"Limpei a Propriedade Livre, alimentei os animais e remendei o roupão favorito do Duque. Só tenho mais algumas coisas para fazer! Eu devo estar pronto para sair em nossa jornada ao meio-dia!"

Os Boggans valorizam o trabalho duro e a hospitalidade acima de tudo. Eles também sentem grande prazer nas coisas simples, tais como boa comida e bebida, uma lareira quente e uma cadeira confortável para sentar e ler. Eles são reconhecidos por seu trabalho duro e honestidade. Diz-se que um Boggan é tão honesto quanto os calos em suas mãos. Eles também são conhecidos por serem intrometidos. Se você precisa saber o que se passa na corte pergunte aos Boggans, eles quase sempre estão a par das últimas fofocas e intrigas.

Nascidos de sonhos sobre caridade, serviço e vingança, os Boggans incorporam todas essas coisas. Seus contos têm origem nas primeiras histórias sobre “anjos terrenos” que operaram milagres em favor dos pobres e virtuosos. Histórias mais sombrias contam sobre espíritos perversos que exigiam altos preços pelos serviços prestados. Outras ainda falam de pequenas fadas domésticas que ajudavam as famílias com as tarefas do dia-a-dia e costumavam cuidar dos animais.

Os Boggans geralmente se encaixam em um de dois tipos: aqueles que preferem o conforto e a segurança de suas próprias casas e aqueles que humildemente se integram a outras famílias. Aqueles que preferem suas próprias casas raramente ficam sem hóspedes. Eles mantêm a despensa cheia, o armário de bebidas bem abastecido e os quartos de hóspedes sempre arejados e limpos. Eles não são muito exigentes sobre quem aceitam como convidados, e qualquer pessoa que precise de abrigo é bem-vinda na casa de um Boggan. Os próprios Boggans muitas vezes assumem o papel de hóspedes e pensionistas, e a maioria dos Kithain se considera sortuda por ter um Boggan por perto. É claro que os Boggans só aparecem onde são bem-vindos e não pensam em viver onde não são desejados; eles trabalham pesado para garantir que sua presença seja bem quista. Eles se encarregam de limpar ou reparar qualquer coisa com esmero e de fazer todo o possível para garantir que seu anfitrião esteja feliz e bem cuidado. Mesmo os Boggans Unseelie recebem seus hóspedes desta forma, embora esta estadia possa ter um preço.

Os Boggans transformaram a fofoca numa forma de arte. Eles têm uma habilidade inata para decifrar relacionamentos e juntar pedaços de informação ouvidos “por acaso”. Os Boggans Seelie raramente usam estas informações de forma nociva, e alegam que são apenas curiosos. Os segredos que “ouviram ao acaso” são apenas recompensas por seu trabalho duro. Os Unseelie, por outro lado, guardam estes segredos para utilizá-los em chantagens e outros propósitos ainda mais nefastos.

Aparência: Os Boggans tendem a serem baixinhos e roliços com narizes grandes e possuem uma aparência nitidamente nada sofisticada. Têm frequentemente cabelos espessos e volumosos iguais às sobrancelhas que pairam sobre olhos pequenos e brilhantes. Têm mãos grandes e calejadas com dedos longos e ágeis. Sua pele é geralmente bronzeada, e fica mais escura e enrugada com a idade. Apesar da sua aparência um pouco robusta, eles se movem com um andar despreocupado. Seja apertando um parafuso ou segurando um pedaço de cano, suas mãos estão constantemente em movimento. Se não tiverem nada em suas mãos, eles ficam agitados e instintivamente buscam algo que precise ser consertado.

Estilo de vida: O conforto é algo de extrema importância para os Boggans; uma despensa bem abastecida, móveis confortáveis, e um sortimento de suas bebidas favoritas são essenciais para o lar de um Boggan. Boggans são famosos pelos seus talentos culinários e muitas vezes encontram trabalho como chefs ou fabricantes de cerveja. Nestes tempos modernos eles também podem ser encontrados trabalhando como designers gráficos, paisagistas, designers de moda, empregados domésticos, carpinteiros e joalheiros; qualquer coisa que envolva trabalhos manuais.

Infantes: Boggans nesta fase da vida possuem uma grande curiosidade sobre tudo o que existe no mundo. Eles têm prazer em conhecer novas pessoas, aprender coisas novas e explorar novos lugares. Querem aprender tudo, sobre tudo e todos. Eles exploram o mundo com admiração no olhar e irão conversar com qualquer um que fique sentado por tempo suficiente para ouvir e responder suas perguntas incessantes. Embora a maioria dos Boggans seja notadamente reclusa, os Infantes são geralmente encontrados pela vizinhança, muitas vezes metendo o nariz em lugares onde não são chamados.

Estouvados: Todos os Boggans são perfeccionistas, mas os Estouvados levam isso ao extremo. Todas as tarefas devem ser feitas com perfeição e eles devem fazer sempre mais que os outros, um objetivo que se torna um pouco mais fácil devido ao seu direito inato. No entanto, se dois Boggans Estouvados entrarem em uma competição, eles podem precisar de alguém que os separe porque podem se tornar ferozmente competitivos. Normalmente até os Boggans de temperamentos mais calmos podem se tornar violentos se forem provocados durante um frenesi competitivo.

Rezingões: Boggans que entraram na fase rezingona da vida já viram e ouviram tudo, mas ainda assim mantêm o desejo por aprender ainda mais. Eles geralmente perdem seu comportamento competitivo e preferem se estabelecer em um lugar, muitas vezes numa Propriedade Livre, ou qualquer outro onde eles acreditam que ainda possam ser úteis. Obter e compilar informações são de extrema importância para eles e, muitas vezes, possuem uma grande quantidade de informações sobre os Kithain locais. Eles normalmente mantem vastas bibliotecas de histórias e periódicos que colecionaram durante suas vidas, todos organizados e cuidadosamente indexados.

Afinidade: Ator

Euforia: Ajudar as pessoas com tarefas entediantes e enfadonhas é a marca dos Boggans, especialmente se puderem fazer isso sem que a pessoa fique sabendo. A tarefa pode ser qualquer coisa: limpar a casa, consertar uma torneira quebrada, consertar roupas ou cuidar do jardim, mas deve ser algo que requer um pouco de tempo e suor do rosto (é claro que o Boggan leva muito menos tempo do que qualquer outra pessoa levaria). O Boggan não pode aceitar pagamento ou agradecimento pelo trabalho e, de preferência, a pessoa ajudada não deve sequer saber que o Boggan esteve lá.

Desencadear: Truques lançados pelos Boggans são frequentemente acompanhados por cheiros agradáveis do lar e do campo: pão assado, cidra de maçã, ervas frescas, tabaco e fumaça de madeira.

Direitos Inatos

Artesanato: Boggans apreciam muito o trabalho honesto bem feito. A sua reputação de serem artesãos habilidosos é bem merecida. Quando não observados, os Boggans podem realizar qualquer tarefa que envolva trabalho físico ou artesanal em um terço do tempo necessário. Outros Boggans podem estar presentes, mas eles não podem ser observados por mais ninguém. Boggans nunca sofrem falhas críticas em testes envolvendo Ofícios.

Dinâmica Social: Os Boggans são observadores perspicazes das interações sociais, e sua natureza discreta permite que eles testemunhem coisas que de outra forma poderiam permanecer escondidas. Um teste bem sucedido de Percepção + Empatia (ou Lábia) permite que um Boggan decifre a dinâmica social de um grupo. A dificuldade pode variar de 5 (para um pequeno jantar) a 9 (para uma Propriedade Livre do Duque). Isto pode resultar em dificuldades menores em testes Sociais futuros ou em informações adicionais que o jogador considere úteis.

Fraqueza

O Chamado dos Necessitados: Boggans são naturalmente prestativos, e não podem resistir a oferecer ajuda quando ela é necessária. Quando encontra alguém que esteja legitimamente precisando de ajuda, o jogador deve fazer um teste de Força de Vontade (dificuldade 8) para resistir a ajudá-lo de alguma forma. Isto não se aplica a um inimigo jurado.