O lado mais sinistro da natureza feérica se manifesta no Legado Unseelie de um changeling. Ser Unseelie é muito mais complexo que simplesmente ser mau ou vil. Os Kithain Unseelie podem ser tão nobres e honrados quanto seus irmãos Seelie. A diferença se encontra nos motivos e nos métodos.
Você tenta conquistar todos os oponentes e destruí-los, se possível. Sua visão de mundo é definida por aqueles que se curvam perante você e aqueles que são devorados por não terem feito a mesma coisa. Em sua opinião, tudo existe para seu prazer e porque você assim permitiu. Você lança as pessoas umas contra as outras, como se fossem peças de xadrez num tabuleiro, sem a menor consideração pelas necessidades alheias, pois só as suas importam. Você toma o que quer, sem nada pedir, e destrói os mais fracos por pura diversão.
Demanda: Você vai recuperar Força de Vontade toda vez que se livrar de uma oposição de peso a sua tentativa de cumprir os próprios objetivos.
Interdição: Nunca bata em retirada; nunca exponha seu território ao perigo.
Você é um sensualista cúpido, um sovina, um glutão, um colecionador obsessivo e um monopolizador de experiências. Você pouco se importa com as outras pessoas, a não ser como objetos a colecionar e usar segundo seus caprichos, coisinhas bonitas para se ter por perto e proporcionar prazer. Você se deleita com a gratificação material e não deixa passar a oportunidade de exibir seu bom gosto. Entretanto, você desconhece o verbo “compartilhar". Você ostenta o que possui, seja a bela mulher em seus braços ou o rutilante diamante em seu dedo, mas você jamais cogitaria presentear alguém ou ajudar os necessitados.
Demanda: Recupere Força de Vontade toda vez que tiver sucesso em sua busca pelo prazer.
Interdição: Nunca dê nada sem esperar algo em troca ou então sem uma boa briga.
Você é um enigma, o mistério que ninguém consegue decifrar. Você é apaixonado por segredos e nunca responde com clareza uma pergunta. Você obscurece tudo com duplos sentidos, termos misteriosos e mentiras descaradas. Você se diverte confundindo as pessoas, pois isso satisfaz sua necessidade de se sentir intelectualmente superior. Você toma o cuidado especial de envolver a própria psique no mais profundo mistério, e seu maior medo é que alguém descubra como você é realmente.
Demanda: Você vai recuperar Força de Vontade toda vez que conseguir confundir ou enganar alguém.
Interdição: Nunca permita que as pessoas descubram a verdade sobre você e suas origens.
Como Bisonho, o companheiro do Ursinho Pooh, você não tem uma visão muito otimista do mundo. Você espera que as coisas deem errado e sente um prazer perverso e soturno quando isso ocorre. Já que tudo está condenado a acabar em desastre, não há razão para lutar. Você não tem a menor esperança num futuro brilhante, pois se conforma com a inevitável escuridão. Seu pessimismo o consola, pois você sabe que desse modo nunca ficará decepcionado. Mesmo quando as coisas acabam por ter um final feliz, você sabe que isso é só uma ilusão passageira e que a verdadeira catástrofe sem dúvida virá logo em seguida.
Demanda: Recupere Força de Vontade quando seus avisos agourentos se confirmarem.
Interdição: Ria apenas se o riso for amargo ou sarcástico.
Você vê o mundo como um mar de autômatos estúpidos que não fazem a menor ideia do que está acontecendo. Você acredita ser sua obrigação se aproveitar deles. De que outra maneira eles vão aprender Ladrão e cafajeste, você toma o que quer sem hesitação nem culpa. Se suas vítimas são estúpidas a ponto de se deixarem vitimar, então não há por que não usar e abusar delas. Você não tem pena das pessoas: elas se ajoelharam e — por Deus - agora terão de rezar.
Demanda: Recupere Força de Vontade toda vez que cometer um ato completamente egoísta que venha a prejudicar alguém.
Interdição: Nunca faça nada que venha a ajudar mais do que prejudicar outras pessoas ou que, a longo prazo, venha a auxiliá-las mais do que a você mesmo.
Você adora repugnar as pessoas e chega a fazer qualquer negócio só para provocá-las. Você irrita a sensibilidade alheia, e sua recompensa é o rubor do constrangimento ou um suspiro escandalizado. Quanto mais extremada a reação, maior é sua felicidade. O propósito de sua vida é descobrir o que perturba as pessoas para depois afligi-las com isso. Um mestre dos insultos, você bate onde dói e dispensa toda a propriedade e a etiqueta em favor do poder de impacto. Nada — desde produzir ruídos fisiológicos até insultar a mãe de alguém — é baixo demais para você.
Demanda: Você vai recuperar a Força de Vontade sempre que fizer alguém vacilar ou perder a compostura.
Interdição: Nunca apresente seu lado agradável ou simpático.
Você tem sua gangue e a controla com punhos de ferro. Você se esforça para construir e fortalecer sua organização, prega a lealdade e a submissão à causa personificada por você. Você não admite que sua lei ou sua autoridade seja solapada. Apesar de entender que o grupo é mais forte que o indivíduo, você não se considera igual a seu bando de seguidores. Você é a cabeça; eles são os braços e as pernas. São seus instrumentos, e você os emprega a seu bel-prazer para promover os próprios objetivos.
Demanda: Recupere Força de Vontade toda vez que conseguir algo como resultado direto da devoção de seus seguidores,
Interdição: Nunca permita que alguém ponha em perigo toda a sua organização ou seus objetivos.
Você não precisa trabalhar; há tantos outros que podem e vão fazer o trabalho por você. As pessoas veem você como uma sanguessuga, mas enquanto estiverem lambendo as feridas e limpando as botas, você estará devorando sua parte do bolo. No fundo, você prefere tomar o caminho mais fácil. Sempre existirá o herói fanático pronto para assumir a dianteira e fazer todo o trabalho sujo. Por que não deixar que ele faça tudo? E daí se você estiver lá com a mão estendida quando chegar a hora de colher as recompensas? Você não pediu para aquele cara fazer nada; você só não ofereceu ajuda.
Demanda: Você vai recuperar Força de Vontade toda vez que conseguir alguma coisa que você realmente não merece.
Interdição: Nunca trabalhe.
Você não tem uma autoimagem positiva e imagina que todos também o odeiam tanto quanto você mesmo. Talvez você seja a rejeitada que ninguém tira para dançar ou o fracassado que nunca é convidado para as festinhas de aniversário; não importa, você acredita ser um pária desprezível e odiado por todos. As vezes, você quer a piedade e a ajuda das pessoas. Outras vezes, você quer é puni-las por mostrarem piedade e oferecerem ajuda, sendo especialmente duro com qualquer um que demonstre compaixão e afeto.
Demanda: Você vai recuperar Força de Vontade toda vez que as pessoas chamarem você de imprestável ou, desesperadas, desistirem de se aproximar de você.
Interdição: Nunca se permita o sucesso.
Como Pandora, você parece incapaz de manter sua caixa fechada. Você abre a boca e a calamidade jorra em grandes ondas devastadoras. Você simplesmente não consegue evitar. Você adora encrencar as pessoas revelando-lhes os segredos. Além disso, você costuma se deixar dominar pela curiosidade, principalmente se tiverem proibido você de ir a algum lugar ou de fazer alguma coisa. Quanto mais alguém insistir para que você não faça algo, mais você terá vontade de fazê-lo.
Demanda: Você vai recuperar Força de Vontade toda vez que sobreviver a algo perigoso que você foi proibido de fazer ou advertido para não fazer.
Interdição: Jamais guarde um segredo; nunca obedeça a uma ordem.
Com um brilho no olhar, você bajula, encoraja, tenta, engana e manipula as pessoas, convencendo-as a explorar seus desejos mais perversos. Você é o tratante, o perversor, aquele que transforma a doçura em sordidez. Você se vê como um tipo de professor: você mostra às pessoas que criaturas vis e brutais elas realmente são. Não há nada que você goste mais do que corromper os inocentes e fazer isso com tamanha bravata que eles sequer percebem que estão se comprometendo.
Demanda: Você vai recuperar Força de Vontade toda vez que uma pessoa, induzida por você, fizer algo a que normalmente se oporia e se divertir com isso.
Interdição: Nunca proteja as pessoas da cruel realidade da vida.
Você é a melhor pessoa do mundo, a mais atraente e a mais esperta, e quer que todos saibam disso. Se não for o centro das atenções, você não estará feliz. Enquanto estiver recebendo elogios e adulações, você será a pessoa mais graciosa e aparentemente modesta das redondezas, mas, tão logo a atenção seja desviada para outra coisa, você se tornará perverso. Você chega a recorrer a acessos de fúria e violência para chamar a atenção. A inveja escolhe seus amigos e inimigos.
Demanda: Você vai recuperar Força de Vontade toda vez que provar conclusivamente que é o melhor em alguma coisa.
Interdição: Nunca admita o fracasso ou uma falha.
Para você, a única maneira exequível de viver é como os animais na floresta: coma o que conseguir apanhar, acasale-se quando o desejo bater e lute para estabelecer sua superioridade. Nada mais faz sentido. A conversação civilizada, a etiqueta e a tecnologia são perda de tempo. As invenções modernas só fazem distrair você e afastá-lo de sua verdadeira natureza, impedindo-o de satisfazer os instintos que ardem em sua alma. Você anseia pela volta daqueles dias em que imperavam a lei da natureza e a satisfação dos desejos. Entrementes, selvagem e orgulhoso, você vai levando a vida como se isso já tivesse acontecido.
Demanda: Recupere Força de Vontade toda vez que conquistar inimigos "civilizados" com a própria força e esperteza.
Interdição: Nunca ceda à insensatez da civilização.
Você é o perfeito trapaceiro, o clown, aquele que ri por último e melhor. Como você acredita que o mundo não faz sentido e que não há nenhuma razão subjacente para nada, seu maior prazer é jogar areia nos planos tão bem traçados das outras pessoas. E quase uma obrigação bancar o agente do caos, derrubar as pessoas de seus pedestais feitos de dogmas e forçá-las a engolir as próprias palavras honradas e nobres. As vezes, você passa semanas, meses ou até mesmo anos formulando suas travessuras, lançando os alicerces e preparando as armadilhas para que, quando a vítima cair, a queda seja bem grande,
Demanda: Recupere Força de Vontade toda vez que conseguir abaixar a bola de alguém que você rotulou de hipócrita,
Interdição: Nunca procure os "porquês" por trás dos fatos da vida; eles não existem.