O Glamour tem formas de se infiltrar em objetos físicos e até mesmo dar forma a objetos físicos a partir de sua própria essência. As criações do Glamour, conhecidas como tesouros, são os itens mágicos das fadas. Valorizados acima de tudo, eles são os objetos alvos de muitas missões e aventuras.
A maioria dos tesouros são coisas lendárias, suas origens estão encobertas pelas brumas do tempo. Entretanto, outros são criações de fae poderosos (em sua maioria Nockers). Os tesouros também podem ser criados através da ação natural do Glamour (como a Lia), e muitas vezes se formam a partir de objetos usados por heróis poderosos ou lendários. Alguns tesouros poderosos vêm diretamente de Arcádia, encontrando seu caminho para este mundo através de uma forma ou de outra.
Todos os tesouros são únicos, embora alguns se pareçam uns com os outros; o Glamour nunca age duas vezes exatamente da mesma forma. Muitos tesouros são quiméricos.
Existem cinco tipos diferentes de tesouros:
·Quiméricos: Este tipo de tesouro é ilusório, existindo apenas para os fae, e pode ou não, ter poderes mágicos. As Quimeras não existem no mundo real e não podem afetar objetos reais de forma alguma, a menos que essas pessoas ou objetos sejam encantados.
Píxides ou Cibórios: Uma “caixa mágica” que permite a um changeling armazenar truques em seu interior. Uma píxide pode assumir qualquer forma (embora geralmente seja um recipiente de algum tipo) e pode armazenar qualquer truque colocado nele. Uma vez que o truque seja usado, um novo truque deve ser colocado na píxide.
Tesouros Nobres: Estes são tesouros que se referem e só podem ser usados por certos nobres graduados. O Capítulo Cenário* tem mais informações sobre os tesouros nobres.
Talismãs: Tesouros que têm uma aparência física, assim como um semblante feérico.
Lendários: Tesouros extremamente poderosos. Eles sempre têm algum tipo de consciência e personalidade. Por causa disso, é muito raro que um fae possua mais de um tesouro lendário por vez.
Itens poderosos e antigos que têm tanto uma aparência mortal quanto uma poderosa presença quimérica são chamados de tesouros lendários, ou apenas lendários. Acredita-se que os lendários sejam antigos presentes dados para aquelas fadas que ficaram para trás na Terra. Alguns caíram em mãos mortais e se perderam desde então.
Os lendários são extremamente raros, mas extremamente poderosos. Eles ignoram completamente a Banalidade e podem afetar tanto o mundo real quanto o mundo feérico. Alguns Kithain especulam que os lendários contêm pequenas pepitas do Sonhar dentro deles, pedaços poderosos da essência da criação que reforçam seu paradigma sobre o resto da existência.
Os lendários são sempre conscientes e muitas vezes têm poderes relacionados diretamente com suas personalidades. Eles irão parecer mais fracos até que certas palavras-chave, frases ou outros gatilhos sejam utilizados.
Às vezes, quando um lendário é ativado, todos os changelings nas proximidades (ou mesmo na mesma cidade!) perceberão isso e ficarão atentos. Os lendários são tão poderosas em todos os níveis da realidade que irradiam sua própria ressonância quimérica, que não pode ser ignorada por ninguém com o talento Tino.
Alguns lendários famosos são a Gae Bolg (uma poderosa lança usada por Cuchullain), Calibum (a famosa espada de luz da corte do rei Arthur), o Olho de Balor (um talismã de pedra que mataria todos que olhassem para ele) e o Pair Dadeni (o famoso “caldeirão do renascimento”, um recipiente que inspirou as lendas sobre o Santo Graal).
Abaixo estão alguns exemplos de tesouros. Note que a maioria dos tesouros têm efeitos muito “sutis” ou que não funcionam à vista dos mortais.
Este apito de prata soa alto sempre que alguém se aproxima dele, mas apenas quando está separado de sua corrente de prata. Uma vez tocado quando alguém se aproxima, não o fará novamente até ser recolocado na sua corrente e depois retirado de novo. É um alarme ideal para pessoas que têm medo de alguém se aproximar sorrateiramente enquanto dormem. O apito é gravado com desenhos de cães uivantes.
Esta pequena caixa de ferro, gravada com desenhos de tornados e ciclones em alto relevo, pode armazenar um truque completo da Arte Princípio. Uma vez que o truque seja utilizado (abrindo a caixa), um novo truque pode ser guardado no seu interior e selado, fechando a tampa.
Esta bolsa cheia de areia extremamente fina e branca contém a essência do Sonhar. Quando aspergida sobre a face de um mortal ou fae adormecido, faz com que o alvo tenha sonhos vívidos, inspirados pelo Glamour. O alvo desperta duplamente renovado. Os Kithain recuperam ou dois pontos de Glamour ou dois pontos de Força de Vontade. Uma bolsa pode ter apenas 25 doses de Pó dos Sonhos, até menos se algumas doses já tiverem sido utilizadas.
Esta simples rocha de quartzo brilha intensamente ao ouvir uma palavra secreta de comando. O feixe que ela lança parece muito semelhante ao de uma lanterna, se a parte de trás da pedra estiver bem presa. Caso contrário, ela simplesmente irradia luz em todas as direções, o suficiente para iluminar uma pequena sala. Embora uma Cristaluz pareça uma pedra comum, alguém que a examine de perto verá o que parece ser um vagalume aprisionado no seu interior. Cristaluzes são tesouros muito apreciados pelos Nockers, que muitas vezes as adicionam nos dispositivos que eles criam.
Esta antiga moeda de ouro decorativa de origem desconhecida, vale cerca de 200 dólares (até mais para alguns colecionadores). A moeda tem o poder de desaparecer assim que uma palavra de comando for dita, retornando ao bolso de seu proprietário original. Se ela foi vendida ou entregue para outra pessoa, o novo proprietário ficará no prejuízo. Cada vez que isto é feito, o seu dono original deve rolar um dado; se tirar um “1”, a moeda desaparece no Sonhar. Algumas versões mais modernas deste tesouro têm caricaturas de estrelas do esporte ou de políticos gravadas nelas.
Estes tênis fedorentos, esfarrapados e sujos permitem que aqueles que os usam se movimentem sem fazer barulho. Embora tenham um cheiro horrível quando colocados pela primeira vez, eles prestam uma ajuda tremenda para movimentos furtivos. Os personagens usando um Tênis de Sluagh reduzem todas as dificuldades de Furtividade em três pontos. O odor liberado ao serem removidos, no entanto, é nojento.
Esta caixa parece ser à primeira vista uma simples caixa de papelão. Ela pode ser manipulada para expandir ou encolher do tamanho de uma caixa de fósforos até o de uma grande caixa de papelão. Além disso, não importa quanta massa se coloque dentro dela, ela permanece sem peso. No entanto, é preciso estar sozinho para conseguir este efeito; se alguém não encantado observar o usuário colocar um item na caixa, esse item pesará sua quantidade normal.
É possível expandir a caixa para conter, digamos, uma bola de boliche e depois encolhê-la para que ela possa guardar um diamante... e ambos ainda estarão lá dentro, lado a lado. A caixa pode ser dobrada de tal forma que o conteúdo fique escondido; o número de formas com que ela pode ser dobrada, realinhada e fechada é quase infinito. As pessoas que olharem para a caixa sempre a verão vazia; somente se abrirem a aba inferior, a dobrarem de novo, e depois a abrirem do outro lado (ou qualquer processo que reverta o que a caixa fez) é que descobrirão seu verdadeiro conteúdo.
Este tesouro se parece com uma pistola de plástico de brinquedo de tamanho exagerado. Ela é “carregada” colocando um grande maço de chicletes previamente mastigados na câmara de disparo. Quando apontada para um adversário empunhando uma arma de verdade, a pistola de chiclete dispara uma bala de chiclete pegajosa e viscosa na arma de fogo, desativando-a totalmente e talvez colando o atirador a ela. A arma não tem outro uso, exceto outro bastante odioso: atirar chiclete no cabelo das pessoas. Este dispositivo é o preferido os Infantes Redcaps.
Este periscópio quimérico é capaz de violar um número de diferentes leis da física. Pode atravessar paredes, tetos, pisos e portas, permitindo assim que se veja através delas. Tem cerca de um metro de comprimento e parece e se comporta como um periscópio normal. Uma manivela estende e baixa o eixo (permitindo que ele se estique até 5 metros de comprimento), e a visão pode ser ajustada através de um botão de foco.
O Periscópio tem uma personalidade tímida e, às vezes, torna-se um pouco atrevido: mostrando monstros hediondos em vez do que está realmente presente no local que está sendo espiado. Se enraivecido, às vezes mostra efeitos caleidoscópicos hipnotizantes. O que o Periscópio quer, mais do que qualquer outra coisa, é ser usado com frequência, sabiamente e de maneiras interessantes. Ele quer olhar para “coisas legais”, não para “coisas chatas”.
Este tesouro de Infantes parece uma capa de fantasia de Halloween barata e de plástico. No entanto, ela contém poderosas forças primordiais. A capa se expande e age como asas para retardar e controlar uma queda. O portador da Batcapa não sofrerá nenhum dano por cair e pode até mesmo guiar um pouco sua queda enquanto cai.
Note que a Pedra que Tudo Abre é um item único. Se seus personagens estiverem jogando a Crônica dos Olhos Imortais (que começa no Apêndice de Changeling: O Sonhar 1ª edição), eles precisarão da Pedra que Tudo Abre.
A Pedra que Tudo Abre é um tesouro lendário, embora apenas aqueles que obtiverem três sucessos em um teste de Inteligência + Gramática Mágica (dificuldade 10) sabem algo a respeito dela.
A Pedra pode abrir qualquer coisa. É isso mesmo, qualquer coisa. Tudo o que precisa ser feito é pressioná-la contra algo que está fechado, e isto se abrirá. Ela funcionará até mesmo sob o olhar atento de um mortal, embora as pessoas geralmente se lembrem do evento de maneira diferente. (Oh, não, oficial...ele apenas colocou a mão no cofre e ele se abriu. Acho que ninguém o trancou).
A Pedra tem outros poderes, mas é melhor deixá-los em segredo por enquanto.
Esta arma em forma de gancho, construída de madeira e prata, foi especialmente criada para capturar e controlar bestas quiméricas. O Enxó por si só é quimérico e é usado para prender uma quimera e mantê-la à distância enquanto ela estiver presa. Qualquer quimera ao alcance do Enxó fica completamente imóvel.
Este tesouro parece ser praticamente idêntico à uma campainha de choque de brinquedo usada em pegadinhas, como aquelas colocadas em um assento ou na palma da mão para assustar alguém. No entanto, a forma feérica deste brinquedo é capaz de dar um choque e tanto a qualquer um ou a qualquer coisa de origem feérica. O Boobaw de Twinz causa três níveis de danos à vitalidade de sua vítima.
Este trompete dourado é um tesouro de aviso. Seu som pode ser escutado por todo um baronato por todos aqueles ligados ao Sonhar (incluindo alguns mortais). Músicas diferentes podem indicar diferentes tipos de mensagens, tais como avisos ou convites para festas. O som do Klax é tão forte que pode até agitar um changeling à ponto dele eclodir de seu Aspecto Mortal forçando sua Crisálida.
Com a forma de um globo espelhado de boate, este poderoso dispositivo é a máquina de fazer festas mais moderna que existe. Quando as luzes estão focalizadas nele em uma sala escura, ele emite uma aura de euforia (embora muitas vezes falsa) afetando todos que podem ver suas luzes cintilantes. Alguns fae podem até acreditar que experimentaram uma Epifania.
Este escudo em miniatura é totalmente livre de adornos. Entretanto, se mantido por um Sidhe por um dia inteiro, o escudo irá identifica a herança, a Casa e o status lendário de seu detentor que aparecerão gravados em sua frente. Assim, o verdadeiro nome do Sidhe pode ser descoberto. Este item é frequentemente usado durante a cerimônia de Consignação de um Sidhe.
Este pequeno pingente dourado em forma de um pombo permite que seu portador ganhe em qualquer jogo de azar, como uma roleta ou uma máquina caça-níqueis, com mais frequência do que ele normalmente ganharia. No entanto, ele não é infalível, especialmente se tiver sido usado em excesso...
Este enorme elmo protege seu usuário contra danos físicos quiméricos de qualquer tipo, exceto aqueles infligidos por martelos ou clavas quiméricas. O Elmo de Tarn é extremamente (alguns dizem malignamente) inteligente, e tem sua própria história, amigos e inimigos. Com o tempo começará a infectar seu portador com seus próprios planos, consumindo sua mente e vontade. O Elmo de Tarn conhece muitas lendas e histórias e muitas vezes motivará seus “anfitriões” relutantes, atraindo-os com histórias de grandes tesouros escondidos e missões inacabadas.
Estes dois seixos de rio arredondados, se forem pegos com firmeza (um em cada mão) ao mesmo tempo, atormentam o portador com loucura durante cerca de 1 hora de duração.