Normalmente, acontece uma das duas fases iniciais antes da Crisálida. Ou o changeling experimenta um evento tão traumático que a alma feérica se agita, ou ele esbarra em uma parede de tijolos banal em sua vida. Ele chega a um beco sem saída emocional, algo que é frequentemente experimentado pelos Rezingões no fim da vida: nada mais a fazer a não ser ficar sentado em seu entediante mundo mecanizado, perfurando cartões de ponto.
Eu chamo esse ponto sem saída de “Letargia”.
Changelings na Letargia são como pessoas em um “Sono Pesado” mas ainda sem Banalidade. Esses Kithain são changelings em negação. Eles rejeitam inconscientemente qualquer coisa que não se encaixe em sua realidade banal. Esses palhaços se referem ao Sonhar ou a qualquer outra coisa sobrenatural como “uma loucura da Nova Era” ou “algo estúpido”. Em um mundo em que vampiros e lobisomens lutam por tudo, desde a dominação mundial até o controle das redes sociais, qualquer um poderia encontrar situações que desafiam uma explicação racional. Os changelings em Letargia colocam inconscientemente barreiras seguras entre eles e o Sonhar. Um changeling em Letargia pode estar falando ao telefone ou colocando anúncios na internet para vender seu carro enquanto rabisca florestas com cenas de animais e monstros estranhos. Antes de desligar o telefone, ele amassa o papel e joga no lixo, sem nem olhar para o que fez. Ou ele pode passar pela esquina de uma rua, sem notar o Sidhe no beco que saltou três andares para o telhado de uma casa. Ele não é capaz de ver o Sonhar por completo, ainda.
Ainda assim, quanto mais você foge de seu Dán, mais você corre em direção a ele. O changeling em Letargia eventualmente se afunda na Banalidade ou sai de sua condição sufocante, direto para a fase de Eclosão.
Outros changelings não estão tão protegidos da realidade desagradável do Sonhar quanto os Letárgicos. Esses changelings topam com seu Dán de frente em um confronto repentino e chocante. Eu chamo o que esses changelings experimentam de fase de “Urgência” ou “Oh, merda!”. Até hoje, não sei por que tantos recorrem ao uso palavras que simbolizam excrementos quando encontram o Sonhar pela primeira vez. Talvez um garoto veja uma dúzia de cavaleiros feéricos galopando pela rua enquanto assiste sua dose diária de desenhos animados da tarde. Ou um velho que visita o túmulo de sua falecida esposa e conversa toda vez com sua lápide... só que desta vez, ela responde. Ou um bando de adolescentes risonhos parando em um Burger King. Do outro lado do corredor, eles veem um vagabundo desgrenhado comendo sanduíches que dariam para seis pessoas. Todos eles ouvem os barulhos altos e engraçados que ele faz ao comer e sorver seu banquete, zombando do pobre coitado até que ele rosna para eles e começa a comer a bandeja. Então, todas as risadinhas param e os jovens correm rapidamente. Um deles demora um pouco mais do que os outros, e uma troca de olhares se passa entre a criança e o vagabundo. Antes de sair arrastando os pés, o vagabundo grasna: “Durma tranquilo garoto... se conseguir.”
Existem milhões de formas de encontrar a Urgência. Uma coisa é certa: se o changeling está chocado o suficiente, ou entediado o bastante, ele cambaleia para o estado meio acordado e grogue que eu chamo de fase de “Eclosão”.