A medida que o tempo avança, os changelings sofrem os mesmos efeitos da idade que os mortais. Eles também experimentam alguns efeitos específicos associados a suas naturezas feéricas. Esta seção detalha estas mudanças.
A maioria dos changelings vive num mundo de matéria, interage diariamente com a sociedade humana e sua descrença inerente na realidade mágica. Para sobreviver num mundo que se recusa a acreditar na existência de Trolls, Boggans, Redcaps e Nockers, os changelings assumem a aparência de seres humanos, adotam Aspectos Mortais que ocultam seus Semblantes Feéricos dos sentidos terrenos. No entanto, um certo indício da verdadeira identidade do changeling sempre permeia essa máscara mortal. Um Troll talvez tenha a aparência de um ser humano extraordinariamente alto ou musculoso, enquanto um Pooka-cervo teria olhos grandes e membros extremamente longilíneos. Os changelings sempre percebem o Semblante Feérico de outros Kithain, mas a maioria dos seres humanos vê somente a forma exterior, sem jamais perceber que o músico de cabelos desgrenhados e sobrancelhas felpudas que eles tanto admiram é, na realidade, um Sátiro cuja alma de fada entretém as multidões há centenas de anos.
À medida que o tempo passa, o Aspecto Mortal de um changeling muda da mesma maneira que o corpo de qualquer mortal. As crianças crescem e tornam-se adolescentes, depois adultos e, por fim, envelhecem e deixam este mundo. A estada prolongada numa Propriedade Livre interrompe tanto o envelhecimento mortal de um changeling quanto seu envelhecimento feérico, de modo que Infantes e Estouvados costumam ter problemas na sociedade mortal, já que os anos parecem passar para todos, exceto para eles, que nunca crescem (ou o fazem à metade da velocidade de seus amigos e colegas). Isso geralmente leva os Infantes e Estouvados a abandonar suas famílias mortais e a se tornar “Garotos Perdidos” que fogem da sociedade dos mortais e passam todo o seu tempo em Propriedades Livres, o que acaba provocando o Desvario, a menos que sejam recolhidos ou alguém lhes proporcione algum tipo de abrigo no mundo exterior.
Para evitar esse destino, utiliza-se a tutela para dar a esses jovens um lar com changelings ou Kinain solidários que entendam suas naturezas feéricas, embora isso possa, às vezes, ocasionar problemas com as autoridades humanas. Poucas coisas assustam tanto um Infante quanto a visita a seu tutor de um representante cheio de Banalidade do Serviço de Assistência à Infância com a intenção de descobrir por que ele estaria envolvido em atividades "estranhas” longe de seus pais biológicos.
Os Estouvados adultos e os Rezingões costumam ter problemas semelhantes quando os colegas de trabalho, os amigos e os vizinhos percebem que há algo “estranho” com os changelings, principalmente se eles retardarem o envelhecimento em Propriedades Livres. Durante algum tempo, a ausência de mudança é imperceptível, mas, quando se passam anos e os changelings parecem envelhecer muito pouco, pode ser necessário lidar com perguntas ou com a curiosidade dos desocupados.
Quanto mais tempo o changeling passar numa Propriedade Livre para evitar o envelhecimento, mais provável será que alguém na sociedade mortal perceba algo fora do comum. Isso pode excluir o changeling de sua vida mortal, forçá-lo à passar mais tempo nas Propriedades Livres e arriscar-se ainda mais a sofrer o Desvario.
O Semblante Feérico de um changeling é sua verdadeira identidade, a alma de fada oculta por uma veste de pele humana. Diferente da pálida mortalha de pele que forma o disfarce mortal de um changeling, o Semblante Feérico tem um quê de imortal. Para aqueles capazes de enxergar o Sonhar, a forma verdadeira de um changeling resplandece através do falso verniz da mortalidade. Os changelings sempre reconhecem um ao outro como habitantes do Sonhar.
Nos limites de uma Propriedade Livre, num Trod feérico ou em qualquer lugar enriquecido pelo Glamour, o Semblante Feérico de um changeling sobrepuja por completo sua aparência mortal, mas, mesmo fora desses ambientes protegidos, a alma de fada insiste em anunciar sua presença a outros changelings, que não têm a menor dificuldade para distingui-la da roupagem mortal. A menos que o changeling seja dominado pela Banalidade ou tenha deliberadamente rejeitado essa parte de seu ser, outros Kithain sempre reconhecerão sua verdadeira identidade: um Pooka vulpino ou um poderoso guerreiro Troll.
O Semblante Feérico de um changeling muda quando sua idade física (e não sua idade cronológica) alcança o ponto certo de sua vida. Portanto, um Infante se torna Estouvado ao chegar à idade física de treze anos, mesmo que já tenha vivido como Infante durante vinte anos cronológicos ou mais devido ao tempo passado em Propriedades Livres. Ele se submete a um rito de passagem apropriado ao novo estágio da vida no qual está embarcando, e seu novo Aspecto é reconhecido pelo resto da sociedade feérica. Esse processo representa um ganho em sabedoria e experiência para o changeling, mas também um lento e inevitável giro da roda da fortuna rumo ao inverno e à jornada para as Terras Estivais.
Para os Kithain, o envelhecimento é mais que um processo de crescimento e decadência: é o acúmulo de sabedoria, experiência e Banalidade que geralmente acompanha a perda da inocência dos Infantes. É parte do processo de se tornar um ancião na sociedade feérica e, por fim, passar sua sabedoria e experiência adiante, através do Sonhar e para sua próxima vida mortal.