As histórias representam um elo vivo com os deveres que Olorun atribuiu ao próprio Exu como mensageiro e linguista dos orixás. Com o passar do tempo, os Elegbaras desenvolveram a Arte da Tecelagem de Contos para representar este controle de seus deveres sagrados. Como uma poderosa, mas sutil ferramenta no repertório de muitos Exus viajantes, a Tecelagem de Contos aumenta as chances contra audiências hostis ou inimigos que tentam se aproveitar dos viajantes solitários do Kith.
Normalmente só os Elegbaras podem dominar todas as formas desta Arte. Às vezes eles podem compartilhar um conhecimento rudimentar de Tecelagem de Contos com Sátiros, Pooka, Piskies, Clurichaun e indivíduos raros entre os outros Kith plebeus. Devido uma antiga tradição, é proibido ensinar esta Arte aos Sidhe em retaliação pelo roubo dos segredos da Arte da Nomeação quando eles fugiram para Ilesha durante a Fragmentação. Aqueles Elegbaras que quebram estas regras são punidos severamente pelo resto da tribo, e o Sidhe em questão muitas vezes “desaparece”.
Alguma forma de narração deve ser incluída como parte de todas as Petas para esta Arte. Pode ser de várias formas (poesia, letras de canções, etc.), mas sempre deve estar presente.
Atributo: Carisma.
● A Bênção de Agemo
Às vezes os artistas têm de mudar o seu repertório para corresponder ao humor da multidão. Para os Elegbaras que se deparam com Cortes de Sidhe hostis ou Redcaps selvagens, esta pressão é ainda mais evidente. Este truque permite que o Elegbara descubra o humor do público antes de começar sua história, a fim de poder escolher uma história que se encaixa na ocasião. Além disso, oferece uma forma de salvar uma apresentação fracassada, descobrindo a fonte do descontentamento da multidão. O Elegbara “vê” o humor predominante na multidão através de formas e cores mutáveis, que oferecem pistas simbólicas sobre o público. Cores escuras indicam tristeza ou tragédia. Cores vermelhas indicam raiva. Cores brilhantes e formas agradáveis representam um desejo por diversão ou riso.
Sistema: As Alçadas mais aplicáveis são Ator, Fada ou Cena, embora Elegbaras mais inteligentes possam descobrir como usar outras Alçadas para determinar o público do truque. A maioria dos Elegbaras disfarça a sua Peta para este truque como um prólogo, piada ou alguma outra situação bem-humorada. Falhas críticas significam que a multidão reage exatamente da forma oposta à esperada pelo Exu, arruinando a primeira impressão.
1 sucesso - Uma vaga ideia; imagens monocromáticas; sem sutilezas, formas ou textura.
2 sucessos - Um bom palpite; uma cor, com ligeiras diferenças de tonalidade e formas rudes.
3 sucessos - Uma noção sólida; multicolorida, com algumas sombras e formas definidas.
4 sucessos - Uma grande compreensão; uma dança de cores e sombras, com múltiplas formas definidas.
5 Sucessos - Uma leitura incrível; tudo o que você precisa está nesta tapeçaria, se você puder interpretá-la.
Tipo: Quimérico
●● Fogo Cintilante
Este truque captura lampejos de quimeras incidentais nascidas do público, permitindo ao Elegbara criar efeitos de luz e som apropriados ao conto. Embora as frágeis quimeras geradas por este truque possam apenas enriquecer o entretenimento de um conto, um conjurador inteligente pode usar estas criações de formas criativas, como deixar uma sala na escuridão, fazer com que sons fantasmas ecoem do nada ou truques teatrais semelhantes.
Sistema: A Alçada determina o tipo de efeito que está sendo gerado - Ator ou Fada para as representações de pessoas ou changelings (ou elementos deles, como vozes), Acessório para música ou peças de cenário, Cena para iluminação e assim por diante. Assim, produções muito elaboradas frequentemente necessitam de várias conjurações ou talvez vários Exus agindo em conjunto, mas obtendo resultados extremamente impressionantes.
As quimeras criadas pelo Fogo Cintilante possuem apenas uma substância ínfima, e não possuem nenhuma resistência contra a Banalidade, nem podem, de forma alguma, prejudicar outros. Tocá-las faz com que se dissipem, e elas não têm vontade própria. Espectadores atentos podem quebrar a ilusão obtendo mais sucessos que o conjurador em um teste de Percepção + Tino (dificuldade dos sucessos do conjurador +3). Os efeitos duram apenas enquanto a história for contada.
1 sucesso - Um som abafado ou imagem fraca; não é possível qualquer alteração substancial da iluminação ou do som.
2 sucessos - Nada mau para alguém a 5 metros de distância; escurece ou aumenta as luzes e a música.
3 sucessos - Convincente exceto por pequenos detalhes; uma boa semelhança.
4 sucessos - Reproduções exatas, até nos menores detalhes; são possíveis projeções e sons altamente específicos, bem como alterações nos sons ou na iluminação.
5 sucessos - Criações absolutamente fantásticas; a maioria dos efeitos especiais é possível.
Tipo: Quimérico (Fatídico se o conjurador tiver “Apelado ao Fado”)
●●● Murmúrio na Multidão
Depois de conhecer sua plateia e subir ao palco, um Elegbara aprende a despertar as paixões dos seus ouvintes, levando-os em direção a uma emoção ou resposta desejada. Embora a maioria dos Elegbaras considere indigno melhorar suas capacidades naturais sem uma boa causa, aqueles artistas confrontados com uma plateia difícil não veem qualquer problema em fazer isso. A ideia ou a emoção devem ser simples o bastante para serem expressas em uma ou duas palavras e isso não constitui uma ordem direta. Além disso, o Elegbara não tem nenhum controle real sobre como a multidão vai reagir. Uma plateia de Redcaps que saiu para “curtir” terá uma resposta muito diferente da resposta de uma audiência de Boggans.
Sistema: Ao citar a emoção ou ideia escolhida em sua história, o Exu envia um pulso temporário, mas poderoso, dessa paixão específica através da multidão. Cada sucesso leva a audiência um passo mais perto daquilo desejado pelo Exu. Múltiplos usos deste truque em uma plateia têm efeitos cumulativos, mas apenas uma falha coloca a audiência imediatamente de volta para onde estava no começo. A frase “uma chuva de vaias e frutas podres” é a melhor forma de expressar o que acontece com o humor do público quando ocorre uma falha crítica. Os efeitos geralmente duram por apenas alguns minutos após a apresentação.
1 sucesso - Breve vislumbre; os efeitos do truque duram talvez até o fim da apresentação. O público sente um leve empurrão na direção desejada, mas pode facilmente ignorá-la. Inimigos são imunes ao efeito.
2 sucessos - Murmúrio de aprovação; eventos externos ainda podem interromper os efeitos antes do final da apresentação. O público sente uma inclinação na direção desejada.
3 sucessos - Apelo em massa; durante o período do espetáculo o público sente a emoção desejada. Inimigos do personagem ficam balançados.
4 sucessos - Tour de force; as paixões incitadas pelo truque duram até 10 minutos após a apresentação. Somente aqueles que possuem algum ressentimento duradouro contra o Exu não sentem o efeito da emoção desejada.
5 sucessos - Impressão duradoura; até mesmo os maiores inimigos são afetados. A paixão desaparece gradualmente ao longo de uma hora após a apresentação.
Tipo: Quimérico
●●●● Pedras e Paus
Um dos segredos da sobrevivência dos Elegbaras, geralmente solitários enquanto na estrada, reside neste truque altamente adaptável e eficaz. Usado em conjunto com uma história, este truque cria um escudo quimérico a partir das palavras e imagens formadas a partir de uma história. Estas imagens giram num círculo protetor ao redor do conjurador, desviando ataques.
O Elegbara pode realizar outras ações enquanto mantém o escudo, mas não consegue se mover mais rápido do que uma caminhada leve e sofre uma penalidade de dois dados para todos os testes devido à concentração necessária. Ele também não é capaz de interromper a história sem quebrar o truque a não ser para dizer no máximo uma ou duas palavras (“Corra!” e “Me Ajude!” são escolhas populares).
Sistema: Enquanto o Exu continuar a tecer a sua história, o escudo persiste e é tratado como um dado de absorção normal, eficaz contra todas as formas de ataque quimérico direto. Com um ponto de Glamour adicional, o escudo pode até proteger de perigos como fogo ou gás, embora não possa proteger o personagem de efeitos de imersão total como em um afogamento. O Exu pode incluir outros dentro do escudo, mas cada pessoa adicional além do primeiro custa um ponto de Glamour adicional e adiciona + 1 à dificuldade do truque, todos os protegidos devem permanecer em contato físico com o conjurador ou perderão a proteção. O efeito termina quando o conjurador termina a história ou desfaz o escudo por vontade própria.
1 sucesso - Um dado extra para Absorção.
2 sucessos - Dois dados extras para Absorção.
3 sucessos - Três dados extras para Absorção.
4 sucessos - Quatro dados extras para Absorção.
5 sucessos - Cinco dados extras para Absorção
Tipo: Quimérico ou Fatídico, embora se Fatídico o escudo tende a se desfazer rapidamente na frente de observadores banais.
●●●●● Hora da Verdade
Neste nível, o Elegbara pode usar o poder das palavras e dos nomes para criar ilusões substanciais. Semelhante ao efeito de Sombras Ilusórias da Arte da Prestidigitação, estas criações podem ser personagens ou outros elementos da história que o Exu está contando. A maioria delas é descartada no final do conto ou talvez ao acabar o entretenimento da noite, embora possam ganhar consciência e exigir os mesmos custos de Glamour para se manter que as Sombras Ilusórias caso o conjurador deseje mantê-las por mais tempo. Os Elegbaras são responsáveis por quaisquer ações tomadas por seus Seres da Verdade (o nome das entidades criadas com este truque), e a maioria segue de perto suas criações até que elas sejam descartadas.
Sistema: Este truque deve ser tratado exatamente da mesma forma que Sombras Ilusórias, incluindo todos os custos e alçadas necessárias; ver Changeling: O Sonhar.
Tipo: Fatídico