As histórias dos Yaqui falam de “pequenas pessoas” calmas e simpáticas que traziam a paz onde quer que fossem. Hoje, eles são conhecidos como pacificadores entre os Nunnehi. Alguns Nunnehi até veem suas ações como traições, uma vez que eles não se opõem ativamente aos changelings europeus e, em vez disso, aconselham a paz.
Surems são ouvintes atentos. Eles não gostam de barulhos altos e conversas turbulentas, e se opõem a qualquer tipo de violência. Esta passividade às vezes é confundida com fraqueza, mas surge da sua busca por assegurar sua saúde espiritual e de sua visão integra. Eles são predominantemente pessoas de Verão e consideram que os que caem para o Acampamento de Inverno ficaram loucos. Isso não quer dizer que eles nunca lutaram. Eles afirmam serem aqueles que advertiram as tribos da vinda dos brancos. Seus laços estreitos com os espíritos lhe deram a chance de partir quando as últimas trilhas para os Altos Campos de Caça foram fechadas. No entanto, muitos optaram por ficar e ajudaram a lutar contra os invasores. No entanto esta foi a sua última luta e custou muito caro para eles e para as tribos, então eles escolheram não lutar de novo.
Surems geralmente podem ser encontrados nos estados do sudoeste do Arizona, Nevada e sul da Califórnia, bem como no noroeste do México. Ao contrário de outros Nunnehi, a maioria dos Surems vive e trabalha ao lado das tribos humanas, e muitas vezes são integrantes dessas comunidades.
Os Surems possuem um corpo firme e raramente medem mais de um metro e meio de altura. Eles têm rostos largos e agradáveis e geralmente mantêm uma expressão serena. Eles se vestem seguindo o costume dos Yaqui.
Afinidade: Ator.
Serenidade: Os Surems podem projetar um poderoso ar de serenidade ao seu redor. Ao exercer ativamente essa influência calmante, qualquer pessoa dentro do alcance deve fazer um teste de Força de Vontade (dificuldade 8) para falar palavras grosseiras ou tomar qualquer ação violenta.
Simpatia: Os Surems recebem um sucesso extra em todos os testes de Carisma, desde que o teste inicial não seja mal sucedido. Além disso, eles jamais sofrem falhas críticas em testes de Empatia ou de Liderança.
Arreios: O compromisso com o pacifismo e as resoluções pacíficas é tão profundo que, se um Surem recorre a violência, ou mesmo fala com rispidez, ele recebe um ponto de Banalidade. Todas as ações violentas são feitas com um modificador de +1 de dificuldade.
“Venha, meus amigos. Vamos sentar juntos e fumar. Fique calmo.”