Se você não conseguir da primeira vez, tente novamente.
Se seu personagem falhar numa ação, é sua opção tentar de novo. As novas tentativas são possíveis, dependendo das circunstâncias, mas o Narrador sempre pode decretar que as tentativas adicionais são inúteis. Para simular a crescente frustração que um personagem sente ao tentar fazer alguma coisa e falhar repetidas vezes, o Narrador pode acrescentar um ponto ao grau de dificuldade para cada tentativa subsequente. Se a dificuldade original era igual a 6, ela será igual a 7 na próxima tentativa, e a 8 na terceira. O personagem alcança seu objetivo no primeiro teste bem sucedido. Cada nova tentativa é uma ação distinta.
Observe que as novas tentativas geralmente só se aplicam às ações simples. As ações prolongadas já permitem tentativas consecutivas e os testes resistidos são superados ou não de uma só vez. Entretanto, se quiser tentar uma ação prolongada ou resistida novamente, depois de ter falhado uma vez, você pode iniciar uma série inteiramente nova na qual sua dificuldade será um ponto mais alta do que na tentativa precedente.
Obviamente, existem situações nas quais os testes não podem ser refeitos. Se, por exemplo, o personagem não conseguir se esquivar (com a Habilidade Esquiva) ou socar alguém, ele receberá dano ou errará o alvo, o que for apropriado. As novas tentativas de se esquivar ou atacar serão realizadas normalmente.
Por exemplo:
Atchim, uma Nocker, está tentando consertar um motor (Destreza + Reparos contra um grau de dificuldade igual a 6). O jogador que a interpreta falha no primeiro teste. Mas Atchim está determinada a continuar tentando. Na tentativa seguinte, o jogador precisa fazer um teste de Destreza + Reparos, com dificuldade igual a 7. A cada fracasso, Atchim fica mais e mais frustrada e não consegue encontrar o motivo do defeito. Pode até ser que ela nunca consiga consertar o motor.
O aumento da dificuldade também representa a oposição cada vez maior de um oponente vivo ou racional. Um ótimo exemplo é a tentativa da Exu, Zibelina, de mentir para sua amiga Moira, uma Sluagh, sobre onde ela esteve na noite anterior (Raciocínio + Lábia), Zibelina não é convincente em sua primeira tentativa; a jogadora falha no teste. Depois disso, a cada mentira ela corre o risco de se encrencar ainda mais e deixar Moira cada vez mais desconfiada (a dificuldade do teste de Raciocínio + Lábia aumentará em um ponto toda vez que a jogadora que interpreta Zibelina tentar de novo).