“Não precisamos das riquezas vazias apresentadas pelo homem moderno. Pegamos o que nos foi dado pelos deuses e pela Terra crescente, pois é nosso por direito.”
Embora os Biloko (singular: Eloko) sejam tradicionalistas ferozes e tendam a nascer em comunidades muito fechadas, muitas vezes aquelas socialmente ou fisicamente isoladas de outras culturas, eles são na verdade um Kith relativamente jovem pelo tempo das fadas. Alguns estudiosos changelings argumentam que foram criados em resposta aos medos dos mortais que viram suas comunidades devastadas pela guerra e desastres, e se preocuparam que os costumes que conheciam se perderiam na história, enquanto outros afirmam rastrear suas origens ligadas ao medo de assimilação e perda de identidade cultural com a colonização em todo o continente.
Independente de suas origens, os membros deste Kith se orgulham de manter vivos os hábitos de seu povo e servem como personificações vivas das crenças de suas comunidades. Eles procuram manter as velhas lendas e tradições vivas enquanto orientam seu povo através dos desafios da era moderna em direção o futuro. Claro, com tantas culturas diferentes representadas em toda a Terra dos Sonhos Ancestrais, isso torna os Biloko um Kith incrivelmente diverso, e muitos changelings, nem todos visitantes e estrangeiros, já viram Biloko originários de diferentes comunidades e acreditavam que eram membros de Kiths inteiramente separados. Por sua vez, os Biloko veem essa diversidade como uma força, para melhor preservar as culturas das quais nasceram.
Ligados de forma profunda com a natureza e também com as comunidades que os sonharam, os Biloko se esforçam para preservar os laços tradicionais entre as comunidades e o mundo ao seu redor, seja honrando antigos rituais de caça ou garantindo que um lago sagrado não seja drenado no caminho de uma nova rodovia. Apesar do fato de que ambos os Kiths sejam relativamente jovens, ou talvez por causa disso, os Biloko e os Kuino são notoriamente avessos e tendem a evitar um ao outro quando possível.
Como a maioria dos Biloko pertence a populações muito fechadas e frequentemente isoladas, eles seguem as tradições e os costumes de suas comunidades. Eles tendem a ser tradicionais e conservadores por natureza, preferindo os costumes de seus ancestrais, e gostam de aprender a história local e contos populares. No entanto eles não são avessos a tirar vantagem das facilidades da vida moderna, especialmente na era digital, onde suas tribos se espalharam por cantos distantes do mundo e, portanto, um telefone celular pode ser uma “mão na roda” para um primo que mora longe. No entanto, independente de outros fatores, um Eloko sempre escolherá uma prática ou estilo de vida testado e consagrado pelo tempo em vez de um mais novo. Afinal, não é que odeiem o presente ou temam o futuro, só não querem perder seu passado no processo.
Como muitos ainda vivem estilos de vida dependentes de seu esforço físico, os Biloko geralmente são mais baixos, magros e musculosos. Eles vestem roupas funcionais e habitualmente se adornam com símbolos de suas crenças, portanto, dependendo de sua cultura, podem fazer uso de máscaras, colares de contas, amuletos de madeira, adereços de penas, totens ou instrumentos. Dependendo de suas origens, alguns também usam pintura facial, escarificação ou modificação corporal para obter a aparência tradicional desejada. Ver um Eloko sem algum tipo de acessório ou vestimenta tribal é raro; eles comparam isso a ser pego nu.
Os Biloko coletam Glamour de coisas que os lembram de sua cultura local. Essas práticas variam muito, conforme a diversidade de suas origens, mas devem estar diretamente ligadas à cultura de seu povo. Isso torna bastante fácil para eles obterem Glamour em suas comunidades, mas dificulta muito se eles se afastarem delas. Quando os Biloko desencadeiam sua magia, aqueles ao seu redor podem ouvir sons feitos por tambores cerimoniais e batidas de pés, seguidos por canções cantadas em línguas antigas. Podem sentir um cheiro sutil de poeira e óleos cerimoniais perfumados. Aqueles que pertencem ao povo de um Eloko experimentam uma sensação de exaltação e plenitude, enquanto forasteiros e estrangeiros podem sentir, apenas por um momento, o quão separado eles se tornaram de suas raízes ancestrais.
Afinidade: Natureza.
Virtudes Ancestrais: Os Biloko são a personificação viva das crenças de seu povo. Dada a diversidade de suas origens, isso significa muitas coisas diferentes em toda a Terra dos Sonhos Ancestrais, mas todos os Biloko se destacam em certas qualidades e tarefas amadas por suas comunidades. Os Biloko adicionam um ponto a um Atributo especialmente valorizado por sua cultura, mesmo que isso eleve a Característica acima de cinco pontos. Da mesma forma, eles devem selecionar uma Habilidade pela qual sua comunidade é conhecida; eles não podem sofrer falhas críticas nessa Habilidade. O custo da Qualidade Lenda Viva também é reduzido para 2 pontos para os Biloko.
Instinto Natural: Depois de viverem tanto tempo de forma nômade, os Biloko desenvolveram reflexos rápidos. Os Biloko sempre rolam sua iniciativa duas vezes e mantém o melhor resultado, e sempre agem primeiro nos empates em relação à iniciativa; eles não podem sofrer falhas críticas em testes de Sobrevivência. Os Biloko são muito apegados ao que sabem e ao seu ambiente usual.
Terreno Familiar: Os Biloko se sentem desconfortáveis em lugares estranhos e descansam de forma irregular. Eles devem fazer um teste de Força de Vontade a cada noite, dificuldade 6, para recuperar pontos de Força de Vontade quando descansando em um local desconhecido. Um lugar não conta como familiar até que um Eloko tenha passado pelo menos três ciclos lunares ali. Essa dificuldade pode ser aumentada se o local for particularmente estranho ou hostil, ou reduzida se já existir ali uma comunidade amigável de outros membros da tribo ou falantes de sua língua.
Reservado: Os Biloko tendem a causar uma primeira impressão ruim, e suas maneiras diretas podem causar algumas situações sociais desconfortáveis. O primeiro teste social envolvendo uma pessoa desconhecida sofre uma dificuldade de +2. Uma falha no teste de Etiqueta é tratada como uma falha crítica, a menos que o Eloko gaste 1 ponto de Força de Vontade.