Toda vez que um personagem estiver prestes a receber um ponto (ou mais) de Banalidade temporária, o jogador poderá optar por adquirir um dado de Pesadelo. Os dados de Pesadelo devem ser todos da mesma cor e facilmente distinguíveis dos outros dados que o jogador usa. O número de dados de Pesadelo que o personagem possui num determinado momento pode ser registrado na ficha de personagem onde o jogador achar conveniente (abaixo do registro da Banalidade é um bom lugar). O total de dados é chamado de Parada de Pesadelo. Se o personagem um dia acumular mais de dez dados de Pesadelo, estes serão imediatamente removidos e ele ganhará um ponto permanente de Banalidade.
Toda vez que o personagem realizar um truque, os dados da Parada de Pesadelo substituirão os dados das paradas normais do jogador em mesmo número. Esses dados nunca devem exceder a parada total, mesmo se o personagem apresentar mais dados de Pesadelo do que aparada do truque, Por exemplo, se o personagem tem uma parada de oito dados para realizar um truque e sua Parada de Pesadelo é composta de três dados, três dados normais serão substituídos por três dados de Pesadelo.
Toda vez que um “um” for obtido num dado de Pesadelo, o personagem sofrerá os efeitos danosos de um Pesadelo. O número de dados de Pesadelo que têm "uns" como resultado determinará a gravidade dos Pesadelos. Depois de lançado o dado e obtido o "um", o dado de Pesadelo será removido da Parada de Pesadelo do personagem. Depois de atribuir os dados de Pesadelo a uma parada, a única maneira de removê-los é obtendo “uns” e se sujeitando aos Pesadelos.
Você encontrará descrições dos possíveis Pesadelos na tabela a seguir.