As lendas e folclore de todo o mundo falam sobre cursos d’água onde crianças, animais e até mesmo adultos entram ou caem e desaparecem, afogados num piscar de olhos. No coração dessas lendas vive a Bruxa do Rio, um tipo de fada hedionda que dizem possuir relações com os Redcaps. Estes fae ensopados vivem em cursos de água com correntezas rápidas e arrastam suas presas desavisadas para se afogar. Criaturas ferozmente territoriais, as Bruxas dos Rios não toleram intrusos em seu território e matarão com prazer qualquer pessoa estúpida ou maldosa que entre no alcance de suas mãos.
As Bruxas do Rios são verdadeiramente horríveis de se ver, ensopadas e inchadas, criaturas moribundas encharcadas e esguias. Embora essas criaturas possam parecer terríveis, a forma mais simples para evitar problemas com uma Bruxa do Rio é deixá-la em paz. A sua aparência é o bastante para afastar a maioria das pessoas, embora as Bruxas dos Rios criem ilusões para que possam interagir com o mundo mortal. Sob o disfarce de uma pessoa normal, elas podem ficar longe de suas casas apenas por um período de uma semana antes de voltarem às profundezas.
Na maior parte das vezes, as bruxas dos rios não querem nada além do que serem deixadas em paz nos seus rios. Histórias antigas dizem que as Bruxas dos Rios são espíritos dos cursos d’água navegáveis, agora cercados e transformados pelos interesses humanos. Mas, independente da ideia que os mortais tem do que deveria ser uma via navegável, uma Bruxa do Rio é sempre um lembrete do que as partes mais escuras da natureza podem se tornar.
Afinidade: Natureza
Euforia: As Bruxas dos Rios, assim como seus parentes Redcaps, podem recuperar o Glamour, chocando os seres humanos e satisfazendo sua terrível fome. Elas também podem encontrar a Euforia ao nadar à noite, mergulhando nas profundezas das águas turvas.
Desencadear: Quando uma Bruxa do Rio desencadeia a sua magia, as vítimas provam o gosto de água salobra, sentem piranhas mordendo sua carne, ou enxergam o mundo todo distorcido como se estivesse no fundo de um lago.
Apetite Atroz: Assim como o Direito Inato de mesmo nome dos Redcaps (página 101)
Nas Profundezas: Uma Bruxa do Rio pode submergir sob a água e respirar por tempo indefinido.
Atada ao rio: Uma Bruxa do Rio pode deixar o seu rio e usar truques para esconder a sua aparência para poder caminhar entre outros fae e mortais. No entanto, ela não pode ficar longe de seu rio por mais de uma semana. Após uma semana, a bruxa deve voltar e imergir imediatamente na água, ou então irá definhar a uma taxa de um dano agravado por dia (que não pode ser curado enquanto ela estiver fora do rio).
“Você veio ao meu rio para me pedir algo, sem nenhum tributo, nenhum presente. Aproxime-se, docinho, e eu lhe daria a minha resposta.”