(singular Korr)
Eles são os guardiões dos segredos, mantenedores das tradições feéricas, das quais são ao mesmo tempo a memória e a encarnação. Um Korr possui inúmeras facetas, ele pode ser um orador talentoso, um brincalhão errante ou o fiador de um antigo pacto. Embora aparentemente desatentos, eles sempre inspiram confiança. Nada é mais importante para um Korr do que sua palavra, portanto raros são aqueles que podem alegar terem pego algum deles mentindo. Mas seria tolice acreditar em tudo que um Korr diz. Mentiras por meio de omissões, informações dependendo do contexto, mal-entendidos, os Korred elevaram algumas técnicas de manipulação da verdade a uma forma de arte, nada é considerado baixo demais para enganar alguém quando isso se torna necessário. Uma lenda diz que os jesuítas aprenderam quase tudo o que sabem com um velho Korr Rezingão, que foi banido por seu próprio povo por causa de uma mentira trivial.
Devido a sua natureza, os Korred são súditos ideais dos Sidhe. Os nobres naturalmente inspiram respeito neles e nunca um Korr teria a ideia de expressar ideais reformistas. Isso lhes garantiu a perseguição e o desprezo dos outros Kiths, alguns até mesmo dizendo que os Korred só podem existir para servir, mas os Korred não se importam... pelo menos, enquanto seus detratores estejam em maior número ou melhor armados. Entre os segredos guardados pelos Korred, existem diversas maldições com efeitos bem asquerosos, por isso é melhor aceitá-los como são ou dizer o que pensa com cuidado. Seu extraordinário conhecimento e memória muitas vezes os destinam ao cargo de chanceleres, juízes ou magistrados. Os conselhos de um Korr, baseados nas lembranças de numerosos casos passados, geralmente permite resolver um conflito pacificamente.
Seguidores de tradições há muito esquecidas por todos, os Korred às vezes são difíceis de serem entendidos. São conhecidos por serem leais, tanto na amizade como no amor, mas é totalmente possível enfurecê-los, ou ganhar um inimigo mortal, violando um tabu que só eles se lembram. Deve ser por isso que o Korred tem uma forte reputação de instabilidade, enquanto são certamente os mais equilibrados de todos os Kithain. Eles raramente tomam uma decisão sem ter considerado os diferentes resultados e consequências. Sinceros e honestos, eles esperam as mesmas qualidades de seus interlocutores. Pobre daquele que enganou um Korr, pois sua vingança será impiedosa e muitas vezes desproporcional à natureza do insulto.
Assim como os Boggans, eles raramente resistem à chance de aprender um novo segredo: eles têm que saber, custe o que custar. Assim, alguns Korred empreendem missões por várias gerações para adquirir conhecimentos obscuros ou para resolver mistérios antigos. Esteja ciente de que um detetive pertencente a este Kith sempre alcançará seus objetivos, mesmo que para isso, ele tenha que gastar recursos e tempo inimagináveis. Entre os Korred, os segredos são uma moeda muito mais valorizada do que até mesmo Lia, mas eles já foram explorados tantas vezes no passado pelos outros Kiths que agora raramente confiam neles.
A identidade dos Korred está tão intimamente ligada ao seu legado feérico que hoje eles são particularmente suscetíveis à Banalidade. Isto pode explicar porque eles raramente são encontrados fora do Sonhar e só viajam para o Mundo Outonal quando necessário. Eles são frequentemente encontrados em companhia dos Sidhe, com o qual compartilham a mesma Fraqueza. Ao contrário dos nobres, porém, seu pragmatismo e boa vontade os protegem um pouco da devastação do Desvario. Assim, eles são geralmente companhias muito melhores do que os Sidhe após uma longa estadia no Sonhar.
Aparência: Os Korred são baixos e geralmente rechonchudos. Eles gostam de roupas marrons ou verdes e muitas vezes usam um chapéu grande que mal escondem suas longas orelhas pontiagudas e cabelos castanhos e grossos. Sua abundante quantidade de pelos faciais é a fonte de muitos complexos e aqueles que não se raspam frequentemente decoram suas barbas e bigodes com miçangas ou flores. As mulheres Korred também são afligidas, embora em proporções menores, mas isso não impede que sejam amáveis. Suas maçãs do rosto são altas, as ligeiras rugas ao redor de sua boca e olhos lhes dão um rosto sorridente, mesmo quando lançam as mais terríveis maldições.
Estilo de Vida: Os Korred são excelentes conhecedores de lendas e são frequentemente encontrados como negociantes de livros raros e arqueólogos. Profissões ligadas ao cumprimento das leis ou outras funções burocráticas como notários, advogados, juízes, arquivistas e biógrafos também constituem uma carreira adequada. Alguns também se tornam grandes detetives e espiões.
Os Infantes são muitos engraçados. Gostam de brincar com as palavras para enganar seus interlocutores, dizendo-lhes a verdade ou forçá-los a voltar atrás em suas palavras. Os Korred Infantes são os mais perigosos de todos, pois são também os mais instáveis.
Os Estouvados estão em busca de respostas para seus questionamentos e tentam descobrir grandes segredos ou tesouros perdidos. É também nesta idade que se tornam mais sociáveis e procuram a companhia dos outros.
Os Rezingões são sábios e fonte de muitos segredos, os Korred neste Aspecto tornam-se sedentários. Sua reputação por si só geralmente é forte o suficiente para atrair até eles aqueles que possuem informações confidenciais e que sabem que os Korred estão sempre dispostos a pagar por uma informação valiosa. Os Rezingões nunca se barbeiam.
Afinidade: Fada.
Testamento: Durante sua Consignação, o jovem Korr recebe os segredos de seus ancestrais. Pode ser a localização de um tesouro, o nome verdadeiro de uma criatura poderosa, a identidade de alguns conspiradores, a fraqueza de um monstro quimérico ou de um lorde feérico, um Trod perdido, a existência de um antigo pacto ou juramento, de uma dívida, etc... O jogador e o Narrador devem definir em conjunto algumas destas informações na criação do personagem de forma que possam tornar a crônica mais interessante. Uma vez por cena, o Korr pode fazer um teste de Inteligência + Gramática Mágica, com uma dificuldade mínima de 8, para recuperar informações confidenciais relacionadas aos assuntos em questão.
Equilíbrio: Embora respeitem as tradições, os Korred têm bom senso suficiente para evitar cair nas armadilhas do Sonhar, portanto, eles resistem melhor ao Desvario do que os outros Kithain. Eles podem permanecer no Sonhar por longos períodos sem perder sua sanidade mental. Cabe ao Narrador definir os efeitos exatos desse Direito Inato.
Verdade: Os Korred não podem mentir. Isso não os impede tentar enganar seus interlocutores, mas mentir descaradamente é impossível. Porém, se realmente for necessário, um Korr deve ser bem-sucedido em um teste de Força de Vontade (dificuldade 8). Mesmo que ele consiga, é melhor não ser pego por um de seus amigos de Kith ou correrá o risco de sofrer um severo ostracismo. Um efeito colateral dessa Fraqueza é que costumam ser vistos como muito confiáveis pelos outros Kithain.
A Maldição da Banalidade: Esta é idêntica a Fraqueza de mesmo nome dos Sidhe. A corrupção da Banalidade os afeta com mais intensidade do que no caso de outras fadas. Cada ponto temporário de Banalidade adquirido por um Korred se transforma em dois. Se um personagem Korred tiver de fazer um teste conta uma dificuldade igual sua Banalidade (ou um teste resistido pela Banalidade), considere essa Característica como um nível acima. Esta Fraqueza aflige de forma mais frequente o Coração da Neustria que viveu sob a influência do Grande Rei Shaïl por vários séculos. Sinta-se livre para não impô-la aos seus jogadores...
Boggans: Uma desgraça para os Kithain. Existem diversos truques que servem para eliminar a poeira.
Exus: Uma fonte de conhecimento aparentemente infinita, mesmo que exagerem muito nos papéis que representam nas histórias que contam e que vendem um preço muito alto.
Morganed: Se eles estivessem dispostos a falar sobre seus segredos. Infelizmente, eles permanecem em silêncio como carpas.
Nockers: Se seus espíritos engenhosos não estivessem tão empenhados em tarefas tão materialistas, eles poderiam criar maravilhas.
Pooka: Mentirosos! Todos ! Enforque-os!
Redcaps: Brutos vulgares sem qualquer utilidade ... exceto talvez para reduzir a população dos Pooka.
Sátiros: Muito imprudentes e inconsistentes para receberem qualquer confiança.
Sidhe: Nossos mestres e nossos guias no caminho para a verdadeira excelência.
Sluagh: Eles desempenham o papel que lhes foi dado, não há nada que possamos dizer sobre isso. Eles são mais sábios do que se possa pensar.
Trolls: Eles guardam os corpos enquanto nós guardamos os segredos. Eles são seres nobres e confiáveis.
Citação: “Ah, mas isso foi o que você entendeu! Se você tivesse prestado atenção, saberia que não foi isso que eu disse.”