Uma matilha de lobos, um bando de gansos, um bando de leões - muitos Pooka têm uma forte mentalidade de matilha. Alguns precisam tanto fazer parte de um grupo que ficam profundamente deprimidos quando se encontram sozinhos ou em um novo lugar. Para esses Pooka, a família é tudo. Eles protegem sua família biológica de forma quase obsessiva.
Os Pooka desse tipo, que se veem abandonados, rejeitados ou isolados sem uma matilha, muitas vezes se apegam ao grupo mais próximo que encontram. Assim como adolescentes que só querem fazer parte do grupo, os Pooka nem sempre podem escolher seus amigos de forma sensata. Muitos inimigos dos changelings, que conhecem e entendem esse aspecto da personalidade dos Pooka, se aproveitam para trazer os Pooka para o seu lado. Isolar um Pooka de sua matilha, tirar sua família e amigos, e depois aparecer e se oferecer para deixá-lo fazer parte de um novo bando. Diante da falta de opções, muitos Pooka não conseguem resistir.
Cada matilha, conjuração ou família deve ter um líder, o mais forte e mais sábio do grupo. Os Pooka valorizam e respeitam muito um líder competente. Da mesma forma, eles acham particularmente difícil seguir alguém que demonstre fraqueza, covardia ou ignorância. Como os animais dos quais surgiram seus mitos, os Pooka tem um entendimento instintivo da importância do abate. Se o líder é fraco, eles o bombardeiam impiedosamente com testes e desafios. Na cabeça dos Pooka, nobres incompetentes contradizem a ordem natural das coisas. Essas fadas animalescas olham para a sociedade mortal cheia de líderes indignos e a comparam com a sociedade changeling. Como resultado, concluem que uma liderança incompetente é banal.
Os Pooka raramente são estúpidos, apesar do que pensam os outros Kiths, e muitas vezes têm um dom para a sutileza. Uma vez que o líder pisou na bola muitas vezes, o Pooka vai tornar a vida deste outro changeling o mais difícil possível. Alguns usam a astúcia e a manha, outros se rebelam. Muitas vezes, a expulsão de um Pooka de uma matilha resulta neste tipo de conflito. Na natureza, os jovens desafiam seus líderes e o fracasso às vezes pode significar o banimento ou até mesmo a morte. Os Pooka entendem isso. É como as coisas são. Se o Pooka falha e é exilado, ele vai embora e não volta mais, encontrando outra matilha em outro lugar que o aceite. Ele não guarda rancor contra o líder que o venceu porque ele sabe que obviamente errou em seu julgamento e desafiou um adversário mais forte.
Alguns Pooka têm uma necessidade profunda de se tornarem líderes de suas matilhas. Aqueles com afinidade com leões e outras espécies reais convivem com o objetivo de um dia assumir o comando da matilha ou mixórdia. Isso normalmente vai contra os objetivos dos Sidhe da mixórdia. E, é claro, é o Sidhe inepto que mais vai se queixar e reclamar de abrir mão de sua autoridade, mesmo que o Pooka em questão governe de forma mais justa, sábia e corajosa. Por esta razão, os líderes naturais deste Kith tendem a evitar os Sidhe como se fossem uma doença. Seu orgulho, e seu senso de honra e dever, não lhes permitirão ficar ociosos enquanto um nobre sorridente descansa sobre louros que ele mesmo não conquistou. Felizmente, quando um Pooka assume o comando, ele geralmente faz jus aos seus deveres. Ele se adapta para assumir os encargos que ele acredita que caibam a um líder e os Pooka defendem que seus líderes devam ter padrões muito altos.
Existem os leões... e existem as ovelhas. Alguns Pooka se contentam em seguir o rebanho. Essas fadas chegam ao limite de mudar suas crenças, valores e perspectivas para se encaixarem na matilha com a qual estão andando atualmente. Conformistas, tendem a se misturar. É claro que isso ocorre em vários níveis. Alguns simplesmente seguem as regras do líder por respeito e por se darem conta institivamente de sua condição inferior. Outros não querem ou são incapazes de assumir responsabilidades e tomar decisões por conta própria. O líder diz: “Pule”, e eles perguntam: “De que altura?”. Outros ainda adotam uma abordagem mais filosófica, acreditando que a rebeldia prejudica o grupo como um todo. Existem muitas razões ideológicas entre os Pooka para que simplesmente sigam o rebanho e não questionem seus líderes.
Este tipo de Pooka pode tanto ajudar quanto atrapalhar a matilha, dependendo da situação. Imagine ter um sujeito cuja lealdade não tem limites... mas que segue o líder em todos os lugares, o tempo todo na sua cola, perguntando se há algo que ele possa fazer para ajudar. Imagine ter um apoiador que nunca questiona a autoridade e nunca discute... mas que começa a se vestir e agir como o líder com uma admiração quase obsessiva que beira a perseguição doentia.