"Os olhos são traiçoeiros. Pois são controlados por uma mente que não deseja ver o que está diante dela."
Nada escapa dos dedos leves e da sagacidade inteligente dos Obambo. Se eles encontrarem um objeto interessante, mesmo que seja sem valor, eles o armazenam em frascos ou potes para o dia em que ele puder vir a ser útil. Nascidos de histórias de fantasmas e sonhos de roubar relíquias de lugares proibidos, os Obambo mergulham em lugares que ninguém mais ousa explorar. Os Obambo tem um talento extraordinário com objetos místicos e são colecionadores naturais, mas ao contrário de seus primos distantes, os Sluagh, os Obambo preferem muito mais o trabalho de campo do que assombrar pilhas de tesouros. Eles "se sentem em casa" quando vasculhando pântanos profundos ou rastejando em cavernas estreitas para encontrar um artefato ou uma inscrição perdida, e embora compartilhem o amor pelo oculto com seus parentes sussurrantes, os Obambo preferem muito mais a prática do que ficar catalogando coisas. Um Sluagh que consegue um tomo proibido poderia examiná-lo antes de colocá-lo cuidadosamente em uma prateleira trancada; já um Obambo provavelmente iria abri-lo, acender algumas velas e experimentá-lo para ver se realmente funciona. O fato da população de Sluagh ser maior que a população de Obambo não é, sem dúvida, simplesmente uma coincidência.
As reuniões deste Kith freqüentemente incluem rituais complicados, detalhados, às vezes de um dia inteiro. Fiéis às antigas tradições, algumas dessas práticas são genuínas, enquanto outras são inteiramente criadas apenas para esconder a verdade de quaisquer olhos curiosos. Uma vez que as formalidades são deixadas de lado, uma vigorosa troca de idéias começa, muitas vezes acompanhada de demonstrações práticas (e perigosas) e até mesmo de algumas trocas de itens e segredos. Ser convidado para participar de tal reunião é uma honra profunda, e se essa confiança for abusada, raramente será oferecida novamente nesta vida ou na próxima.
Embora os Obambo pareçam bastante amigáveis à primeira vista, aqueles que passam algum tempo com eles sabem que são, na verdade, um dos Kiths mais reservados da Terra dos Antigos Sonhos, capazes de parecerem amigáveis e falarem muito sem realmente compartilhar informações pessoais ou delicadas. Eles depositam sua confiança nos outros de forma muito lenta, e assim o número de pessoas que realmente os conhecem de verdade é bastante limitado e estimado. Profissionalmente eles preferem qualquer tipo de trabalho que permita que eles se movimentem bastante e de preferência executem muitas coisas interessantes com suas mãos, embora isso signifique tornar-se avaliadores freelancers de museus, donos de lojas de penhores, especialistas em aquisições de casas de leilões ou contrabandistas de antiguidades.
Como eles tendem a sujar suas mãos, mas não buscam nenhuma glória por isso, os Obambo geralmente vestem roupas simples e práticas, que são resistentes e, melhor ainda, têm muitos bolsos. Os Obambo gostam de usar roupas em camadas, e muitas vezes usam mais de dois casacos, algumas camisas ou até mesmo vestidos, dando-lhes um visual único. O que falta no estilo de suas roupas geralmente é compensado com seus acessórios. Os Obambo usam todos os tipos de bugigangas, anéis, amuletos, colares e outros adornos, muitas vezes caseiros e abençoados para afastar o mal ou oferecer proteção especial. Determinar quais são genuínos e quais são réplicas fiéis é uma boa maneira de impressionar um Obambo .
Os Obambo encontram a Euforia interagindo com suas coleções, e freqüentemente tratam seus artefatos e bugigangas como membros da família, como se imbuídos de almas ou energias tais quais eles próprios. Eles têm o hábito, por vezes desconcertante, de falar com estes itens atribuindo-lhes traços e personalidades. Eles também obtém Glamour ao discutir sobre sua coleção ou apresentando-a para outros, e se tornam nitidamente mais animados na companhia de outros colecionadores e especialmente outros Obambo, muitas vezes tentando superar um ao outro com exibições de seus conhecimento ou de suas preciosas relíquias. O Desencadear de um Obambo enche o local com o ar pesado e o cheiro de mofo de tumbas esquecidas e causa uma sensação de pavor na espinha, como se uma grande armadilha estivesse prestes a se fechar.
Afinidade: Acessório
Mãos Inteligentes: Um Obambo sabe instintivamente se ele entra em um local sobrenatural; ele também pode dizer se um item é mágico se tocá-lo, embora não necessariamente que tipo de magia tenha ou como ativá-lo. Ele subtrai -2 da dificuldade de qualquer teste para identificar itens mágicos usando apenas a visão ou para descobrir informações sobre algum item em sua posse, além disso ele não precisa pesquisar sobre um item para fazer tais jogadas - simplesmente tocá-lo oferece ao Obambo as mesmas informações que outro Kith levaria horas pesquisando em uma biblioteca. Essa percepção não se aplica a lugares ou pessoas, apenas a objetos. Os Obambo também nunca sofrem falhas críticas nos testes de Tino ou Ocultismo.
Um movimento em falso: Se um Obambo acionar uma armadilha, disparar um alarme ou ativar um item amaldiçoado, ele poderá imediatamente gastar 1 ponto de Glamour para reverter sua ação, testemunhando um breve lampejo do que teria acontecido se ele tivesse agido de tal forma. O perigo ainda está lá, e o Obambo não sabe necessariamente de onde vem ou como desativá-lo, apenas que uma ação específica com certeza o acionará. Ele também só sabe das conseqüências imediatas - por exemplo: ele pode saber que abrir uma janela dispara um alarme, mas não quem está do outro lado. Esse talento não pode ser usado para recuperar as ações dos outros, esta é uma das razões pelas quais os Obambo tendem a estar sempre a frente quando investigam áreas perigosas.
Coração Vingativo: Um Obambo deve obter sucesso em um teste de Força de Vontade (dificuldade 8) para não agir imediatamente contra alguém que fere uma pessoa com quem ele se preocupa, ou para resistir a uma oportunidade de retaliar alguém que traiu sua confiança. Essa ação não precisa ser violência física, embora certamente possa ser, mas é definitivamente cruel e destinada a infligir o máximo de dor, dano e/ou humilhação possível.