Neste ponto, o changeling começa a experimentar a vida de maneira diferente. O Sonhar penetra em sua vida como água em um barco furado. Quase em câmera lenta, o castelo de cartas que ele chama de “vida” começa a desmoronar. Ele se preocupa com coisas que nunca precisou, porque agora elas estão um pouco diferentes, de forma inexplicável. Aquele banco pelo qual ele passa todos os dias se parece por um segundo com uma masmorra. Ele olha com atenção e decide que estava errado. Ele está cansado, talvez precise de uma nova receita de óculos. Um químico nota que seus tubos de ensaio estão se quebrando muito mais do que deveriam. Um jovem tem uma experiência extracorpórea, em que se encontra em uma floresta e seus pés parecem cascos fendidos.
Uma cena do filme “Os Bandidos do Tempo” é um outro bom exemplo: um cavaleiro aparece no quarto de Kevin e galopa de seu guarda-roupas até a parede oposta, apenas para desaparecer completamente quando seu pai entra no quarto. Não há nenhuma prova da existência dele quando as luzes estão acesas. Os anões ainda não apareceram, mas estão a caminho.
Um changeling em Eclosão tem um pé nos dois mundos. A esta altura, ele provavelmente percebe que “algo está errado”, mas não aceitará de forma consciente o inevitável. É quase engraçado assistir esses pobres changelings tentando se agarrar aos farrapos de suas existências humanas.
Lentamente, como um nadador vindo à superfície, a verdadeira natureza do changeling começa a emergir. As características raciais dos Kithain brincam de esconde-esconde com a psique do personagem. Ele pode notá-las brevemente em si mesmo ou pode notá-las em outras pessoas, mas nunca por um longo período de tempo. Os atributos físicos dos Kithain são as diferenças mais óbvias entre fae e humano, então é compreensível que um changeling em Eclosão note essas coisas primeiro. Enquanto escova os dentes, ele nota que sua mandíbula esta um pouco maior do que se lembrava. Em choque, ela deixa cair a escova de dentes. Quando olha de novo, sua mandíbula está do jeito que “deveria ser”. Enquanto caminha no meio da multidão, ele pode ver um par de orelhas de coelho espreitando sobre o mar de cabeças balançando. Ele pisca e elas se vão.
As peculiaridades das personalidade dos fae também surgem sutilmente. Algumas dessas mudanças podem ser bastante dramáticas e de curta duração. Uma Sidhe passando pela Eclosão pode finalmente enfrentar seu marido abusivo, e ele se encolhe, como se tivesse sido golpeado... mas repentinamente, ela perde toda esta sua postura decidida. O nerd de informática, que nunca gostou do sol, de repente percebe poderia aproveitar muito mais tempo de qualidade em seu porão úmido e agradável do que na frente da tela do computador, então ele balança a cabeça e se pergunta por que ficou agachado no escuro nas últimas horas. Claro, os mortais às vezes notam estas mudanças psicológicas. Se alguém apontarem para elas, o changeling irá, geralmente, negar veementemente o comportamento, ou podem procurar terapia.
As manifestações de Glamour são raras neste estágio, mas às vezes acontecem. Ocasionalmente, um changeling submetido à Eclosão inconscientemente lançará um truque, embora estes sejam mais parecidos com um tenor limpando a garganta através de um pigarro do que cantando uma ária completa. Itens das prateleiras de lojas e supermercados aparecem nos bolsos e bolsas do changeling sem o changeling nem mesmo ter tocado neles, esse tipo de coisa. Ocasionalmente, a ansiedade de um changeling gerará uma quimera ou Nervosae durante este período.
O maior perigo é que um changeling passando por Eclosão seja detectado por outros além de outro changelings. Essa fase é semelhante ao ovo de uma ave que esta prestes a romper a casca, mas que cai para fora do ninho. O ovo geralmente cai no chão e, se não quebrar, algum sapo ou raposa vai comê-lo. Eu ouvi que os Ocultos adoram fazer experiências com os changelings, e não quero nem pensar sobre que tipo de sensações os vampiros conseguem com esses Kithain.
Assumindo que um changeling sobrevive após a Eclosão, um pouco de tempo geralmente passa antes que ele passe para a próxima fase, geralmente não mais que uma semana. Frequentemente, um changeling nesta fase de pré-Crisálida passa a maior parte do tempo dormindo ou descansando. Ele está se recompondo, economizando seus recursos e energia para o último empurrão final: a abertura final da cortina entre ele e o Sonhar.