As palavras, a imaginação e as descrições constituem o sustentáculo de qualquer jogo narrativo. Os jogadores de Changeling encenam os diálogos de seus personagens e descrevem suas ações. Seu personagem tentará fazer muitas coisas diferentes no decurso de um jogo, desde beijar carinhosamente a mão da namorada até manejar a espada com entusiasmo. Você descreve as ações de seu personagem para o Narrador e os outros jogadores para que eles visualizem a cena e depois descrevam as ações de seus respectivos personagens. As descrições precisam ser detalhadas. Isso ajuda os outros a imaginarem exatamente o que seu personagem está fazendo.
Muitas ações ocorrem automaticamente, seja devido a sua simplicidade, seja porque não há oposição. O personagem que “come vorazmente as batatas fritas quentes do prato diante dele” não encontra problemas. Outras ações são mais difíceis, e o Narrador pode pedir que o jogador lance sua Parada de Dados para verificar se o personagem tem êxito e, se for esse o caso, determinar a dimensão de seu triunfo.
As ações se dividem em vários tipos, e o jogador tem certas opções ao escolher suas ações. Veremos a seguir algumas explicações sobre cada tipo de ação, acompanhadas de exemplos ilustrativos.