alicantos recebem um ponto adicional de Percepção durante a criação de personagens, mesmo que isso leve a Característica acima de 5. Além disso, os Alicantos podem rastrear pedras preciosas, metais valiosos e até mesmo itens mágicos pelo cheiro com um teste de Percepção + Tino. A dificuldade de tais testes deve ser baseada na quantidade de material e em quão antiga é a trilha a se seguir. Alicantos não podem sofrer falhas críticas em testes de Tino.
Maravilhosos Trabalhadores: Os Alicantos gostam de trabalhar com as mãos e têm um talento especial para criar itens de poder. Assim, eles são capazes de forjar Tesouros e Maravilhas com facilidade. Eles recebem um bônus de -2 na dificuldade de todos os testes relacionados com a criação de itens mágicos, e fazer isso leva apenas metade do tempo e gasta apenas dois terços dos materiais que normalmente se gastaria. Alicantos não podem sofrer falhas críticas em testes de Ofícios.
Febre Dracônica: Os Alicantos são péssimas visitas, levando consigo “coisinhas” brilhantes se sentirem que as merecem mais do que seus proprietários atuais. Os Alicantos devem ter sucesso em um teste de Força de Vontade (dificuldade 7) para recusar uma oferta de pagamento maior, ou resistir comprar ou simplesmente pegar um item precioso que eles acham que deveria ser seu. Além disso, os Alicantos precisam se alimentar de metal pelo menos uma vez por semana; quanto mais valioso o metal, menos eles precisam comer. Não fazer isso os torna incapazes de recuperar Força de Vontade.