Uma vez terminados os prelúdios, todos os jogadores devem se reunir com o Narrador para descobrir como seus personagens se relacionam. Eles podem ser completos estranhos a princípio, ou talvez sejam membros da mesma conjuração, mixórdia ou família há anos. Se o Narrador quiser, a exata formação do grupo e as circunstâncias que a cercaram podem constituir a primeira história do jogo. Se os personagens da trupe passaram algum tempo juntos antes do início da crônica, então os jogadores devem todos concordar quanto à natureza do grupo que gostariam de formar.
Veremos a seguir algumas perguntas referentes a conjurações pré-estabelecidas que a trupe deve considerar. Algumas respostas serão determinadas pela crônica ou o Narrador pode decidir impo-las.
Onde é a base da conjuração?
Nem todos os grupos têm como base uma Propriedade Livre. Onde seu grupo geralmente fica? Vocês andam por aí de cidade em cidade ou todos vivem a alguns quarteirões uns dos outros? O cenário terá um grande efeito sobre o tom da crônica. Tanto a trupe quanto o Narrador devem considerar cuidadosamente essa escolha.
A conjuração tem uma Propriedade Livre?
Uma base central que precisa de proteção e onde os personagens podem se reagrupar geralmente mantém a crônica em andamento e oferece opções de história. Existe uma Propriedade Livre por perto na qual a maioria das atividades se baseia? Eles frequentam uma Propriedade Livre sob a proteção do nobre local ou têm uma própria? A Propriedade Livre é uma clareira na floresta, uma mansão ou uma lanchonete perto da universidade
Quais são os objetivos da conjuração?
Nem todos os grupos têm objetivos formais, mas um inimigo ou problema comum pode se tornar o núcleo de uma história ou até mesmo de uma crônica inteira. Essa é uma das maneiras de reunir o grupo, apesar de muitos deles se formarem em função da amizade e da experiência compartilhada, e não da introdução de um inimigo comum.
Quem são os inimigos da conjuração?
Quais são as motivações dos inimigos do grupo? Se eles não são changelings, quais são seus poderes? O grupo entrou em contato com os Dauntain ou os Pródigos? A princípio, muitos inimigos da conjuração provavelmente serão mantidos em segredo pelo Narrador e só serão revelados mais tarde durante a crônica. Esta pergunta simplesmente ajuda a determinar encontros anteriores com antagonistas que a conjuração conhece.
Quem são seus amigos e aliados?
Quem são os amigos e aliados da conjuração? Há alguém que o grupo proteja? Ou alguém que proteja o grupo? Se for esse o caso, por quê?