Uma vez que a trupe escolheu o arquétipo de sua Propriedade Livre, eles podem decidir sobre seu Aspecto. Os Aspectos não oferecem benefícios mecânicos, mas são tão importantes quanto os Arquétipos ao descrever o clima inato da Propriedade. Os Aspectos baseiam-se na natureza do Sonhar próximo e nas personalidades dos proprietários. Um castelo em Schwarzwald, na Alemanha, não será povoado por marsupiais; os personagens devem viajar para o Sonhar Australiano para pegar espécimes para isso. Poderia, no entanto, estar infestado de aranhas venenosas extraídas dos pesadelos de um dos proprietários, embora a Alemanha não tenha aranhas venenosas nativas.
Todos na trupe, incluindo o Narrador, devem ficar felizes com o Aspecto selecionado. Deve ser único e pessoal para os personagens, ao mesmo tempo em que combina como a visão do Narrador para o Sonhar Próximo da crônica.
Niomi reivindicou uma Propriedade Livre à beira do Parque Nacional de Hwange de seu antigo mestre Redcap e a transformou em um alojamento de safári fotográfico. Embora a Propriedade Livre retenha o Aspecto de “caça” do último proprietário, Niomi abraçou esta ideia, divulgando seu negócio como um local ideal para “caçar o momento perfeito!” Desta forma, ela respeita o Aspecto existente da Propriedade Livre enquanto recria o seu próprio.
As Cataratas do Niágara abrigam uma Clareira que usa a água como Aspecto. A Lumeeira no coração da pequena ilha é um gêiser e não uma fogueira, e as paredes impenetráveis da Clareira são feitas de água corrente. A Ilha é de Propriedade de um May-May-Gway-Shi, que guarda sua Fortaleza contra os Kithain. Grandes peixes vivem no Sonhar das Cataratas e ajudam os Nunnehi em sua defesa.
No distrito de Harajuku, no Japão, há um castelo esguio. Tão complexo e com tantas camadas quanto as famosas garotas Harajuku, seu Aspecto é “um castelo rosa com laços e enfeites de caveira da Hello Kitty”. Os visitantes da Propriedade Livre frequentemente desconsideram a estrutura rosa, mas prestam muita atenção aos crânios - a Eiluned dona do castelo pode ser tão doce e Seelie no verão, quanto letal e Unseelie no inverno.
Exemplo: A trupe decide que Luzes Espelhadas deveria ser uma boate com música ao vivo, com um salão VIP e com a escuridão no porão. Mas essas são todas descrições do que a Propriedade Livre possui e não do que ela é. Agora a trupe deve decidir o que é a Propriedade Livre .
Rob diz que ele realmente gostou da cena de dança de Zion de Matrix Reloaded, e o resto da trupe concorda. Depois de assistir a cena novamente, eles escrevem as palavras-chave: primordial, exuberante, sexy. Eles ligam “primordial” à escuridão - esta é uma ameaça antiga, embora talvez só tenha despertada novamente a pouco tempo - e reservam “sexy” e “exuberante” para a atmosfera e clientes do clube.
O Aspecto da Propriedade Livre é agora uma “boate sexy com festas exuberantes e uma escuridão primitiva e oculta”. É grande, mas transmite bem a personalidade da Propriedade Livre.