As Academias são a resposta dos plebeus ao sistema tradicional de tutela e de pupilos dos nobres. Dedicadas a ensinar os jovens Kithain sobre as tradições, combate e história, algumas Academias se tornaram tão populares que até os Sidhe Arcádicos se candidatam a uma vaga de estudante, o que muitas vezes leva seus proprietários a um conflito acirrado com os fae mais conservadores.
Benefício: Juntos, os jogadores e o Narrador escolhem uma habilidade que a Academia ensina como sua especialidade. A Academia concede a seus proprietários -2 de dificuldade em todos os testes desta habilidade enquanto estiverem em seu interior. Estudar na Propriedade Livre conta como treinamento para aumentar esta habilidade com pontos de experiência.
O Poço de Ayo em Nairobi é uma comunidade de seis plebeus que ensinam uns aos outros suas habilidades. Ayo, o proprietário, é um excelente combatente corpo a corpo bem como um matemático brilhante. Para sua tristeza, seu primeiro conjunto de habilidades é muito mais exigido que o segundo. O Duque Ra’zel ap Gwydion suspeita profundamente de plebeus que ousam se educar ali, e o Poço é um alvo frequente de sua ira. Habilidade Associada: Armas Brancas.
A Academia do Imperador Norton, perto de Portland, é o principal instituto educacional de Concórdia sobre patrimônio feérico e herança Kithain. Lady Violet, sua diretora, uma Sidhe Outonal, tem um interesse especial em garantir que seus muitos alunos Sidhe Arcádicos aprendam a verdadeira história sobre a Separação. Seu crítico mais contundente no cenário político e social de Portland é Lorde Lancelot ap Ailil, que se ressente do relacionamento populista de Violet com os jovens nobres que ele preferiria moldar à sua própria semelhança.
Habilidade Associada: Tino