Neste estágio do processo de criação, você determina os valores numéricos que representam os Atributos e as Habilidades de seu personagem. Você recebe um número específico de pontos para adquirir níveis de eficiência em cada um dos diversos tipos de Característica. A maneira como você divide esses pontos entre as Características determina os pontos fortes e fracos de seu personagem.
Os Atributos de um personagem definem suas características inatas. São as capacidades Físicas, Sociais e Mentais com as quais ele nasceu. Por serem as mais fundamentais de todas as Características, merecem mais reflexão que as demais.
Físicas: Estas Características descrevem a força, a agilidade e a resistência de seu personagem. Definem os pontos fortes e fracos do corpo; é neles que os personagens inclinados à ação geralmente se concentram.
Sociais: Os Atributos Sociais do personagem mensuram sua aparência e habilidade de se relacionar com outras pessoas. São a principal prioridade de personagens com inclinações políticas.
Mentais: Os Atributos Mentais representam a capacidade de raciocínio do personagem, o que inclui coisas como a memória, a percepção, o potencial para a aprendizagem e a capacidade de pensar rápido. Os personagens espertos ou intelectuais se concentram nestas Características.
Antes de começar a investir pontos nos Atributos, você tem de priorizar as três categorias de Atributo: Físicos, Sociais e Mentais. Decida se seu personagem é talentoso na resolução de problemas ou se prefere deixar os punhos falarem mais alto. Ele é uma criatura social ou um misantropo inteligente? Ele será bom na categoria primária, mediano na secundária e fraco na terciária. A prioridade estabelecida por você determinará quantos pontos poderão ser investidos em cada categoria.
Depois de priorizar as categorias de Atributo, você estará pronto para começar a investir os pontos. Ao fazê-lo, você vai adquirir "círculos" nas Características listadas em cada categoria. Cada ponto investido vale um círculo numa Característica.
Categoria Primária: Você pode distribuir sete (7) pontos entre as Características listadas sob o Atributo primário de seu personagem
Categoria Secundária: Você pode distribuir cinco (5) pontos entre as Características listadas sob o Atributo secundário de seu personagem.
Categoria Terciária: Você pode distribuir três (3) pontos entre as Características listadas sob o Atributo terciário de seu personagem.
Todos os personagens começam com um círculo grátis em cada Atributo. Divida seus pontos entre as Características de uma categoria de Atributo com base no conceito de seu personagem. Mais tarde, talvez você mude de opinião sobre esses níveis ou tenha de modificá-los devido a outros aspectos de seu personagem. Preocupe-se com isso quando chegar o momento: por enquanto, concentre-se simplesmente em estabelecer os níveis do personagem de acordo com o conceito.
As Habilidades definem o que o personagem sabe e é capaz de fazer, e não sua força, atratividade ou esperteza. Elas descrevem os Talentos, as Perícias e os Conhecimentos para os quais o personagem demonstra uma certa aptidão ou aqueles nos quais ele foi treinado.
Talentos: Estas Habilidades são intuitivas e inatas. A grande maioria é impossível praticar, estudar ou aprender com a leitura de um livro, mas há exceções. Na maior parte das vezes, os Talentos são adquiridos com a experiência direta.
Perícias: Esta categoria inclui qualquer Habilidade que tenha de ser aprendida com a prática e a aplicação direta. Precisa-se de mais prática, tentativas e erros para se aprender mais.
Conhecimentos: Representam as Habilidades que exigem a aplicação rigorosa da mente. Em geral, o personagem as aprendeu na escola, nos livros e com mentores. Em raras ocasiões, podem ser fruto do autodidatismo.
Como no caso dos Atributos, você tem de priorizar as três categorias de Habilidade (Talentos, Perícias e Conhecimentos). Avalie em qual tipo de habilidade seu personagem seria mais competente (primário), em qual seria mediano (secundário) e em qual estaria abaixo da média (terciário).
Depois de ter designado um nível de prioridade para cada uma das categorias de Habilidade, você estará pronto para começar a investir os pontos. Ao fazê-lo, você vai adquirir “círculos" nas Características listadas em cada categoria de Habilidade. Cada ponto investido vale um círculo numa Característica. Ao contrário dos Atributos, você não pode, por enquanto, dotar seu personagem com mais de três pontos em nenhuma Habilidade. Mais tarde, você terá a oportunidade de elevá-las, mas, em nome do equilíbrio, você vai precisar se conformar com um teto de três pontos em cada Habilidade.
Categoria Primária: Você pode distribuir treze (13) pontos entre as Características listadas sob a categoria primária de Habilidade de seu personagem.
Categoria Secundária: Você pode distribuir nove (9) pontos entre as Características listadas sob a categoria secundária de Habilidade de seu personagem.
Categoria Terciária: Você pode distribuir cinco (5) pontos entre as Características listadas sob a categoria terciária de Habilidade de seu personagem.
Você pode dividir os pontos entre as Habilidades de uma mesma categoria da maneira que achar melhor, contanto você não designe mais de três pontos a cada Habilidade. Mais tarde, talvez você mude de opinião sobre esses níveis à medida que começar a definir melhor suas idéias iniciais.