Uma lareira queimando, uma cadeira macia, boa comida e boa companhia. O que mais alguém pode pedir? E, no entanto, vez por outra, somos ridicularizados por preferirmos tais coisas à suposta glória dos campos de batalha e à aventura da estrada. Esses são sonhos fugazes, e apenas um tolo pensa que eles são mais importantes do que o conforto que se pode encontrar no lar.
Agora, muitas pessoas, sejam elas humanas ou fae, têm vidas domésticas que são de alguma forma insatisfatórias, talvez até mesmo perigosas ou abusivas. E é por isso que eles deixam suas casas em busca de algo melhor. Mas o que eles estão buscando é um novo lar. Quantos contos de fadas ou lendas acabam com o herói partindo para lutar mais batalhas ou voltando para a estrada? Quase todos os finais felizes têm o herói ganhando um novo lar, ou retornando à sua antiga casa. Nós, os Boggans, saltamos toda essa confusão no meio do caminho e vamos diretamente para o "E foram felizes para sempre".
Então, você entendeu a coisa toda sobre lareiras queimando e tudo mais. Que tal alguns detalhes do que exatamente os Boggans gostam? Sendo caseiros, nós temos a vantagem de poder passar um grande tempo na cozinha, aprendendo como preparar refeições saborosas e preparar cervejas finas. Normalmente nos entregamos a estas áreas. Nós cultivamos a maior parte de nossa própria comida e ingredientes quando possível, gastamos nosso tempo preparando, e então comemos e bebemos como se não precisássemos nos preocupar com o dia seguinte. É claro que nosso Direito Inato nos dá a capacidade de passar o máximo de tempo possível preparando nossa comida e bebida.
A imagem frequente do Boggan com seu cachimbo (boa parte devido a um certo Sr. Tolkien) não é inteiramente verdade; a maioria de Boggans não fumam e muito menos cachimbo. No entanto, fumar cachimbos é um luxo simples que pode ser desfrutado em casa e, como tal, os Boggans fumam cachimbos mais do que os outros fae. Os Boggans raramente usam suas finanças ou Glamour para luxos mais refinados, nós temos um apreço maior por aquilo que podemos fazer com nossas próprias mãos do que por aquilo que pode ser comprado.
Boggans são espíritos do lar, e as Propriedades Livres sempre foram as casas dos fae. Desta forma é natural que estejamos ligados a quase todas as Propriedades Livres em Concórdia. Desde as pequenas Propriedades plebeias até as poderosas terras dos nobres, há poucas Propriedades Livres sem a presença de um Boggan.
Das poucas Propriedades Livres plebeias, pelo menos a metade ou mais são mantidas diretamente por Boggans. As principais razões para isso acontecer é que procuramos tais posições e porque somos bons nisso. Você pode contar com um Boggan para ficar ali, e realmente trabalhar em um lugar até que ele esteja em ordem. Nós não vamos ficar entediados, ir embora, ou ser chamados para lutar alguma guerra tola, se tivermos uma casa para cuidar. Nós também somos o Kith mais propenso a receber uma Propriedade Livre dos Sidhe.
Veja, os Boggans são sem dúvida o segundo Kith plebeu mais confiável depois dos Trolls. Trolls, no entanto, são muito valiosos como guarda-costas e soldados para eles viverem em qualquer lugar, a não ser nas fortalezas nobres. Além disso nós provamos nossa eficiência ao cuidar das Propriedades Livres. Nós as mantemos limpas, organizadas e, às vezes, até mesmo pacíficas.
É claro que os Sidhe oficialmente administram suas Propriedades Livres, mas nosso talento para organizar as pessoas, trabalhar rapidamente e aparência inofensiva gera grande procura por nossos serviços nos lares nobres. Há quase sempre um Boggan encarregado das operações diárias nas grandes Propriedades Livres. Para palácios verdadeiramente grandes, pode haver uma equipe inteira de Boggans para garantir que tudo esteja funcionando sem problemas. Nossos deveres frequentemente envolvem gerenciar pessoal (não é tarefa fácil trabalhar com Sátiros, Pooka e quimeras), cozinhar, limpar, realizar a manutenção, cuidar de quimeras, fazer a contabilidade, fazer a manutenção de registros, gerenciar as tropas, serviços de jardinagem, e lidar com qualquer tipo de ocorrência inesperada que possa acontecer em um reino mágico. Para servir a um senhor Sidhe, os Boggans geralmente assumem posições que lhes confere uma pequena quantidade de status na sociedade nobre. Naturalmente, essas posições são ridicularizadas por muitos plebeus. Qualquer função pode ser assumida por um Boggan, mas as mais comuns são: arauto, chanceler, escriba, mordomo e administrador. (Para uma lista completa e descrição dos diferentes tipos de cargos para criados, consulte Changeling: o Sonhar, página 77.)
Quando controlamos nossas próprias Propriedades Livres, elas tendem a ser bem pequenas e simples. Geralmente não precisamos ou ligamos para títulos e deveres oficiais até mesmo em nossas casas maiores. Tentamos enfatizar o conforto em nossas casas, já que gostamos de passar muito tempo lá. Com coisas como cadeiras macias e lareiras, muitas de nossas Propriedades adotam uma espécie de aparência rústica e simples. Os casebres ingleses ou as cabanas americanas são estruturas comuns para Propriedades Livres dos Boggans, elas exalam uma espécie de sentimento caseiro e do campo e nos lembram de nossas raízes campestres.
É claro que não há nenhum tipo de regra sobre a aparência das “Propriedades Livres dos Boggans”. Eu vi uma que parecia um pagode japonês, outra na forma de um tronco de árvore caído, uma enterrada sob o chão, e outra em cima de um arranha-céu. Mas todas as nossas Propriedades Livres são tratadas com o máximo de cuidado e com respeito às Lumeeiras. Ao contrário dos Sidhe, podemos nos lembrar dos longos anos em que não havia quase nenhuma Propriedade Livre.