Nossos homens se vestem com peles e roupas pesadas que podem levar facilmente para a batalha. Nós mulheres nos vestimos de forma elaborada, geralmente com runas tecidas nas mangas. Em nossa cultura, jóias e armas medem nossa posição. Nossas jóias são feitas de ametista, ouro, prata e bronze. Mães tendem a usar mais jóias
Em nossa sociedade, todas as mulheres desempenham um papel importante nos assuntos do dia-a-dia. Os homens nos reverenciam como honradas mulheres doadoras da vida, matriarcas e sábias guardiãs do conhecimento. A maioria de nós tende a dedicar nossas vidas a estudar os poderes transcendentes do Sonhar, enquanto outras como eu se tornam Volvas.
Nós somos as guardiãs dos idosos, das crianças e dos doentes. Nós nunca vacilamos, nós vamos para onde somos necessárias. As mulheres criam todos os filhos dos Aesin, ensinando-os disciplina, responsabilidade e a viver virtuosamente.
Fazemos todas essas coisas e ainda temos tempo para lutar contra os Jotunns e governar os outros. A carga é pesada, mas nós a carregamos. Olhe para Urd, Verdandi e Skuld, as Nornas, três mulheres em cujas mãos está o destino de todas nós. Se isso não é uma prova da capacidade das mulheres, eu não sei o que é.
Volvas
Aquelas que desejam se tornar Volvas, como nós, devem saber que, as irmãs, têm uma responsabilidade ainda maior com a comunidade feérica. Nós somos aquelas que vão aos homens antes deles irem para a batalha, a quem os Aesin temem e reverenciam. Somos mulheres com poderes além daqueles das fadas normais, habilidosas em truques e adivinhação. A Volva se orgulha de sua herança e segue as tradições da Casa Aesin sem duvidar de nossa casa. O cajado de madeira que recebemos em nossa iniciação na irmandade das Volvas é um objeto que orgulhosamente carregamos aonde quer que vamos.
Mães
Mães são as mulheres que educam nossos Infantes. Todos vocês têm uma ou mais Mães. Elas aceitaram a alegria de introduzir os novos Aesin ao nosso estilo de vida. Quando os Infantes atingirem a idade em que irão para o Fior-Righ, como vocês irão em breve, sua responsabilidade passará das mãos das Mães para um Mestre. Neste caso, elas me escolheram para prepará-las para o julgamento iminente.
Não se preocupem, Infantes, as Mães estarão sempre com vocês e cuidarão de vocês. Todas vocês ocupam um lugar especial em seu coração. A maioria dos Aesin mais velhos procuram suas mães em busca de ajuda ou conselho, mesmo aqueles que possuem milhares de anos. Até eu me volto para minha querida Mãe, pedindo ajuda nas ocasiões em que me sinto incapaz de encontrar a solução para um problema.
Skalds
Nossas Skalds mulheres são uma minoria. Eu sou uma das poucas sortudas que nossa casa permite que use o nome de Skald. As mulheres que se tornam Skalds concentram suas habilidades de atuação no canto e na poesia. Eu encontrei o meu lugar convertendo minhas profecias em poemas.
Nornas
Temidas, queridas, sabias - estas palavras descrevem a opinião da maioria sobre as Três Irmãs, governantes da Adhene conhecida como Moirae. Desde o alvorecer do Sonhar, essas mulheres teceram seus fios do destino para todas as criaturas vivas.
Os sábios de nossa Casa acreditam que as Nornas são a verdadeira origem do sangue Aesin e as irmãs nunca disseram nada para negar isso. Elas são independentes da Casa Aesin, e nós não temos controle sobre elas, embora as Irmãs nos ajudem de tempos em tempos com suas enigmáticas profecias e advertências.
Os homens Aesin têm grandes músculos, olhos brilhantes e longos cabelos castanhos dourados que caem pelas costas e parte superior do tronco. Pensar neles faz meus joelhos tremerem. Quando vocês crescerem, você entenderão.
Os homens levam tudo muito mais a sério do que as mulheres. Sua responsabilidade não é apenas lutar contra o Sonhar das Trevas, mas também fornecer à sua família tudo o que é necessário. Eu nunca ouvi uma queixa sobre algo feito por um homem Aesin; eles fazem de tudo para serem bem sucedidos. Infelizmente, eles são muito bons em se gabar.
Tome cuidado ao ouvi-los. O que eles querem é impressioná-las. Os homens adoram falar sobre suas vitórias, mulheres e armas. Na sociedade masculina, seus braços medem sua posição. As mulheres podem não se preocupar tanto com suas espadas e machados, mas, se fingirmos que sim, iremos lhes conceder esperança e confiança.
Caçadores
Nossos caçadores são nossa maior arma na guerra contra os Jotunns. A sua capacidade parar rastrear é inigualável perante qualquer outra Casa e, nos dias de hoje, precisamos muito deles para encontrar Kinain perdidos e novos membros de nossa Casa. Os Caçadores dedicam-se a rastrear em grupos, e em cada um destes grupos, uma Volva os acompanha para contatar possíveis aliados.
Guerreiros
São homens honrados que dedicam as suas vidas ao estudo da arte da guerra. Sem eles teríamos perdido a nossa guerra eterna há muito tempo. Ao contrário dos Skalds, Guerreiros e Caçadores passam por um treino físico rigoroso, e às vezes até os enviamos em missões muito perigosas para ver se são dignos de se tornarem Guerreiros Aesin. Toda a sua educação é como um segundo Fior-Righ.
Bárbaros
Os Bárbaros são uma força de elite amaldiçoada entre os guerreiros. Estes treze homens aceitam o pesado fardo de proteger o governante de nossa Casa usando uma antiga armadura mágica que os protege de todos os ataques com armas e lhes permite lutar além de sua capacidade normal. O problema é que, uma vez libertados, os Bárbaros são impossíveis de parar até morrerem ou vencerem. Usar uma Armadura Bárbara envenena a mente e sua sanidade é o preço que eles pagam para se tornarem membros deste grupo respeitado e temido.
Skalds
Lendas, canções, histórias e música estariam perdidas para sempre se não fossem os Skalds. Aqueles que escolhem esta ocupação são educados por um Skald mais velho que quer que seus discípulos o substituam quando ele não estiver mais aqui. Você terá grande fama se conseguir que um Skald vá a tua casa durante uma festa. Os Skalds nos ajudam a permanecer dedicados aos nossos deveres, nos contando histórias antigas e nos inspirando em batalha.
As ocupações mencionadas são divisões tradicionais na nossa Casa. Naturalmente, há sempre aqueles que preferem quebrar as tradições e seguir um caminho normalmente destinado ao outro sexo. Sou uma mulher numa posição de Skald. E há mulheres que são bárbaras e guerreiras respeitadas. Embora não seja uma prática que seja encorajada, também não tentamos desencorajar aqueles que tomam suas próprias decisões. Se um indivíduo puder suportar seu treinamento e se mostrar capaz, será aceito.