Os ouvintes mais compreensivos experimentam suas próprias horas de escuridão e compreendem a dor dos que os rodeiam. Os Pooka, que sentem o sofrimento do Sonhar, sabem tudo sobre a dor. Isto explica por que os outros changelings frequentemente procuram os Pooka quando querem desabafar ou chorar no ombro de alguém. Outros fatores também têm um papel importante no porquê dos outros changelings confiarem aos Pooka seus segredos. Por que os outros compartilham seus sentimentos, medos e pensamentos mais íntimos com os Pooka?
Os Pookas guardam seus sentimentos privados tão bem, que muitos dos outros changelings assumem que estas fadas enigmáticas terão menos chance de revelar algo que lhes seja dito. Todos também sabem como a sociedade changeling desvaloriza as palavras de um Pooka. Muitos changelings pensam: "Eu tenho que contar a alguém! Eu direi ao Pooka. Se ele trair meu segredo, ninguém vai acreditar nele".
Em um nível mais subconsciente, tanto as fadas quanto os humanos sentem a dor dos Pooka e assim são atraídos por eles quando sua própria dor se torna um fardo pesado demais para suportarem sozinhos. Eles instintivamente recorrem aos Pooka para um ombro amigo, acreditando que o Pooka vai entender. No entanto, isto não significa que o Pooka vai entender, mas eles não sabem disso.
Os Pooka adoram quando alguém vem a eles para vomitar seus sentimentos. Com a sabedoria de um psicólogo, eles conhecem todos os botões certos para apertar para que as portas secretas se abram e revelem sonhos e medos escondidos. Quer seja apenas sentar-se em silêncio e pacientemente ouvir enquanto a pessoa se abre, ou quer seja fazendo as perguntas certas, os Pooka tem um dom para mergulhar na mente alheia e extrair informações.