O iwarrika é um macaco mitológico da cultura de alguns povos indígenas do norte do continente sul-americano como os Macuxi, Tauperang, Ingarikó e os Patamona.
Nas lendas o iwarrika é uma figura trapaceira conhecida por sua inteligência, mas também por sua preguiça, desobediência, ganância e curiosidade insaciável. Dizem que o iwarrika foi culpado por inundar a terra ao ter quebrado um dique construído pelo benevolente deus Sigu. Algumas lendas dizem que foi por culpa da curiosidade do macaco, outra dizem que o iwarrika estava tentando roubar a comida de Sigu. A palavra "iwarrika" significa literalmente "macaco" na língua dos Ingarikó.
Dizem que os Iwarrikas são descendentes do iwarrika original do mito, alegres criadores de encrencas que se espalharam pela Bellatierra, e também pela América Central e México, onde receberam o nome de Ozomatli.
Eles também são conhecidos como Iwaryka, Iwarika e Cairaras. Raramente mal-intencionados, eles são frequentemente vistos como pragas pelos outros Kiths, da mesma forma que os Pooka são tratados em outras partes do mundo, fora de suas regiões nativas os Iwarrikas são frequentemente são confundidos com os Pooka.
Aparência: Os Iwarrikas foram sonhados com base em uma espécie de macaco encontrada no norte da América do Sul: o cairara ou caiarara. Eles carregam as marcas deste macaco, como uma mancha preta que começa entre seus olhos e se estende para cobrir o topo de sua cabeça. Seus rostos sem pelos são cercados por pelos castanhos claros ou loiros, enquanto o resto do corpo é coberto por pelos que variam do castanho claro ao marrom com alguns detalhes mais amarelados e acinzentados. Eles possuem membros muito longos, caudas longas e preênseis e olhos escuros e brilhantes.
Os Iwarrikas gostam de vestir roupas alegres, embora sempre se certificando de que elas não prendam seus movimento e que possam ser retiradas facilmente. Frequentemente, usam roupas reversíveis e conversíveis que permitam que eles se disfarcem com facilidade ou que possam ser utilizadas para outros fins, como um lenço resistente para escalar ou lutar.
Estilo de vida: Desordeiros por natureza, os Iwarrikas raramente são malignos de verdade. Os cairaras são macacos famosos por sua inteligência e atitude travessa e brincalhona, e os Iwarrikas carregam essas características em suas personalidades. Muito despreocupados, eles simplesmente não resistem a tentação de investigar algo que chame sua atenção, mas se distraem facilmente. Os Seelie e Unseelie são muito parecidos em suas atitudes, com os Unseelie sendo um pouco mais inclinados a quebrar as regras e satisfazer seus desejos, enquanto os Seelie são mais voltados à curiosidade e atitudes relaxadas. Apesar de tudo, ninguém em sã consciência confia a um Iwarrika qualquer dever ou trabalho importante. Felizmente para eles, muitos de seus companheiros feéricos não são o que a maioria das pessoas considera como sendo pessoas em “sã consciência”.
A curiosidade natural e a natureza sociável dos Iwarrikas garantiram sua propagação à medida que a colonização e o progresso tornaram o mundo cada vez menor. Apesar da Muralha de Bellatierra, eles se espalharam por toda a América Central até o sul do México. Eles são menos frequentes em climas mais frios, preferindo regiões tropicais e subtropicais e, quando são encontrados, costumam se disfarçar como Pooka. Geralmente, eles não são muito bons em reproduzir o pookês, o que pode acabar estragando o seu disfarce rapidamente.
Os Iwarrikas adoram pessoas, e adoram estar perto delas. Eles acreditam que o Caminho Changeling é a melhor coisa que já lhes aconteceu, pois permite que se movam entre os humanos com facilidade. Muitos até tentarão ser úteis, mas devido a sua natureza estes esforços geralmente acabarão de forma bem diferente da esperada.
Embora sua natureza preguiçosa e provocadora possa ser um problema, seu pior traço é a ganância; seja por comida, bebida, dinheiro, joias ou outras distrações, eles são facilmente tentados e, se não estiverem envolvidos em esquemas ou golpes próprios, eles são facilmente arrastados a participar das tramas de outros. Às vezes isso significa entrar em conflito com pessoas dispostas a fazer coisas que os Iwarrikas consideram desagradáveis, seja por causa de questões morais, preguiça ou pelo simples desejo de evitar perigos realmente grandes. É neste ponto que muitas vezes eles tentam ser mais espertos, embora alguns acabem dando um passo maior que a perna...
Os Iwarrika são trapaceiros, e respeitam todos os tipos de trapaceiros. Eles possuem grande admiração por tipos trapaceiros no cinema, televisão e outros meios de comunicação, e são conhecidos por imitar seus personagens favoritos. Em geral, eles são adeptos da imitação, não possuindo a disciplina necessária para trabalhos de atuação mais complexos, se destacando em atividades mais físicas ou espontâneas como acrobacias, comédia de stand-up e paródias e imitações. Muitos também mostram uma aptidão natural para a música.
Infantes: O Iwarrika jovem é o exemplo perfeito do palhaço da classe, do explorador ousado ou do aventureiro maluco. Eles parecem não possuir um botão de desligar, e isso também vale para os Infantes um pouco mais velhos, que assumem o papel do típico bobo da corte.
Estouvados: Ousados e arrojados, os Iwarrikas Estouvados de alguma forma parecem ter ainda MAIS energia que os Infantes. São “bolas de pelo” repletas de movimento e curiosidade, nunca ficando parados. Embora muitas vezes façam amigos leais, eles certamente testam diariamente os limites dessas amizades com suas artimanhas.
Rezingões: Não é surpresa para ninguém que os Iwarrikas Rezingões sejam raros. A maioria deles encontrou uma boa oportunidade durante a vida e a aproveitou: dono do clube, informante profissional, professor de capoeira. Confortáveis em seu nicho, ficarão lá até que algo “sacuda sua árvore”, mas nem por isso deixam de lutar para manter seu precioso modo de vida.
Afinidade: Natureza
Euforia: Os Iwarrikas alcançam a Euforia com um dia preguiçoso repleto de descanso e ausência de cuidados, com a obtenção de algo muito saboroso ou desejado, ou com a descoberta de um segredo picante ou nova forma de se divertirem.
Desencadear: Semelhante aos Pooka, o Desencadear de um Iwarrika envolve sons da selva, particularmente o guincho de macacos, junto com flashes de cores brilhantes, o som e até mesmo a sensação de água correndo; os Iwarrikas não podem escapar de seu mito como causadores de enchentes.
Macaco Esperto: Reconhecidos pela sua esperteza, os Iwarrikas recebem um ponto de Inteligência e um ponto Raciocínio na criação do personagem, mesmo que isso eleve a característica acima de 5.
Maravilhas das Copas: Os cairaras possuem longos membros que lhes permitem balançar facilmente entre as árvores. Por causa disso, os Iwarrikas recebem um bônus de -2 na dificuldade de qualquer teste que envolva escalada, equilíbrio ou acrobacia. Eles possuem a Qualidade Cauda Preênsil e são capazes de usar suas caudas mesmo perto de mortais; as Brumas encobrem suas ações, que muitas vezes são classificadas como prestidigitação e trapaças. Eles também pagam metade do preço pela Qualidade Destreza dos Pés, e não podem sofrer uma falha crítica em testes de Esportes.
Desordeiros: Como os Defeitos Curiosidade e Mente Desordenada (Changeling: O Sonhar, edição do 20º aniversário pág. 182). Os Iwarrikas são naturalmente curiosos e acham irresistível qualquer tipo de mistério. A fim de resistir à tentação, faça um teste de Força de Vontade com dificuldade variando entre 5 e 9. Além disso, sua mente extremamente caótica impede que eles se concentrem em qualquer tarefa. Numa ação prolongada, o Iwarrika deve fazer um teste de Força de Vontade (dificuldade 4) para cada jogada depois da segunda para conseguir manter o foco.
Muitas Qualidades e Defeitos próprios dos Pooka e de outros trapaceiros se encaixam naturalmente neste Kith. As Qualidades que focam em sociabilidade e habilidades performáticas são boas escolhas, assim como os Defeitos que reflitam sua natureza caótica e vícios.