O personagem é definido por suas Características. As Características de Changeling apresentam níveis de um a cinco para representar os pontos fortes e fracos de um personagem. Um é ruim; cinco é soberbo. A variação normal fica entre um e três, sendo dois a média humana. O personagem também poderá apresentar nível zero numa Característica se ele tiver alguma desvantagem ou for particularmente ruim em alguma coisa. Use a tabela a seguir como um guia ao definir seu personagem, decidir o quanto ele é capaz e atribuir pontos às Características.
X Péssimo
● Fraco
● ● Médio
● ● ● Bom
● ● ● ● Excepcional
● ● ● ● ● Extraordinário
Os dois tipos de Característica mais usados são os Atributos e as Habilidades. Os Atributos representam as capacidades físicas, sociais e mentais fundamentais de um personagem, como a Destreza, o Carisma e a Inteligência. Entre as Habilidades estão os Talentos, as Perícias e os Conhecimentos (como Esportes, Condução e Direito) que o personagem aprendeu no decorrer de sua vida. Ao designar pontos para os Atributos do personagem, você determina sua força, atratividade e esperteza. A escolha das Habilidades do personagem define o que ele sabe, o que é capaz de fazer e com que eficiência ele o faz.
Toda vez que seu personagem realizar uma ação, o Narrador decidirá quais Características se aplicam. Para cada ponto que ele tiver nas Características especificadas, você poderá lançar um dado. Portanto, se seu personagem fizer uma demonstração de força e tiver quatro pontos de Força, você terá quatro dados na parada desse teste.
É raro lançar somente os dados que seu personagem apresenta num determinado Atributo (que é uma aptidão inata). Em geral, você acrescenta os dados de uma Habilidade relevante (Perícia, Talento ou Conhecimento). O Narrador escolhe um Atributo e uma Habilidade que, na opinião dele, se aplicam à tarefa que seu personagem pretende realizar. Essa combinação de Características forma sua Parada de Dados. Você nunca combina mais de duas Características para gerar uma Parada de Dados. Além disso, você só usa um Atributo, ou um Atributo mais uma Habilidade, para criar uma parada. Você não pode combinar dois Atributos nem duas Habilidades.
Qualquer Atributo pode ser combinado com qualquer Habilidade, mas algumas combinações são muito mais improváveis que outras. Por exemplo, não se espera que você combine Vigor + Condução. Entretanto, se o personagem está numa longa viagem e corre o risco de dormir ao volante, esse teste talvez seja apropriado. As dificuldades e as condições listadas nos exemplos a seguir são arbitrárias, e o Narrador pode reduzi-las ou aumentá-las de acordo com as circunstâncias da história.
Por exemplo:
Michele diz ao Narrador, Ed, que Mimi, seu personagem Pooka felino, está tentando agarrar um peixinho dourado que nada na fonte de um restaurante chinês. Ed decide qual Atributo e qual Habilidade se aplicam à tentativa de Mimi. Ele diz a Michele para fazer um teste de Destreza (um Atributo) mais Esportes (uma Habilidade). Michele adiciona o número de pontos que ela tem em Destreza (3) ao número que tem em Esportes (2) para gerar sua Parada de Dados (com um total de cinco dados). Ela joga todos os cinco dados contra um grau de dificuldade determinado por seu Narrador (nesse caso, 6): ela obtém 1, 5, 6, 8 e 9 Agora, ela conta seus sucessos e remove um sucesso para cada “um” obtido. O “um” cancela o “seis” que ela obteve e a deixa com dois sucessos (8 e 9). O número total de sucessos determina com que eficiência Mimí captura o peixinho dourado. Com dois sucessos, Mimi consegue apanhar seu pequeno aperitivo, Agora, qual molho combina com peixe dourado?