Criar um Shinma não é o mesmo que criar um Kithain. As Características que permanecem as mesmos não serão mencionadas; para mais detalhes, consulte a Criação de Personagem Changelings, na página 140
Não é de surpreender que muitos aspirantes tenham surgido durante o vazio de poder que se seguiu à expulsão dos Shinma do céu. Alguns afirmam seguir a vontade da Augusta Personalidade de Jade, enquanto outros se orgulham de seus desejos e motivações terrenas. Embora alguns Hsien sirvam a mesma Corte vida após a vida, a verdade é que cada encarnação os altera sutilmente (uma longa história de servidão a uma Corte não garante que sua próxima encarnação vá continuar servindo à mesma tradição).
A maioria das Cortes a seguir é considerada tradicional, ou pelo menos que não corromperam sua essência (embora algumas Cortes possam discordar dessa afirmação!).
Li Shen - Os Tradicionalistas
A Corte Li Shen é dividida em cinco burocracias, uma para cada um dos cinco elementos, e protege e segue fortemente a ética e os valores confucionistas. Sua ênfase não é apenas a iluminação, mas a ordem, a partir da qual eles mantêm essa iluminação (e, portanto, o fim de seu exílio) ocorrerá naturalmente.
Xian Mo - Os Silenciosos
Os Xian Mo são uma sociedade mística que segue Tao Te Hsien e busca a iluminação na esperança de que um dia eles possam reverter as Eras e seu exílio no Reino do Meio. Eles não possuem uma organização formal, mas uma grande quantidade de conhecimento, desde que você encontre o ancião que possua este conhecimento e o convença a compartilhá-lo com você.
Yü - Os Classicistas
Os Yü seguem o exemplo dos Reis ancestrais ao dividir o Reino Médio entre si e governar mais de 10 "províncias". Eles procuram controlar Ninhos de Dragões e estruturas mortais de poder. Alguns são um pouco melhores que os senhores do crime, mas poder é poder e não é prudente enfurecer os Yü, que lutam entre si quase tanto quanto com pessoas de fora.
Xian Mun: Os Mundanos
Mais um estilo de vida do que uma corte, a Sociedade Imortal consiste daqueles Shinma que deram as costas às suas origens e só procuram viver esta vida ao máximo, muitas vezes imitando organizações mortais e buscando nada mais do que se isentar de deveres e obrigações. Quase todos as outras Cortes consideram o Xian Mun um desperdício de corpos humanos, mas suas conexões com a sociedade mortal e seus recursos superam os de qualquer outra Corte, incluindo os Yü.
Wu Hsien: Os Camponeses
Um termo genérico para os Hsien que, como muitos mortais, ainda mantém um estilo de vida rural, geralmente em sua vila natal (ou onde renasceu, conforme o caso). Embora os Shinma não sejam tão comuns para que cada vila tenha uma grande população deles , é provável que um aldeão Hsien saiba tudo sobre sua aldeia e pelo menos tenha laços estreitos com qualquer Hsien vizinho, por motivos de segurança.
Tu Shen: Os Embaixadores do Céu
Embora a maioria veja os Deuses da Harmonia como pouco mais que sibaritas que envergonham até os Xian Mun, a loucura dos Tu Shen segue um objetivo: eles esperam criar uma Era de Alegria, querem dar o exemplo e fazer tudo o que estiver ao seu alcance para tornar a vida o melhor possível. Ao contrário dos Xian Mun, a paixão e a celebração dos Tu Shen são impregnadas de fé e eles fazem todo o possível para gerar alegria onde quer que vão, seja em um jantar em família ou em uma noite bebendo com os amigos.
Shu Shen: Os Deuses Profanos
Esses Hsien, que desprezam a ideia de equilíbrio (não apenas isso, eles a desprezam!), possuem comportamentos extremos, poucos dos quais são benevolentes. Muitos são atraídos para perto de outros Shen, especialmente para os Kuei-jin. Se qualquer grupo entre os Shinma pode ser comparado aos changelings Unseelie, este são os Shu Shen
O Lótus Amarelo
Uma sociedade secreta de Hsien com um objetivo oculto que promove descontentamento e até rebelião contra as outras Cortes, especialmente os Li Shen. No entanto, eles também "censuram" (uma boa maneira de dizer "dão o exemplo") os Hsien despreocupados demais em exibir sua Forma Wani (sua razão para fazer isso permanece tão misteriosa quanto seus membros).
Cortes Mu: As altas cortes Demoníacas
Os Hsien que deram as costas ao Céu e se renderam aos Reis Yama na Quarta Era juntaram-se aos Daityas (que também deram as costas aos Reis Yama) ou aos Kura Sau (que ainda os servem). Ambos trabalham para acelerar a chegada da Sexta Era, mas cada um tem suas próprias razões.
Embora possa parecer que várias Cortes, e especificamente o Shu Shen, refletem a divisão changeling entre Seelie e Unseelie, na realidade não existe tal separação na sociedade Shinma. Em vez disso, os Hsien são orientados pelo Yin ou Yang, embora estes não correspondam exatamente a Seelie ou Unseelie.
Os Legados Yin são: Cortesão, Ermitão, Flor, Alcoviteiro, Santo, Escudeiro, Fatalista, Patife, Fora-da-Lei, Esfinge, Líder, Malandro e Miserável.
Os Legados Yang são: Artesão, Dândi, Paladino, Regente, Sábio, Trovador, Andarilho, Bruto, Truão, Grotesco, Pandora, Pavão, e Selvagem.
Esses aspectos da personalidade do personagem não estão em conflito, mas se complementam. Ambos fazem parte da alma e de sua personalidade. Quando o Chi Yin de um personagem é maior que o seu Chi Yang, seu legado Yin domina e vice-versa. Quando o Chi de um Hsien está equilibrado, ele pode expressar qualquer Legado, alternando entre eles com um momento de meditação.
Demanda: A missão do legado dominante determina como o Hsien recupera Força de Vontade.
Proibição: Violar sua Proibição atual complica o fluxo de Chi através do corpo do changeling e, portanto, também no ambiente ao seu redor, algo terrivelmente ruim que reflete as causas do exílio dos Shinma. Isso certamente causará problemas.