A Banalidade é o desapego, é uma vida de rotina sem ambições ou nada a perder. Ela satura o mundo, sufocando a todos. Pode ser encontrada no trabalhador que recebe um salário mínimo com três empregos, que vive de vales-alimentação e que ainda não consegue pagar as contas. Ele está ocupado demais apenas tentando sobreviver que não consegue sonhar. A banalidade também infecta o executivo corporativo que trabalhou menos de um ano, foi demitido por incompetência e ganhou uma bolada de dezenas de milhões como rescisão de contrato. Ele não tem mais vontade de sonhar ou correr riscos, por isso vagueia sem rumo pela vida.
A Característica Banalidade descreve até que ponto a Banalidade manchou a forma de enxergar a vida de um personagem e a sua capacidade de sentir paixão ou aspirar por algo além da sua rotina diária. Tal como Força de Vontade e Glamour, a Banalidade tem um nível permanente e uma parada temporária. A parada temporária de Banalidade não está limitada pelo nível permanente.
Uma vez instalada, a Banalidade elimina lentamente a chama de Glamour dentro de um changeling. Um jovem changeling que acaba sendo Arruinado geralmente consegue reconstruir uma vida para si, embora sem todo o potencial vivido anteriormente. Um changeling Arruinado após viver uma vida plena é muitas vezes confundido com um velho senil sofrendo de demência.
Para afetar qualquer coisa com seu Glamour, um changeling deve superar a Banalidade. Se um changeling tenta lançar um truque, encantar um mortal ou realizar qualquer outra ação que envolva Glamour, a Banalidade do alvo afeta a dificuldade do teste.
Da mesma forma, um changeling pode usar sua própria Banalidade para negar o Glamour, combatendo os truques que o afetam ou convocando as Brumas para escapar temporariamente da realidade quimérica. Isso é chamado de “Invocar o Outono”, e é descrito na página 271.
A humanidade adotada por um changeling é um escudo imperfeito contra a Banalidade. Certas situações e ações podem desencadear um momento de apatia, fazendo com que sua metade feérica se desprenda. Um momento é tudo o que é preciso para a Banalidade entrar em sua alma.
Quando um Gatilho do personagem é disparado, o jogador testa seu Glamour com uma dificuldade 8. Se o teste falhar, o personagem recebe um ponto de Banalidade temporária. Se o teste for uma falha crítica, o personagem também recebe um ponto de Banalidade temporária para cada um obtido nos dados (ver Falhas Críticas, página 245).
Para Gatilhos graves, a dificuldade pode ser mais alta. Para casos chocantes, como matar um changeling com ferro frio, o Narrador pode decidir que o personagem recebe Banalidade automaticamente. Se os pontos de Banalidade temporária do personagem excederem 10, todos os pontos são removidos e o personagem ganha um ponto permanente de Banalidade.
Os Gatilhos de Banalidade afetam todos os changelings, ou a maior parte deles. No entanto, a mentalidade de um changeling, seu aspecto, o protege de certos Gatilhos e o expõe a outros. Se um evento não estiver listado abaixo, mas você achar que ele deve ser um Gatilho , o Narrador tem a palavra final se deve ou não ocorrer o disparo deste Gatilho . Todos os changelings também têm um Gatilho único, sua Antítese(discutido mais à frente).
Invocar o Outono para resistir a um truque ou efeito quimérico.
Falhar em superar a Banalidade de um alvo enquanto tenta encantá-lo (isto não se aplica aos infantes).
Destruir por vontade própria um Tesouro ou qualquer outro artefato feérico insubstituível.
Matar o eu quimérico de um changeling (os estouvados são imunes a este Gatilho na maioria das vezes).
Acabar com a vida mortal de um changeling.
Matar um encantado, um Sonhador mortal, ou Kinain.
Empunhar ferro frio.
Praticar Extermínio ou Enlevo em um mortal.
Quebrar um juramento.
Gatilho: Um Infante se expõe à Banalidade quando nega uma ideia original.
Imunidade: Nada pode impedir que os infantes tentem coisas novas. Falhar em superar a Banalidade não dispara um Gatilho . Para os Infantes, é melhor tentar e falhar do que não tentar nada.
Gatilho: Um Estouvado atrai Banalidade quando nega a oportunidade de uma aventura.
Imunidade: O conflito faz parte de qualquer aventura. Um Estouvado não sofre o disparo de um Gatilho pela morte quimérica de changelings ou quimeras desde que isto tenha ocorrido no decorrer de sua última aventura.
Gatilho: Quando um Rezingão falha ao cumprir suas obrigações com alguém ou algo sob seus cuidados, ele dispara um gatilho.
Imunidade: Às vezes coisas desagradáveis devem ser suportadas. Um Rezingão pode passar quanto tempo for necessário ao lado de pessoas ou lugares com Banalidade alta sem receber Banalidade adicional (página 268).
Todos os changelings têm uma Antítese, algo que vai contra o núcleo do seu ser. Cada Antítese é extremamente pessoal, não há duas exatamente iguais. Sempre que um changeling se depara com sua Antítese, ela é acionada. O jogador e o Narrador devem discutir o que seria uma Antítese apropriada para o personagem. A Antítese pode mudar conforme o changeling muda de aspecto. O Capítulo Seis oferece detalhes adicionais sobre Gatilhos e Antíteses para um personagem.
Um changeling pode afastar a Banalidade com o Glamour. Sempre que o changeling obtém um ponto de Glamour temporário, ele pode gastá-lo para remover um ponto da Banalidade temporário. Isto só pode ser feito na hora em que o ponto de Glamour é ganho.
É possível remover os pontos permanentes de Banalidade embarcando em um difícil e perigosa demanda:
Demanda da Façanha: O changeling deve recuperar algo vital para o Sonhar.
Demanda da Inspiração: O changeling deve inspirar um mortal de tal forma que ele próprio se torne uma fonte inspiração.
Demanda do Sonhar: O changeling deve guiar um mortal consumido pela Banalidade a tocar o Sonhar.
O changeling deve fazer um juramento para empreender a demanda. Se for bem sucedido, o jogador remove um ponto permanente de Banalidade. Se a demanda falhar, o personagem recebe um ponto permanente de Banalidade. Estas demanda são descritas com mais detalhes no Capítulo Seis (página 271).