Os Merfolk da Casa Syrinx se autodenominam os “verdadeiros escolhidos de Vatea”, já que suas Apsarae vêm dos peixes vertebrados que povoam os mares de costa a costa. As Apsarae dos Syrinx incluem o peixe-leão, o cavalo marinho, o peixe-espada, o marlim, o peixe-lua, a cavala, o atum, o peixe-papagaio - a lista é infinita. Os Syrinx são a casa mais extensa e representativa dos filhos de Vatea. Atuando como uma mistura de nobres e líderes espirituais, os Merfolk da casa Syrinx reverenciam o mar através da arte, dança e música.
Os Merfolk da Casa Syrinx são aquilo que as pessoas imaginam quando ouvem as palavras “Sereia” ou “Tritão” - belos, caprichosos, espíritos aquáticos com cauda de peixe que adoram se insinuar sexualmente, mas podem ser mortais quando estão com raiva. Os Syrinx são responsáveis pelas histórias sobre os povos do mar que comandam o vento para conduzir um navio ou que lançam beijos sensuais para marinheiros solitários, mas os Syrinx também são conhecidos como deuses do mar furiosos que convocam tempestades do céu azul para afundar um navio ou por cantarem enfeitiçando homens levando-os para sua destruição.
A maioria dos membros da sociedade Merfolk são Syrinx e têm orgulho de sua afiliação. Tão grande quanto as outras duas casas juntas, a Syrinx é ao mesmo tempo a Casa daqueles Merfolk que pertencem às classes mais altas e também às mais baixas. Embora a maioria dos “cidadãos” sejam Syrinx, seus líderes também o são, com as outras duas casas ocupando os espaços políticos livres neste meio. Os membros da Casa Syrinx levam muito a sério suas responsabilidades - é uma tarefa que eles consideram como se fossem líderes mundiais. Afinal, eles são a nobreza dos oceanos, e os oceanos são o "mundo real" para qualquer pessoa com um conhecimento básico de geografia.
A atual Rainha dos mer, uma linda Nix peixe-leão de tirar o fôlego, chamada Naomi, pertence a esta Casa. Claramente preocupada com os eventos atuais, foi humilhante para ela tentar pedir ajuda dos Kithain da terra, mas ela não encontrou outra maneira. É um momento muito tenso para ela, pois ela pode sofrer a vergonha de falhar com todo o seu povo ou ser colocada em um pedestal como a maior heroína que os mer já conheceram.
Obséquio: Os membros da Casa Syrinx são mais régios do que os outros mer e podem até inspirar criaturas marinhas a reconhecer sua soberania de alguma maneira. Um Syrinx pode testar Carisma + Sobrevivência para exercer sua influência, ele pode controlar uma criatura grande ou cardume de peixes menores para cada sucesso alcançado.
Defeito: Mais do que os outros Merfolk, os membros da Casa Syrinx precisam de água. Um Syrinx perde um ponto de Força de Vontade para cada dia que não passar pelo menos uma hora imerso em água. A Força de Vontade perdida só pode ser recuperada passando várias horas submerso.