“E lá estávamos nós, eu com um bife no olho e Lady Marisol com uma bolsa de gelo no lábio, e o grupo de Redcaps na parte de trás da sala estava... oh, você já ouviu isso antes? Bem, então eu vou contar novamente para as pessoas ali nos fundos, pois há uma lição valiosa sobre isso.”
As histórias de leprechauns, pequenas fadas vestidas de verde que acumulam ouro no fim do arco-íris, vêm de contos distorcidos sobre os Clurichaun. Alguns Kiths têm pena dos Clurichaun, acreditando que eles são vítimas de centenas de anos de uma política de relações públicas ruins, mas outros suspeitam que seja exatamente isto o que os Clurichaun querem, acreditando que eles estão pregando uma grande peça em todos.
Os Clurichaun vivem principalmente na Irlanda, embora tenham viajado para os Estados Unidos junto com imigrantes irlandeses, criando suas casas em cidades como Boston e Nova York. Seja na Irlanda ou no exterior, os Clurichaun compartilham do amor pela música, tanto ouvindo quanto tocando. A maioria dos Clurichaun toca pelo menos um instrumento, e muitos possuem a famosa voz de tenor irlandesa. Eles gostam de contar histórias através da música, embora também o façam através da prosa. Esses artistas versáteis se dão bem como bardos, comediantes e contadores de histórias, e têm certa dose da lábia irlandesa. Eles não mentem abertamente, mas adoram aumentar um pouco seus contos, muitas vezes embelezando as histórias para torná-las mais divertidas e excitantes. Sua habilidade natural para entender os desejos das pessoas ao redor permite que eles saibam quais pequenos detalhes ou mudanças seriam mais interessantes, o que dá aos Clurichaun a reputação de nunca contar a mesma história duas vezes.
Junto com a contação de histórias, os Clurichaun amam uma boa briga e acreditam que uma troca de socos pode ser o caminho para o início de uma boa amizade. Um bom quebra-pau limpa o ambiente, quebra o gelo e revela paixões e traços de personalidade ocultos. Acredite, um Clurichaun sabe exatamente o que dizer para fazer com que o Sluagh mais reservado ou o Sidhe mais digno desfira um soco, mas quando a poeira baixar, o Clurichaun vai estar lá para dar um tapinha nas costas, oferecer uma bebida, e contar uma piada para levantar o ânimo daqueles que ele acabou de incitar. Caso uma briga amigável se transforme em violência real, os Clurichaun sempre tem um jeito de desaparecer antes que tenham que responder por qualquer dano ao patrimônio ou pela falta de alguns dentes.
Mais do que tudo, até mesmo do que música, histórias ou lutas, os Clurichaun amam suas coleções. Cada Clurichaun tem pelo menos um tipo de item que ele coleciona e considera mais importante do que tudo, esta é a base do mito sobre o pote de ouro. Alguns Clurichaun colecionam álbuns de vinil ou estatuetas de porcelana, enquanto outros podem ter gostos mais refinados, perseguindo todos os trabalhos de um artista em particular ou procurando por selos ou moedas raras. Os Clurichaun se esforçam muito, até mesmo em alguns casos correndo risco de vida, para conseguir um novo item para a sua coleção. Eles se recordam de cada detalhe de como adquiriram cada um de seus preciosos itens e, de bom grado, contam essas histórias para revisitar as boas lembranças de aventuras anteriores.
Aparência: Embora mais altos que os pequenos duendes dos contos populares irlandeses, os Clurichaun tendem a ser baixos, raramente chegando a 1,65m. Clurichaun são robustos e compactos, com um corpo forte que sugere sua força e autoconfiança. Suas orelhas delicadamente pontudas são menos perceptíveis que as dos Sidhe. Clurichaun normalmente têm cabelos ruivos ou avermelhados, independentemente do seu tom de pele, e olhos claros e brilhantes com os cantos voltados para cima, tipicamente nas cores azul, verde ou levemente amendoados. Os Clurichaun caminham de forma saltitante, e muitas vezes trazem em seus rostos sorrisos marotos, o que faz com que os outros acreditem que eles estejam o tempo todo compartilhando algum tipo de piada. Eles frequentemente têm um olho roxo, dedos machucados ou outras evidências de uma de suas pequenas lutas.
Pequenos casacos verdes e sapatos de duendes não fazem parte de seus guarda-roupas, mas os Clurichaun tendem a usar tons de verde assim como de cinza e marrom em suas roupas, o que permite que eles se misturem ao ambiente natural. Os Clurichaun vestem roupas práticas, com uma preferência para o funcional e durável. Eles preferem roupas que os deixem se movimentar de forma livre e confortável, sem nada para atrapalhá-los. Aventais de artesões, macacões de trabalho, jeans e sapatos resistentes, encontram um lugar no seu guarda-roupa, e eles geralmente carregam um pequeno kit de primeiros socorros, ou pelo menos alguns band-aids e um tubo de pomada.
Estilo de Vida: Alguns Clurichaun preferem uma vida nômade, viajando com outros músicos ou artesãos para várias feiras e festivais de música. Outros preferem um lar mais estável, desde que esteja a uma curta distância de um pub ou bar, de preferência um com música ao vivo. Quer vivam em um trailer de caravana ou em uma pequena cabana, as casas dos Clurichaun são ao mesmo tempo bagunçadas e arrumadas. Suas coleções se tornam o ponto central do espaço onde vivem, e são exibidas onde o Clurichaun pode vê-las e desfrutar de sua existência. Como essas coleções são tão queridas, os Clurichaun raramente levam outras pessoas para suas casas, preferindo se divertir em um local mais público, onde uma celebração mais “calorosa” ou uma briga não danificaria “sem querer” um dos itens de sua coleção. Aqueles que são convidados para a casa de um Clurichaun devem se sentir realmente sortudos, porque isso é um sinal da profunda afeição e confiança da parte do Clurichaun.
Infantes: Os Clurichaun Infantes são repletos de bom humor e paixão pela vida, ainda não reprimidos pela sociedade ou maculados pelo tempo. Suas piadas são mais rudimentares, suas histórias são menos sutis e desprovidas de embelezamento, e eles são muito melhores em começá-las do que em resolvê-las. Neste aspecto, o Clurichaun se preocupa menos em dominar uma habilidade e se concentra mais em tentar um pouco de tudo. Os Infantes se empenham em colecionar algo, mas isto ainda não evoluiu para a obsessão dos Estouvados e Rezingões.
Estouvados: A inclinação natural para a música dá lugar à uma habilidade genuína dos Clurichaun Estouvados, que agora têm paciência para aprimorar suas habilidades. Muitos dominam pelo menos um instrumento, às vezes vários, e as histórias que contam também têm maior profundidade. Os olhos cintilantes e a personalidade encantadora de um Clurichaun Estouvado atraem a atenção dos outros, que facilmente se envolvem em seus contos, muitas vezes obscenos. Os Clurichaun Estouvados são frequentemente descritos como a “alma da festa”, e são propensos a festejar um pouco demais, muitas vezes se metendo em brigas apenas por pura diversão. Eles começam a coletar os itens que irão acumular ao longo de suas vidas.
Rezingões: Os Clurichaun Rezingões valorizam o conforto e a camaradagem. Um Clurichaun Rezingão raramente começa uma luta que ele sabe que não vai acabar com uma conexão mais próxima e uma boa risada, e ele é mestre em deixar as pessoas à vontade, contando contos envolventes que duram horas, ou cantando canções que possuem o tom para a ocasião. Suas casas confortáveis, embora desordenadas, estão cheias de prateleiras e estojos exibindo suas preciosas coleções, e eles relutam em deixar suas preciosas fortunas para trás por um longo período de tempo.
Afinidade: Ator.
Euforia: Os Clurichaun geralmente obtêm seu Glamour de seus amigos colecionadores. Eles se alegram ao compartilhar a emoção que um curador sente ao montar uma coleção de belas estátuas de vidro, na satisfação que um bibliófilo experimenta quando finalmente encontra um volume raro há muito desejado, ou na alegria de uma criança que desembrulha a única carta que faltava em seu deck de cartas colecionáveis. Eles também podem obter Glamour de uma boa briga, é claro.
Desencadear: Truques lançados pelos Clurichaun trazem com eles o doce aroma da grama e o sabor do uísque. O ar assume uma coloração verde brilhante, e pequenos trevos brotam das pegadas do Clurichaun. Os presentes podem experimentar uma onda de alegria ou a sensação de ter acabado de ouvir uma piada hilária, e podem até mesmo rir sem saber o por quê.
Direitos Inatos
Num piscar de olhos: Agora você o vê, agora você não vê mais. Desvie o olhar por apenas um momento, e um Clurichaun pode sumir de perto, de forma completamente indetectável. A menos que o Clurichaun esteja preso por ferro, ele pode desaparecer em um piscar de olhos, até mesmo se alguém o estiver segurando, reaparecendo dentro da mesma área, mas fora da linha de visão de seu observador/captor. Se alguém estiver tocando o Clurichaun, ou ele estiver amarrado ou de alguma forma preso, o desaparecimento custa um ponto de Glamour.
Provocação: Depois de apenas alguns momentos, um Clurichaun acaba descobrindo muito sobre uma pessoa ou grupo, sabendo exatamente o que dizer para provocar uma reação. Os Clurichaun veem a briga como um quebra-gelo e uma forma de “aprofundar” os laços com os outros. O Clurichaun pode fazer com que alguém dê o primeiro soco, o alvo pode tentar resistir através de um teste de Força de Vontade (dificuldade 8). Este Direito Inato pode ser usado para incitar um conflito entre o Clurichaun e o alvo, ou entre o alvo e outra pessoa.
Fraquezas
Coleções: Para os Clurichaun, colecionar não é um mero passatempo, mas uma obsessão de consumo. Eles devem passar algum tempo junto à sua coleção para poder satisfazer esse aspecto de sua natureza, uma tarefa mais fácil para um Clurichaun com uma coleção menor e mais portátil do que para uma coleção cujo acervo seja grande ou pesado. Passar mais de uma semana longe de sua coleção dispara um gatilho de Banalidade.