Deixe-me dizer claramente que não somos, nem nunca seremos, príncipes dos homens, nem tampouco feéricos. Muitos de nós cuidamos de Propriedades Livres e há alguns que brincam do “ser o poder por detrás do trono”, mas de um modo geral não somos tolos o suficiente para nos tornarmos alvos. Claro, nós podemos não ganhar toda a fama, glória e poder, mas se você pensar sobre isso, nenhuma dessas coisas são muito tangíveis, não tanto quanto bons amigos, uma barriga cheia, ou um lar seguro.
Aqueles que estão em posições de poder frequentemente têm dificuldade em manter seus amigos, e aqueles entre eles que conseguem ter vidas longas se tornam paranoicos. Os Sidhe e os Exus fariam você acreditar que levar uma vida simples em um lar agradável e seguro é quase tão banal quanto o ferro frio. Bem, grandes missões e palácios magníficos são coisas legais, mas realmente, o que seria deles sem o contraste de um lugar para voltar no final da aventura? Ou seja, a existência de uma casa segura e confortável é o que empresta poder às histórias de grandes viagens e missões.
Claro, pode não parecer arrojado e ousado, mas no coração de toda história está a criação de um lar ou o retorno para casa. E isso significa que, como os mais caseiros dos Kithain, os Boggans estão no coração de nossa sociedade. Oh, nós podemos liderar pessoas ou lutar em batalhas se for necessário, mas se você quiser algo bem construído, um lugar quente perto do fogo, ou apenas um ouvido amigo, então é um Boggan que você deve procurar. Agora, por tendermos a nos afastar de posições autoritárias e temos uma reputação de confiabilidade que é rivalizada apenas pelos Trolls, nos deparamos com um monte de tarefas menores sendo colocadas nas nossas costas por aqueles que estão no comando. Pelo lado negativo isto significa que somos frequentemente vistos como capachos dos outros Kithain, mas há também vários aspectos positivos. Um deles é que como podemos fazer as coisas acontecerem três vezes mais rápido do que qualquer outra pessoa, nós garantimos que as engrenagens da nossa frágil e pequena sociedade girem mais rápido e de forma mais eficiente. Outro é que, se o fizermos, sabemos que o trabalho será bem feito. E, mais importante ainda, sabemos qual trabalho está sendo feito, quem está armazenando armas, quem quer construir um castelo, e outras coisas assim. Essa informação não só dá uma boa fofoca, mas também pode significar a diferença entre a vida e morte se as hostilidades começarem.
Sendo os “tampinhas” do quarteirão, a sobrevivência sempre foi uma questão importante para nós ao longo destes longos e turbulentos séculos. Os Pooka podem fugir para a floresta ou para suas tocas oníricas, os Sluagh podem se enfiar em qualquer buraco escuro e horripilante que encontrarem, mas nós dominamos a arte de nos esconder à vista de todos. Os Boggans se tornam tão indispensáveis para certos Kiths mais poderosos que acabam sendo vistos mais como acessórios do que como pessoas, e muito menos como ameaças. Alguns usam as dívidas que acumularam ou as fofocas que ouviram, para negociar a solução de seus problemas. O método que eu prefiro é usar nossa rede de fofocas, conhecimento de relações de trabalho, dinâmica social, e talvez algumas dica de Vaticínio para evitar os problemas antes de eles começarem.
Quase todos os Boggans fazem duas coisas. Uma é cultivar a imagem de que os Boggans são pessoas pacíficas e não ameaçadoras, muito mais úteis do que perigosas. E a outra, mesmo entre a maioria dos nossos Unseelie, é apoiar as Redevances.