Changeling: O Sonhar trata de aventura, romance, descoberta, sonhos e imaginação. Trata também do mundo cético que esmaga tudo o que é bom por causa da banalidade desalmada e uniforme. É um jogo sobre o choque destes conceitos.
Hoje, as apostas são na vitória da banalidade. O segredo sobre a inspiração e a banalidade é que ambas podem tomar qualquer forma, mesmo formas iguais para pessoas diferentes. Uma pessoa pode olhar para uma subcultura, um movimento político ou algum aspecto da cultura popular, e se sentir atraída e apaixonada. Outra poderia olhar para essas coisas e se sentir completamente enojada, incomodada pela simples exposição a elas. Não é que ela não entendeu, mas sim que ela entendeu e odiou. No mundo moderno, é mais fácil ver este tipo de cinismo do que a admiração por qualquer coisa.
Não importa de onde alguém extraia sua inspiração, sempre vai haver alguém no mundo, ou uma voz sem nome na multidão, a lhe dizer o quão chata, insípida e pedante ela é. O mundo destrói os sonhos e busca torná-los mundanos.
Changeling: O Sonhar é um jogo de RPG que se joga usando o livro que você está lendo agora, um monte de dados de 10 lados (que podem ser comprados em lojas de jogos ou pela internet de forma barata - é melhor que cada jogador tenha um conjunto de 10 ou mais dados, mas você também pode jogar com menos), e alguns amigos (coletivamente chamados de trupe). Juntos, usando as regras e os conceitos deste livro, vocês criarão personagens para uma crônica de Changeling, um conto global que todo grupo experimenta.
Um jogador tem um papel especial - ele será o Narrador. O Narrador projeta a crônica, na qual os outros jogadores participam e progridem com sua ajuda, usando seus personagens. O Narrador descreve cenas e interpreta personagens de apoio, e os jogadores descrevem como seus personagens reagem a esses eventos. O Narrador reage a isso, e assim sucessivamente.
Todos os jogos têm regras e Changeling não é exceção. As regras neste jogo ajudam a determinar se as ações são bem-sucedidas ou não, e dão ao Narrador e a seus jogadores um contexto e um sistema sólido para jogar suas crônicas. Quando ocorre um momento particularmente dramático, ou apenas um elemento emocionante envolvendo a sorte, os jogadores e o Narrador rolam dados usando as regras deste livro para determinar seu resultado.
Claro, talvez você já soubesse tudo isso. O nome deste jogo não é apenas Changeling: O Sonhar é Changeling: O Sonhar Edição do 20º Aniversário. Este jogo é uma carta de amor para todos que já jogaram Changeling nos últimos 20 anos e para aqueles que vão jogá-lo daqui para a frente, é tanto uma peça nostálgica quanto um novo jogo. Antes de entrarmos mais a fundo, pode ser interessante falar de onde Changeling veio, para sabermos para onde está indo.