As tribos do Oeste distante são as de Montana, Oregon, Washington, Colorado, Califórnia e Utah. Elas têm culturas variadas, e geralmente não são tão numerosas quanto as tribos das Planícies ou aquelas que viviam ao longo da costa do Noroeste do Pacífico.
Os Cabeças-Chatas eram uma tribo Salish de Montana que adotou a cultura dos indígenas da planície com a chegada dos cavalos, e comercializava peles de bisontes e castores. As tribos das planícies deram-lhes seu nome incomum para distingui-las das outras tribos Salish, que moldavam a frente de suas cabeças para criar uma aparência pontiaguda.
Os Miwok eram uma tribo da Califórnia central que colhia nozes, pescava, caçava veados e coelhos. Antes da Corrida do Ouro, os Miwok eram uma cultura rica e próspera, mas hoje estão quase extintos.
Os Modoc são nativos do sudoeste do Oregon e são mais lembrados por sua resistência feroz ao serem forçados a se mudar para as reservas. Depois de muito derramamento de sangue, parte da tribo foi realocada para Oklahoma, enquanto o restante foi deixado no Oregon.
Os Nez Percés, que significa “narizes perfurados”, costumam usar pedaços de concha dentália através de seus septos. Eles eram seminômades e eram mais conhecidos por suas habilidades comerciais, bravura e generosidade. Sua rica arte através da tecelagem de cestas e criação de cavalos Appaloosa também lhes trouxe fama. Injustamente expulsos de suas terras, eles agora vivem em Idaho.
E finalmente, os Utes eram do Colorado e do oeste de Utah, e compartilhavam muitos traços culturais com as tribos das planícies mais ao norte. Hoje, eles criam gado e vivem em reservas.