Comece formulando um conceito básico para seu personagem, uma ideia geral de como ele é. Não pense nos mínimos detalhes ainda (deixe isso para depois), e sim em termos mais genéricos, algo ao redor do qual você possa criar uma história.
Exemplos:
Um jovem arruaceiro que gosta de se meter em brigas, não tem o menor respeito pelos mortais e usa seu Glamour para se aproveitar deles sempre que possível.
Um nobre que acha que as Redevances precisam ser mantidas a qualquer custo e aqueles que as transgridem têm de ser punidos com toda a força da lei dos changelings.
Um intelectual mais velho que viveu uma vida plena e está pronto para se dedicar a atividades acadêmicas, mas as situações continuam a expulsá-lo de sua concha e a metê-lo em encrenca
Uma estudante de medicina, nada empolgada com o fato de ser um changeling, que só deseja voltar a ser uma pessoa normal.
Um estudante do ensino médio que não vê a hora de crescer e ser tratado como adulto, mas sempre parece dizer e fazer as coisas erradas.
Um criminoso que passou recentemente pela Crisálida e acha que isso só o torna mais poderoso, além de desobrigá-lo a obedecer à lei.
Uma jovem profissional que, depois de uma tragédia recente em sua vida, começa a reavaliar suas prioridades, passando a ajudar outras pessoas e a aproveitar a vida em vez de progredir na carreira ou ascender na hierarquia da Corte Seelie.
Agora você precisa decidir que tipo de changeling você gostaria que seu personagem fosse. A maioria dos jogadores escolherá um dos nove Kith ocidentais. O Kith do personagem estará intimamente ligado a sua personalidade. Cada Kith tem as próprias opiniões e idiossincrasias. Estude as opções oferecidas no Capítulo Três e escolha aquela que você achar mais divertido interpretar.
Decida se seu personagem é Seelie ou Unseelie. Essa escolha expressa, em termos gerais, sua visão de mundo. A Corte Seelie nasce da essência dos sonhos, enquanto os Unseelie são gerados pelas trevas dos pesadelos. Consulte a página 71 para uma explicação mais aprofundada sobre as duas Cortes.
Cada changeling tem dois Legados: Seelie e Unseelie. Eles descrevem as duas facetas fundamentais de sua personalidade, Entretanto, somente um é dominante, enquanto o outro permanece dormente ou logo abaixo da superfície. Isso é determinado pela Corte de seu personagem. Por exemplo, se a Corte de seu personagem for Seelie, então seu Legado Seelie será o dominante. Outras informações e os tipos de Legado podem ser encontrados a partir da página 129.
O Aspecto de seu personagem reflete a idade mortal do mesmo, além de implicar certas características físicas e de personalidade. Existem três aspectos diferentes, e cada um deles abrange uma certa faixa etária: Infante (do nascimento como mortal até aproximadamente os doze anos), Estouvado (dos treze aos 25) e Rezingão (26 ou mais). Mais informações sobre os Aspectos podem ser encontradas na página 85.
A nobreza Sidhe se divide em casas ou afiliações diferentes. Cada uma das cinco Casas Nobres tem filosofias distintas e confere uma certa reputação a seus membros, quer estes a mereçam ou não. Pertencer a uma Casa é abraçar suas crenças e seus ditames. A personalidade do personagem sugerirá a qual casa ele pertence e, por sua vez, a afiliação a essa Casa conferirá a ele Obséquios e Defeitos.
Tradicionalmente, só os Sidhe são considerados a verdadeira nobreza e, portanto, aptos a pertencer a uma das Casas. No entanto, com o fim da Guerra da Harmonia, muitos plebeus se uniram às Casas ou foram aceitos como membros. Nem todos os Sidhe optam por se unir a uma Casa, pois preferem permanecer "não afiliados”. Embora isso possa atrapalhar sua ascensão na hierarquia da Corte, esses Sidhe geralmente já não se importam mais com os atavios da política palaciana.
Se seu personagem não tiver qualquer associação com as casas, escreva “não-afiliado" no espaço apropriado da ficha de personagem,
Você encontrará uma lista completa das casas e explicações sobre cada uma delas no Capítulo Três.