Além das características, as Propriedades Livres podem conter uma variedade de poderes. Esta seção detalha os mais comuns, mas as trupes também são incentivadas a criar os seus próprios.
Perdidos desde a Fragmentação, os changelings estão lentamente redescobrindo a arte de reaver os Pactos de Chamas de suas Lumeeiras. Os proprietários devem aproveitar de sua Lumeeira de uma forma que se adapte a sua natureza - um Sátiro voluptuoso pode participar de uma orgia, enquanto um Boggan quieto senta-se sozinho e pule a prataria, e um Pooka extrovertido conta histórias para uma audiência extasiada. Após um número de noites igual ao nível de Lumeeira da Propriedade Livre, o fogo produz sua Brasa do Pacto em um surto de Glamour. Esta Brasa é o componente central do Pacto de Chamas (veja página 47), embora os jogadores devam pagar pelo nível do Antecedente Tesouro separadamente.
Todas as noites, a Propriedade Livre converte o Glamour não reclamado em Lia. Uma vez que o total máximo de Lia criada e não utilizada é o dobro do nível de Lumeeira da Propriedade Livre, essa conversão é interrompida até que parte da Lia seja utilizada.
A Propriedade Livre baseia-se em dois Arquétipos separados, como uma escola dentro de um antigo castelo, ou uma mansão nobre que possui um pátio onde os changelings mantem um lugar de comércio e barganha. A Propriedade Livre ganha o benefício de um segundo Arquétipo, além de seu primeiro.
O Santuário da Propriedade Livre não protege apenas seus moradores, mas também os alerta. Os proprietários se tornam cientes de intrusos tentando entrar na Propriedade Livre, ou - se já estão dentro - onde eles estão. Se os intrusos se esconderem com Glamour, como através do uso de truques de Chicana ou Tesouros com habilidades semelhantes, a Propriedade Livre testa seu nível de Santuário com uma dificuldade de 6 para anular o efeito ofuscante.
Proprietários ganham +2 dados de bônus em todos os testes comuns, ou em uma Arte, que ressoem com o Aspecto da Propriedade Livre, enquanto estiverem em seu interior.
Lady Vivienne vive em um castelo submerso na costa da Inglaterra. O Aspecto de água de sua Propriedade Livre reforça a magia de Vivienne, concedendo-lhe um bônus de +2 em testes de Soberania feitos contra seus súditos Selkies.
A Cabana Utjawi, no Peru, cria grandes criaturas parecidas com alpacas, utilizadas como montaria. Os proprietários ganham +2 em todos os testes para lidar com essas criaturas, e também para vendê-las.
Exemplo: O Aspecto de Luzes Espelhadas poderia conceder vários bônus - a área VIP poderia melhorar a Soberania de Lance, ou a luz do palco poderia melhorar a Chicana de Laisha. No entanto, esses poderes só ajudariam dois personagens e, mesmo com Dewayne e Rob oferecendo um ponto extra de Posses, a trupe decide sair em busca de um bônus mundano. Ao explorar a natureza sexy, exuberante e sombria da Propriedade Livre, eles poderiam facilmente ganhar um bônus nos testes de Intimidação, Persuasão ou Performance.
Uma Propriedade Livre pode possuir qualquer Truque que ressoe com seu Arquétipo ou Aspecto ao custo do dobro do nível do truque na sua Arte. O Narrador é o juiz final de quais truques se encaixam no sonho da Propriedade Livre e quais não.