O conceito de como um changeling parece para si mesmo e para os outros (mortais e sobrenaturais) é talvez um dos mais complexos de Changeling. O conceito de Aspecto Mortal e Semblante Feérico é discutido em detalhes no livro básico, mas alguma explicação adicional não vai fazer mal. A seção a seguir detalha as diferenças entre o Aspecto Mortal e o Semblante Feérico e como isso funciona. Os changelings vivem em dois mundos: o banal e o Glamoroso. No mundo mortal, eles parecem pessoas comuns, embora excêntricas. Por trás dessa fachada, eles levam vidas guiadas por magia e mistério. Os Kithain tem que aceitar a magia e o mundano como componentes de suas vidas. De fato, a Banalidade e o Glamour são partes integrantes de seu ser, e suas aparências refletem isso. Os changelings têm duas aparências: uma forma mortal óbvia e uma segunda forma feérica oculta.
A aparência mortal de um changeling mostra tudo o que há de mundano nele. Ela permite que ele interaja com o chamado mundo “normal” sem atrair muita atenção. O disfarce mortal de uma fada reflete sua verdadeira natureza. Por exemplo, um herói Troll poderia se passar por um homem alto e estoico, cheio de tristeza. Uma Boggan poderia parecer para as pessoas comuns como uma mulher baixa e gorda, sempre alegre. Mesmo um Redcap com cabelos vermelhos e flamejantes, tatuagens faciais e vários parafusos fixados na testa prefere aparecer como um punk cheio de cicatrizes de acne, cabelos ruivos e com alguns piercings. Ao andar em seu disfarce mortal, as fadas acham mais fácil interagir com a sociedade mortal e se esconder das marés da Banalidade.
A maioria das pessoas com sangue changeling não percebe que o carregam até o dia em que despertam sua herança feérica. O Aspecto Mortal é sempre desenvolvido primeiro; as fadas não tem consciência de seu verdadeiro eu durante esse período. Quando o espírito feérico desperta, o changeling passa por um processo conhecido como Crisálida. Os changelings recém-despertos subitamente se tornam conscientes da magia ao seu redor e logo entendem os perigos do mundo mortal. O mundo instantaneamente se torna um lugar muito maior. Por trás desta realidade está o Sonhar.
Depois da Crisálida, os changelings podem sentir o mundo oculto das fadas. Um playground pode na verdade ser uma corte de jovens fadas. Um túnel de esgoto pode levar a um reino subterrâneo. Um sem-teto em um beco pode ser um cavaleiro errante descansando de sua última jornada. É tudo uma questão de percepção, de ver o imaginário escondido por detrás do real.
Da mesma forma, a essência de um changeling se esconde por trás de seu Aspecto Mortal. As fadas caminham no meio da sociedade humana, mas escondem seu verdadeiro eu. As fadas podem sentir - ou atinar - as aparências feéricas escondidas por trás dos disfarces mortais. Essa aparência oculta é conhecida como Semblante Feérico. Ao atinar as almas de outras fadas, um changeling pode detectar seus irmãos.
Como na vida real, a fronteira entre o fantástico e o real é importante. Separar a aparência mortal da feérica é uma das tarefas mais difíceis ao interpretar um personagem neste jogo. Para os jogadores que querem mais detalhes, aqui estão algumas regras para ajudar você a diferenciá-las.
Os changelings escondem sua verdadeira identidade da maioria dos mortais, mas não um do outro. Atinar, outra fada, tem algumas complicações. Se o Glamour de um changeling é maior do que a sua Banalidade, sua aparência é bem óbvia para outras fadas. Nenhuma jogada é necessária para ver o Semblante Feérico de um changeling.
Se o Glamour do changeling estiver abaixo de sua Banalidade, outros changelings verão sua aparência desaparecer lentamente detrás de seu Aspecto Mortal. Fadas mais antigas referem-se a isso como retroverter. Uma vez que isso acontece, é mais difícil ver o Semblante Feérico por trás da fachada mortal.
Mais especificamente, um jogador deve testar Percepção + Tino (dificuldade 6) para o changeling enxergar o Semblante Feérico, embora o fato da pessoa ser um changeling ainda seja evidente. Não há metamorfose envolvida; é tudo uma questão de percepção.
Quem pode ver um changeling? E se eles podem ser vistos, o que é visto?
Mortais
Sob todas as circunstâncias normais, o Semblante Feérico é invisível para mortais. Os mortais sempre veem o Aspecto Mortal de um changeling a menos que sejam Encantados ou o changeling tenha invocado o Fado.
Outros Changelings
Enquanto o Glamour permanente do changeling for maior do que sua Banalidade permanente, outros changelings verão seu Semblante Feérico sem dificuldade.
Se a sua Banalidade permanente for maior, será necessário um teste de Percepção + Tino (dificuldade 6) para outros changelings verem a sua aparência. O fato dele ser um changeling não é ignorado por outros changelings.
Se ele esqueceu temporariamente de sua natureza feérica (digamos, tiver sido morto por dano quimérico), outros changelings devem fazer um teste de Percepção + Tino (dificuldade 8) até mesmo para sentir que ele é um changeling. A dificuldade aumenta para 10 se for tentado determinar seu Kith.
Outros sobrenaturais
Muitos seres sobrenaturais têm diferentes meios pelos quais eles podem sentir changelings ou até mesmo ver seus Semblantes Feéricos (muitos desses métodos são descritos no Capítulo Um). No entanto, a menos que um sobrenatural (vampiro, aparição, lobisomem ou mago) esteja empregando um desses métodos, o ser sobrenatural sempre verá o Aspecto Mortal de um changeling (a menos que o sobrenatural seja Encantado ou o changeling Apele ao Fado, é claro).
Por que os changelings precisam ser diferentes no Aspecto Mortal e no Semblante Feérico? A resposta é simples: muitos deles levam uma vida dupla. Uma vida entre os mortais; e a outra entre as fadas. O Aspecto Mortal é a identidade com a qual o changeling nasceu. Permite que ele continue sua vida à medida que cresce, se assim quiser. Fadas podem continuar indo à escola, ter empregos e cumprir todas as obrigações normais e às vezes necessárias da sociedade mortal.
No entanto, há sempre a tentação da segunda vida. A atração das Cortes Seelie e Unseelie é uma poderosa tentação. Há intriga na corte, aventuras na estrada, romance com outras fadas e até a chance de encontrar outros seres sobrenaturais. Equilibrar essas duas vidas pode se tornar tão difícil que algumas fadas se retiram completamente do mundo mortal. Elas podem escolher se associar apenas com outras fadas ou talvez nunca mais pisar fora de uma Propriedade Livre. Mesmo quando esta escolha é feita, o Aspecto Mortal é necessário para se esconder no meio dos humanos.