Os Sacis são um curioso Kith sul-americano, compartilhando um traço incomum com os Selkies e as Damas Cisnes, no fato de que seu Glamour está contido dentro de um objeto, neste caso, seus gorros. Entretanto, eles não são trocadores de pele.
Seus gorros contêm sua verdadeira essência feérica e seu Glamour. Se perdidos, roubados ou destruí-los, isso se revela uma terrível tragédia. Se for perdido ou roubado, o Saci não pode usar nenhuma magia até que seja recuperado, e se destruído, sua natureza feérica também morre. Não é de se admirar que os Sacis tenham sido muitas vezes mantidos como reféns por aqueles que tenham roubado seus gorros
O gorro é incrivelmente resistente, e só pode ser destruído pelo ferro frio ou pelo fogo. De fato, o ferro frio não danifica o aspecto feérico do Saci, a menos que danifique o gorro, embora ainda possa causar danos físicos ao corpo mortal. Quando um Saci se aproxima da morte, seu gorro (e o Glamour que ele contém) são entregues para um receptor adequado. Infelizmente, eles não podem criar um novo gorro se o seu for destruído, nem podem mudar sua aparência.
Os Sacis são a personificação do espírito brincalhão pregador de peças, e possuem um má-fama por suas elaboradas piadas físicas, muitas vezes de mau gosto. Infelizmente, os Sacis não sabem quando parar, e podem tornar a vida dos outros totalmente insuportável. É desnecessário dizer que isto não os torna muito bem quistos pelos outros, e torna sua companhia insuportável, exceto por curtos períodos de tempo. Na verdade, eles não pretendem causar um mal-estar ou algo desagradável, mas eles são inocentemente egocêntricos, e não consideram nada além de satisfazer sua necessidade por humor.
Supersticiosos ao extremo, os Sacis têm medo de quebrar tabus, ficam aterrorizados se quebrarem um espelho, ou se passarem por baixo de uma escada, além de serem sujeitos a muitas das antigas proibições que supostamente afetavam as fadas, tais como serem repelidos por símbolos religiosos.
Uma vez por ano, os Sacis se reúnem em um local predeterminado para a Festa dos Trapaceiros, onde disputam o honroso título de Supremo Trapaceiro. Durante dois dias, os Sacis se esforçam para criar a travessura mais complicada, elaborada e nojenta possível, causando um caos sem fim para a população humana local. Nos últimos anos, este encontro tem crescido constantemente, pois notórios trapaceiros feéricos de todo o mundo começaram a se inscrever. É apenas uma questão de tempo até que o evento atraia a atenção dos líderes feéricos locais, o que poderia resultar em um bloqueio e em possíveis represálias de proporções épicas de muitos trapaceiros enfurecidos.
Aparência: Os Sacis têm uma aparência ímpar, marcante mesmo entre os fae. Sua pele é escura como o ébano, sua pele e seus rostos são impecáveis, mas o mais espantoso é o fato de que eles têm apenas uma perna. Não é que eles tenham tido uma perna amputada, mas sim que suas pernas se fundem em uma única em seu Semblante Feérico. Evidentemente, a maioria dos que os vêem como mortais simplesmente assumem que o Saci é um pobre tolo que tem um jeito peculiar de andar, de forma levemente saltitante. Os Sacis nunca são vistos sem seus gorros de tecido vermelho, e também mostram uma fraqueza acentuada pelo tabaco, muitos fumando cachimbos ou cigarros.
Estilo de Vida: Tradicionalmente, os Sacis viviam na zona rural de pequenas cidades, vivendo entre (e atormentando) os agricultores locais, mas com o crescimento das vastas e superpovoadas cidades sul-americanas, eles se adaptaram rapidamente. Eles podem facilmente se esconder na selva urbana, e há tantas vítimas potenciais.
Os Sacis Infantes são agitados, barulhentos e eloquentes. Hiperativos, bagunceiros e incrivelmente curiosos, eles certamente vão enfiar o nariz onde não são chamados, criando um caos no processo.
Os Sacis Estouvados crescem lentamente para perceber que poucas pessoas apreciam seu senso de humor perverso, e sentem um certo prazer perverso neste fato.
Os Sacis Rezingões fazem jus ao estereótipo de Rezingões, "se aposentando” da vida de travessuras para se estabelecerem, e reunir-se com amigos para relembrar sobre os "bons e velhos tempos" e resmungar ruidosamente sobre "a juventude de hoje".
Afinidade: Ator
Torvelinho: Com o gasto de um ponto de Glamour, o Saci pode assumir a forma de um redemoinho minúsculo, girando rapidamente, voando pelo ar, e passando por qualquer obstáculo que o vento possa. Esta forma é praticamente imune a todas as formas de danos, embora tenha apenas a força para espalhar poeira e folhas. O Saci não pode manipular nada nesta forma, mas ela tem utilidades óbvias. Eles devem Apelar ao Fado para usar esta transformação na frente de um mortal.
Adivinhe Isto, Adivinhe Aquilo: Os Sacis gostam muito de brincadeiras complicadas, piadas, advinhas e enigmas. Eles não sofrem falhas críticas em um teste de Enigmas, e obtém um sucesso adicional em qualquer teste bem sucedido.
Bú! : Os Sacis são peritos em assustar os animais, fazendo com que os cavalos se soltem, que as vacas deixem de produzir leite, etc. Eles devem testar Manipulação + Empatia com Animais (dificuldade 6). Um sucesso é tudo o que é necessário, mas cada sucesso adicional aumenta o efeito ou amplia a duração.
Amarelinha: Possuindo apenas uma perna, os Sacis sofrem de alguns problemas físicos graves. Primeiro, enquanto podem saltar com a mesma competência que um humano pode andar, eles ainda são ligeiramente mais lentos, movendo-se 4,5 metros quando caminhando, 7 metros + Destreza quando marchando, e 9 metros + 3 x Destreza quando correndo em um turno. Depois, eles não podem realizar nenhuma tarefa que exija o uso de ambas as pernas (como dirigir um automóvel com câmbio manual). Finalmente, eles sofrem uma dificuldade +2 em todas de ações que envolvem o uso de suas pernas (como nadar, escalar, lutar, etc.).
Ecos: Exatamente como o Defeito Sobrenatural de 3 pontos do mesmo nome (veja Changeling: o Sonhar página 162), os Sacis são afetados por muitas proibições antigas. Além disso, eles devem fazer um teste de Força de Vontade (dificuldade 8) a fim de superar qualquer tipo de superstição.
Sem seu gorro eles não podem realizar nenhuma ação mágica como usar truques ou muitos de seus Direitos Inatos, exceto usar o Tino e o Direito Inato Adivinhe Isto, Adivinhe Aquilo. No entanto, sua ligação pessoal com o gorro é realmente poderosa, e eles podem pressentir sua localização com um teste de Raciocínio + Tino (com dificuldade 7), ou perceber quando ele for tocado ou danificado.
De todos os Kiths sul-americanos, os Sacis são os que têm mais contato com os fae estrangeiros (para tristeza dos estrangeiros).
Boggans: Caras legais, mas bem-humorados demais. Não é divertido se não reclamam de nossas brincadeiras.
"Eles são legais, mas nunca te deixam sozinho para trabalhar em paz".
Botos: Fico feliz que eles tenham ficado na selva. Seja como for, eles nunca foram muito divertidos, e roubar o chapéu deles o tempo todo se tornou algo monótono.
"É divertido como dançam com uma perna só".
Curupiras: Você deveria tê-los visto dançando quando você põe fogo no pelo deles! Uhuh!
"Eles se metem o tempo todo, atrapalhando nossos esforços. Eles não têm nada melhor para fazer?".
Exus: Grandes histórias para contar, embora eles não apreciem uma almofada que peida debaixo da cadeira do contador de histórias.
"Se eles se calassem de vez em quando, eles seriam uma platéia decente".
Nockers: Estes caras são divertidos! Realmente fáceis de se provocar, e suas explosões de raivas são hilariantes.
" Malditos, %$£*utas, irritantes...".
Pooka: Amigos de verdade e uma competição saudável.
"Estes caras são legais (e é fácil fazer eles tropeçarem...)".
Redcaps: Você pode enganá-los, mas é arriscado. Faça isso de uma distância segura, se você valoriza sua perna.
"Tagarelas de mau gosto. Irritantes como merda".
Sátiros: Estes caras sabem festejar, mas parecem odiar nos convidar. Por isso, a gente mesmo se convida!
"Deuses! Eles não se calam nem mesmo quando estão fazendo amor, e realmente sabem como estragar uma festa".
Sidhe: Estes nobres cheios de pose realmente nos inspiram a grandes brincadeiras, e menino, eles constituem alvos excelentes.
"Argh! Quem os convidou?!".
Sluagh: Um dia eu vou fazer um deles gritar bem alto!
"Evite esses tolos, eles são extremamente irritantes".
Troll: Ponha à prova sua famosa natureza "sofredora"...
"Minha paciência raramente se esgota, mas estes tolos chegaram bem perto disso. Muito perto...".
Autores: Jose Alexandre Nalon e Colin Chapman
Local Original: https://changelingthedreaming.fandom.com/wiki/Saci