(CLOOR-uh-con)
“Sempre atrás de mim Lucky Charms!?" Gack! Alguém enforque esta coisa!”
— Liam O'Keegan, menestrel Clurichaun bem conhecido
Os mitos populares falam dos Leprechauns, pequenos sapateiros gordinhos da nobreza feérica, que escondem seus potes cheios de ouro em vez de gastar ou perder um único centavo. Possivelmente os Leprechauns são as fadas mais famosas do mundo, sendo imediatamente reconhecidas como homenzinhos barbudos e ruivos, vestidos de verde com sapatos de fivela, cachimbos curvos na boca e uma caneca de uísque ou cerveja à mão. Juntamente com os trevos, eles se transformaram em um dos símbolos mais emblemáticos da Irlanda e da cultura irlandesa.
Os Clurichaun não são exatamente assim, embora tenham cometido o erro de incentivar essa visão na cabeça dos mortais, e desde então esta ideia se apegou a eles. Embora sejam considerados Gallain, os Clurichaun sentem que são apenas mais um tipo de plebeu. Na verdade, eles só existem em grande número na Irlanda, mas é verdade que muitos deles se mudaram para áreas onde os imigrantes irlandeses são numerosos. Se os Kithain de Boston ou Chicago ou Toronto ou Melbourne não percebem que existem Clurichaun entre eles, bem, eles não estão procurando direito, estão?
Os Clurichaun são um Kith simpático que se sobressai em festas e cumpre muito bem com suas obrigações quando lhe são atribuídas tarefas. Eles adoram os momentos de diversão e se esforçam para garantir que todos se divirtam. Os Pooka não tem nada contra os Clurichaun quando se trata de brincadeiras, embora as piadas sobre os Clurichaun tendam a ser menos cruéis e maliciosas. Os Clurichaun têm um talento para se adaptar e acalmar as coisas. Eles parecem estar o tempo todo atentos às tendências de mudança de qualquer situação social, assim os Clurichaun Seelie usam esse conhecimento para dizer e fazer a coisa certa na hora certa. Eles reagem muito rápido ao que o momento pede, e estão aptos para cumprir qualquer responsabilidade ou dever que lhes seja imposto.
Não que às vezes eles não irritem os outros Kithain. Aqueles que são Unseelie usam seu talento para fazer exatamente o contrário do que é indicado. Se for necessário silêncio, eles se divertem em ser barulhentos e irritantes; se algumas palavras duras podem servir para impedir uma festa que se descontrolou, eles jogam óleo na fogueira, tornando-se mais doidos do que o mais baderneiro de todos os participantes.
Tudo o que foi dito acima é jogado pela janela no momento em que ingerem qualquer bebida alcoólica. Uma vez que começam, eles simplesmente não podem parar, e se fecham mais e mais em si, deixando de lado qualquer preocupação alheia. Quando bêbados, os Clurichaun Seelie se tornam sentimentais, tornando-se piegas com olhos marejados. Eles podem ficar extremamente sentimentais por causa do que comeram no café manhã, considerando-o como algo nunca antes imaginado, o melhor de todos os cafés da manhã Irlandeses que já existiu.
Os Unseelie se tornam maus. Eles odeiam tudo e não se importam que os outros saibam disso. Qualquer um que fique em seu caminho, quando ele estiver neste estado, é melhor que suma rápido ou seja capaz de “derrubar” o Clurichaun antes que ele lhe rasgue um novo... bem, você sabe. É por isso que muitos Kithain (especialmente aqueles que sabem pouco a respeito dos Clurichaun, a não ser sua fama de beberrões) os encaram com desconfiança e um pouco de má vontade. Não há dúvidas que os Clurichaun se tornaram tão bons em desaparecer em "um piscar de olhos" como uma forma de se proteger disso..
Embora façam de tudo um pouco, eles são músicos talentosos. Eles são bem conhecidos como trovadores notáveis, e mesmo os Clurichaun menos talentosos podem pegar um instrumento e produzir alguns acordes ou tocar uma música simples. Os Clurichaun são insaciáveis quando se trata de música, dança e contos, absorvendo-os como esponjas e acrescentando a seu repertório qualquer coisa nova, seja um passo de dança, uma expressão, uma brincadeira, uma história divertida ou uma passagem musical. Ressaltando suas raízes celtas, os Clurichaun têm lembranças extraordinárias e muitas vezes agem como trovadores viajantes.
Ao criar um personagem inicial do Kith Clurichaun o jogador não pode atribuir mais de 3 pontos a nenhuma Habilidade, exceto Performance (mesmo usando pontos de bônus). Isto reflete sua visão eclética sobre a vida. Geralmente, o Clurichaun raramente melhora uma Habilidade sem se aborrecer por causa de todo o tempo gasto no estudo e logo vai atrás de aprender outra coisa. Isto é muito útil para suas qualidades como trovadores, pois eles parecem saber sempre um pouquinho de tudo.
Eles se dedicam com o mesmo entusiasmo ao seu outro grande amor: as coleções . Em algum momento entre ser um Infante e se tornar um Estouvado, o Clurichaun normalmente se torna fascinado por alguma coisa em particular, sejam miniaturas de madeira, pedras brilhantes, poemas escritos à mão por poetas desconhecidos, discos de grupos tradicionais irlandeses, fotos de nuvens, assadeiras de cupcakes ou roteiros de Hollywood. O que quer que atraia o Clurichaun torna-se motivo de fascínio e objeto para colecionar por toda a vida. Pobre do Clurichaun que não descobre sua natureza feérica antes de se tornar um Rezingão. Todo esse tempo como colecionador perdido! Tanta coisa para compensar! Apesar de não chegarem a extremos como assumir riscos suicidas ou traírem seus amigos (bem, a maioria não vai fazer isso) para obter exemplares maravilhosos de sua coleção, eles farão de tudo para consegui-los. As lendas sobre Clurichaun acumulando potes de ouro vieram desta curiosa prática, e certamente explicam sua paranoia em relação a permitir que outros vejam suas preciosas coleções.
Aparência: Os Clurichaun raramente crescem além de 1,5 m de altura. Seus corpos são compactos e musculosos, dando a impressão de que eles são fortes e maciços. Suas características, embora quase sempre pareçam ser de boa índole, mudam muito dependendo de sua aparência. Suas orelhas são pontiagudas, mas menores e menos perceptíveis do que as dos Sidhe. Os Clurichaun geralmente têm cabelos vermelhos ou castanhos e olhos verdes ou azuis que se inclinam ligeiramente para cima nas bordas externas. Nos dias atuais, os Clurichaun que surgiram em famílias negras tendem a ter colorações avermelhadas em seus cabelos e olhos castanhos claros ou avelãs.
Em vez de usar os casacos verdes, calças curtas e chapéus muito populares há um século atrás, os Clurichaun tendem a usar roupas mais comuns. Eles preferem o verde, cinza e marrom, porém, cores terrosas que permitam que desapareçam em ambientes naturais. Os Clurichaun artesãos vestem roupas de trabalho resistentes e aventais de artesanato, enquanto os músicos preferem jeans e camisetas com jaquetas de couro. Quando vão à Corte, costumam construir roupas quiméricas de aspecto vagamente medieval para se misturarem com a multidão. A despeito do que usam, sempre têm um pouco de verde em seus trajes - uma fita, um cinto, um casaco ou manto, um chapéu ou uma pedra verde colocada em um anel. Somente os Clurichaun sabem a razão disso, mas muitos acreditam que eles aceitaram algum tipo de geas há muito tempo que exige o "uso do verde". Além disso, os Clurichaun gostam de jóias de ouro, como colares de torque, anéis pesados e alfinetes de capa em estilo céltico.
Estilo de vida: Os Clurichaun podem ser encontrados como músicos e cantores de bandas, como narradores em trupes errantes, participando de feiras de artesanato itinerantes ou como faz-tudo (que por sinal se chamam de viajantes, não de faz-tudo). Alguns preferem uma vida mais estável e possuem suas próprias lojas de artesanato ou pubs. Outros aceitam postos como bardos da corte. Quer sejam viajantes ou sedentários, todos os Clurichaun têm algum lugar que chamam de seu, onde guardam suas coleções. Somente seus amigos mais confiáveis são convidados para suas casas, já que muitas vezes eles passaram suas vidas inteiras acumulando apenas os colecionáveis mais raros e temem vê-los comidos por um Redcap faminto ou usados como bolas de malabarismo por um Pooka.
Aspectos:
Os Infantes são sempre extremamente fofos, com bochechas coradas e rechonchudas e olhos brilhantes e cintilantes. Seus sorrisos espontâneos conquistam os corações de todas as pessoas que encontram. Os Infantes geralmente mostram grande interesse em trabalhos manuais ou habilidades criativas (como fazer cerâmica, costurar, cantar, etc.). Suas vozes são cristalinas, e sempre cantam afinado.
Os Estouvados são literalmente versões mais velhas dos Infantes, exceto que suas bochechas não são tão rosadas e rechonchudas. Seus rostos, embora ainda um pouco arredondados, amadureceram e se tornaram um pouco mais ásperos. Seus olhos são muito brilhantes. Muitos Estouvados iniciam as coleções que manterão ao longo de sua vida. A maioria dos Clurichaun já dominou pelo menos um instrumento musical nesta época, quer já estivessem ou não conscientes de sua natureza feérica.
Os Rezingões são muito parecidos com a visão que as pessoas têm sobre os leprechauns. Os Clurichaun Rezingões têm rostos que parecem maçãs secas: rugas e sulcos por todos os lados, a maioria delas linhas de riso. Seus olhos brilhantes se perdem nas dobras de pele, à medida que suas sobrancelhas se tornam grossas e peludas (sim, até mesmo as das mulheres). Os homens frequentemente possuem barbas. À medida que os Rezingões assumem seus papéis de anciãos, eles se concentram com mais dedicação a suas coleções, e seus "tesouros" (como eles as chamam) são expostos com orgulho em suas casas. Os Rezingões são reverenciados entre os Clurichaun como guardiões das antigas canções.
Afinidade: Ator
Num Piscar de Olhos: Os Clurichaun tem um talento para desaparecer de situações problemáticas. Se alguém tirar os olhos de um Clurichaun (nem que seja só por um momento), o Clurichaun pode desaparecer para o esconderijo mais próximo de forma tão rápida que é impossível que alguém o encontre. Num minuto ele está lá, no outro ele desapareceu! Eles podem realizar este truque mesmo que estejam sendo agarrados, mas não se estiverem vendados (ou outra forma que os impeçam de enxergar) ou se estiverem presos por ferro.
Sensatez: Sempre que um Clurichaun está em uma situação social (isto é, quando não está sozinho), ela pode rolar seu Carisma + Empatia (dificuldade 7) para avaliar qual é a resposta mais apropriada a ser dada. Ele pode então dizer a coisa certa ou agir de forma adequada (o jogador pode precisar de uma ou duas dicas precisas do Narrador) para suavizar as coisas ou tornar a situação mais agradável. Os Unseelie podem, é claro, fazer ou dizer o contrário do que foi indicado, se lhes for conveniente. (Nota: Isto não deve substituir uma boa dose de interpretação. Se um jogador fizer mau uso do Direito Inato usando-o em excesso, é possível que ele se esgote e falhe por algum tempo).
Embebedar-se: Os Clurichaun têm uma baixa resistência ao álcool, e sempre que se embebedam, eles passam por uma mudança. Aqueles que são Seelie se tornam piegas e incapazes de fazer qualquer coisa além de cantar canções melancólicas e contar contos tristes, muitas vezes inúteis. Para agir quando neste estado, um Clurichaun deve fazer um teste de Força de Vontade (dificuldade 8). Os Clurichaun Unseelie demonstram uma crueldade extrema. Suas piadas são ásperas, suas histórias e seu humor amargos e zangados. Os Clurichaun Unseelie devem fazer um teste de Força de Vontade (dificuldade 8) sempre que ingerirem álcool para evitar uma briga com a pessoa (ou grupo) mais próximo.
Deixe-me tocar a melodia, e veja se você consegue acompanhar com as palavras. Hum, a propósito, você não vai precisar deste (insira aqui o nome do item de coleção desejado), vai?
Boggans: Kithain maravilhosos, que conhecem tanto a ideia de fazer artesanato quanto a de colocar a mão na massa em situações sociais. Calmos.
Exus: Contadores de histórias fantásticos, se você conseguir que um deles fique no mesmo lugar o tempo suficiente para escutá-los por completo.
Nockers: Estes azedos fizeram com que as pessoas ficassem com a idéia de que os Clurichaun eram todos sapateiros mal-humorados. Bem, se a carapuça serviu...
Pooka: Quando estão dispostos a se divertir um pouco, não há nada melhor do que sua companhia, mas algumas de suas brincadeiras podem ser totalmente mortais.
Redcaps: Valentões e bandidos, a maioria deles. Melhor evitar.
Sátiros: Os verdadeiros estudiosos entre os fae, frequentemente são desprezados como nada além do que hedonistas despudorados.
Selkies: Um grupo que tem sido ignorado por muito tempo. São coisas bonitas de se ver.
Sidhe: Bem, la-la-la, os Reis ressurgiram. Deixe-me limpar o pó do trono para você, Majestade. Oh, e lembre-se de não tropeçar na Lia Fail em seu caminho. Mas agora sério, eles trouxeram um pouco de nobreza que estava faltando em cena.
Sluagh: É difícil gostar desses caras escorregadios, mas eles têm algumas histórias fabulosas para contar, se você conseguir tirá-las deles.
Trolls: Resistentes e verdadeiros, apesar de sua origem Viking.