Os oceanos do mundo abrigam um Kith tão desconectado de seus irmãos terrestres que muitos fae não acreditam que eles existam de fato. Os Merfolk vivem na parte mais profunda dos oceanos, separados de outros fae e do toque do mundo mortal pela escuridão do mar. Um Kith verdadeiramente exótico, os Merfolk se vêem como os verdadeiros filhos dos Tuatha de Danaan, intocados pelo mundo mortal. Os Merfolk não se reproduzem com humanos e evitam qualquer ligação com o mundo mortal. Esta separação é devida ao toque quase letal do Frio (Banalidade) aos mer, pois o Frio separa os mer do seu Glamour até não conseguirem mais respirar debaixo d'água.
A vida dos Merfolk é radicalmente diferente do mundo feérico em terra. Jovens mer (Nereidas) são levados às grutas em tenra idade para se encontrarem com um espírito aquático chamado Apsara, enviado a eles pelo grande espírito criador Vatea. O jovem mer une-se ao Apsara, assumindo aspectos dele como parte de si. O Apsara também tem influência na personalidade do mer e na posição que ele terá na sociedade, seja na Casa Lorelei (os protetores), Casa Melusine (os estudiosos), ou Casa Syrinx (a nobreza).
Todos os Merfolk partilham de uma beleza exótica e misteriosa. Quando andam em terra com as suas caudas de peixe divididas para formar duas pernas humanas e escamadas, são altos, musculosos e quase sem pelos. Embora sejam tão diversos quanto os peixes com os quais se relacionam, todos os Merfolk compartilham uma devoção pelo prazer, pela sensualidade e pela proteção de seu lar oceânico.
Afinidade: Natureza
Euforia: Os Merfolk recuperam o Glamour ao brincar sob as ondas com a sua própria espécie, mas também ao provocar e tentar os marinheiros humanos a mergulhar na água.
Desencadear: Os próprios mares respondem quando um mer Desencadeia. Peixes e outras criaturas marinhas brilham e proporcionam um cenário colorido, enquanto as nuvens se juntam e as ondas quebram.
Apsara de Vatea - Os mer se ligam em tenra idade com uma criatura marítima, um espírito aquático que eles chamam de Apsara. O mer ganha então os poderes da criatura em questão, ganhando um ponto extra num Atributo que se relaciona com as habilidades concedidas pelo Apsara. Por exemplo, um atum pode conceder um ponto de Destreza ou Força, enquanto um mer de peixe-leão pode ganhar um ponto de Aparência. Este ponto pode fazer com que um Atributo seja superior a 5. Além disso, o mer ganha as habilidades do Apsara em questão. O Narrador decide qual Atributo recebe o ponto adicional com base no Apsara, e que habilidades o mer ganha do seu espírito aquático.
Guelras - Os Merfolk podem respirar embaixo d'água, seja através de guelras ou por meio de espiráculos e narinas que se fecham. Os meios pelos quais eles respiram debaixo d'água é baseado no Apsara do mer. Os que têm espiráculos podem passar em média seis horas debaixo da água antes de terem que vir à superfície para respirar ar.
Beleza do Oceano - Todos os Merfolk são sedutores e belos. Um mer não pode sofrer uma falha crítica em um teste relacionado com Aparência. Cada mer recebe um ponto extra de Aparência, mesmo que isso eleve a característica acima de 5.
O Frio - A Banalidade é literalmente a morte para os Merfolk. Conforme o mer acumula Banalidade e perde Glamour, ele acha cada vez mais difícil respirar debaixo da água. Uma vez que ele fica sem Glamour, o mer pode apenas respirar ar e vai se afogar se submerso. Os mer que sobrevivem são deixados no meio do oceano, nus e sem ter para onde ir.
Fora de Contacto - Uma vez que os Merfolk se separaram da sociedade mortal, não podem comprar Manha, Condução, Armas de fogo ou Computador durante a criação do personagem sem gastar pontos de bônus (e dar uma boa explicação plausível).
“Você sujou a terra, poluiu o mar. Agora você vem aqui para o nosso reino. Venha, eu vou te mostrar o que existe aqui embaixo.”