E os Pooka gatos, cães, esquilos, coelhos ou ratos? Todos eles são tolos amáveis, inocentes, peludos, engraçados e desajeitados? Você já ouviu a história do cara que foi arranhado pelo gato do vizinho? Já teve que ajudar algum carteiro mordido por um cão? Existem muitos estereótipos falsos sobre os Pooka. No entanto conforme mais e mais informações surgem a respeito deste Kith enigmático, mais sua reputação tem assumido um aspecto sombrio, perturbador e assustador, mais do que na Idade Mítica ou mesmo em tempos anteriores. Alguns cínicos ousam dizer que os Pooka enganam seus companheiros feéricos para se aproximarem deles — e cortarem suas gargantas.
Porque os primeiros Pooka que saíram de suas tocas eram bichinhos fofos e peludos? Talvez porque estes monstrinhos brincalhões que amam irritar os Trolls (e qualquer outro Kith) tenham tido dificuldade em se afastar dos mortais. Talvez eles se sentissem sozinhos. Talvez por terem uma visão de mundo feliz e otimista, eles não tenham parado para pensar sobre os perigos que corriam ao reaparecer.
Ou talvez eles tenham sido os primeiros a morrer em suas Tocas Oníricas. Considerando a forma como as fadas que vivem nestes bolsões do Sonhar Próximo cortejam o Desvario, o passatempo favorito dos Pooka mais perigosos poderia muito bem ser arrancar as cabeças de seus companheiros mais adoráveis. E estes Pooka adoráveis reencarnaram no reino dos mortais, onde poderiam importunar com segurança os changelings que lá viviam.
Há outras teorias também. Se os changelings mais paranoicos e conspiradores estiverem certos, os Pooka estão pondo em prática um plano complexo e maléfico. Os Pooka enviaram os membros mais adoráveis e problemáticos da sua linhagem primeiro, como bucha de canhão, para testar o terreno e ver se é seguro para que todos voltem? Estes batedores adoráveis são realmente enviados para enganar os outros changelings, para que sintam uma falsa sensação de segurança antes da chegada do exército Pooka que derrubará a nobreza? Qual é a verdade? Claro que os Pooka, como era de se esperar, não vão conta-la.
A maioria dos outros changelings não percebe que há mais nos Pooka do que eles demonstram. Muitas das informações sobre o Kith foram perdidas nas Brumas e esquecidas até pelos próprios Pooka, mas ainda assim elas afetam seu comportamento e correm em suas veias como os rios primordiais que fluem sob a superfície da terra. Novas pistas surgem conforme Pooka cada vez mais exóticos e raros reencarnam no mundo mortal, confundindo e perturbando aqueles changelings que riem das piadas de seus Pooka “de estimação”.