“Opa! Este dedal é seu? Não sei como ele veio parar no meu bolso. É claro que você pode tê-lo de volta... a menos que você não precise dele agora. Eu ficaria feliz em guardá-lo para você até que você precise dele.”
Ágeis, rápidos, e capazes de se misturar com qualquer grupo, Piskies tem a reputação entre os outros Kiths de serem amigáveis e atenciosos, mas difíceis de se conhecer a fundo. Piskies servem como mensageiros do Sonhar, carregando cartas, pacotes e segredos de um lado para outro entre nobres e plebeus. Eles oferecem serviços de transporte e entrega, e, ocasionalmente, agem como espiões para aqueles a quem juram fidelidade. Outros fae dizem que uma vez que um Piskey tenha algo em seu bolso, seja um tesouro ou um segredo, ninguém, a não ser o próprio Piskey pode removê-lo de lá.
Piskies são um Kith nômade e solitário, geralmente preferindo a companhia de mortais ou outros changelings ao de sua própria espécie. Eles podem se misturar com qualquer população migratória, de uma trupe de teatro itinerante até trabalhadores agrícolas sazonais. Eles aprendem novos idiomas facilmente e gostam de explorar novas culturas e tradições, encaixando-se rapidamente e sem esforço. Eles não têm medo de trabalhar duro para ganhar o seu sustento, até mesmo o trabalho físico pode ser uma experiência nova e emocionante, embora poucas atividades possam prender a sua atenção por mais de um mês ou dois. Piskies estão sempre prontos para se mudarem para a próxima cidade, para o próximo trabalho, para a próxima face. Enquanto a maioria dos Kiths compartilha de um forte senso de identidade que os mantém unidos, os Piskies raramente ficam vinculados a uma identidade por muito tempo.
Os Piskies têm uma aparência natural que assumem quando não estão na companhia de um grupo, mas poucas pessoas já a presenciaram, afinal as características físicas do Piskey mudam para que ele se torne mais amigável e familiar para quem o vê. Os traços que eles compartilham incluem a bondade, a compaixão, a vontade de ouvir qualquer história, e um talento estranho para localizar e embolsar itens de valor, mesmo aqueles que por fora pareçam inúteis ou sem valor. Uma vez que este item faz o seu caminho até seu bolso, o Piskey se vai, misturando-se na multidão e tornando-se impossível de encontrar.
Piskies amam crianças, e podem ficar sem comida ou passar frio para atender às necessidades de uma criança. Eles se tornam muito protetores de seus jovens amigos, e ai daquele que ferir uma criança que chama um Piskey de amigo. Piskies sempre veem o melhor naqueles ao seu redor, embora o Piskey Unseelie cuja confiança seja traída pode rapidamente tornar-se amargo. Piskies Seelie, no entanto, são mais indulgentes com as pequenas decepções da vida, sempre esperançosos de que a próxima aventura trará emoção e oportunidades de aprendizado e mudança. Aqueles afortunados o suficiente que tiveram um Piskey cruzando suas vidas sempre se lembrarão do encantamento brilhando nos olhos dele e a sensação de que algo novo e surpreendente sempre o espera ao virar a próxima esquina, mesmo que tenham dificuldade de se lembrar de seu rosto.
Aparência: A característica mais notável de um Piskey é sua falta de características. O rosto de um Piskey nunca se destaca na multidão, porque ele sempre parece como se pertencesse ao grupo no qual está viajando. Seu tom de pele, traços faciais, e porte físico mudam conforme suas viagens. Certos traços ainda se mantem, e alguém que já conheça o Piskey pode geralmente identificá-lo, mas aqueles que viram o Piskey por pouco tempo são pouco capazes de reconhecê-lo se encontrá-lo de novo. Eles são, neste ponto, espiões perfeitos e mensageiros de assuntos sensíveis.
Os Piskies têm uma aparência natural, embora poucos a tenham visto, que começa a desaparecer ao longo do tempo. Quando isolado, sem um grupo para imitar, a pele de um Piskey é normalmente bronzeada e se torna enrugada e desgastada pela idade, e seus cabelos são levemente prateados. Mesmo os rostos dos Piskies mais jovens possuem linhas dos sorrisos frequentes e ruguinhas nos cantos de seus grandes olhos luminosos. Piskies tem orelhas pontudas e um corpo bem definido. Sua altura varia de apenas um metro e vinte a um metro e meio, e eles tendem a ser robustos e musculosos. Piskies Rezingões com uma longa vida de viagens podem perder completamente os detalhes de suas faces para seus vincos e rugas.
Estilo de vida: Os Piskies nasceram para viajar, e raramente se estabelecem em um lugar por muito tempo após terminarem seus deveres como mensageiros e saciarem sua curiosidade infinita. Eles preferem o companheirismo na estrada, mas nunca ficam com um grupo por muito tempo. Enquanto um Piskey possa não querer ser o centro das atenções, ele é um grande amigo para se ter ao lado. Ao contrário dos Exus, que estão constantemente buscando novos contos e aventuras, Piskies encontram sua felicidade em novos amigos e prazeres simples. Embora os Piskies muitas vezes estejam sozinhos, raramente são solitários. Eles entendem que o tempo gasto sem companhia é uma breve pausa entre duas amizades. Os Piskies raramente fazem Juramentos de Fidelidade, tornando aqueles poucos que os fazem uma mercadoria muito preciosa. Os Piskies são uma arma secreta no arsenal de um nobre, capazes de cruzar as linhas inimigas ou moverem-se através de grupos hostis sem serem notados.
Infantes: Piskies Infantes possuem os traços de identidade mais fortes de seu Kith. Eles têm pouca experiência no mundo e usam outros rostos apenas raramente. Infantes tendem a ser mais confiantes, formando amizades facilmente e descartando-as com menos frequência. Piskies Infantes podem ser um pouco instáveis e não confiáveis, o que os torna menos desejáveis como mensageiros. Seus dedos leves também são menos exigentes, e os itens que furtam e escondem são muitas vezes menos valiosos e mais interessantes.
Estouvados: Enquanto os anos de descoberta tornam alguns Kiths cínicos e rebeldes, a maioria dos Piskies nesta idade retém grande parte da doçura de seus anos de Infante, juntamente com um novo desejo de descartar suas identidades antigas e tentar algo novo. Como as sementes de um dente-de-leão, Piskies Estouvados se lançam ao vento, deixando o lugar onde nasceram para trás conforme buscam novas experiências e rostos. Piskies jovens fazem amigos onde quer que vão, particularmente entre os jovens e os indigentes, a quem os Piskies abraçam sem nenhum tipo de julgamento ou crítica. Apenas nos Piskies Unseelie uma ligeira pitada de sarcasmo começar a fazer parte de seu humor. Se este toque precoce de amargura puder ser suprido com afeto ou ingenuidade, no entanto, a natureza vibrante do Piskey se restabelece. Os Piskies Estouvados são procurados na corte por aqueles que desejam enviar cartas ou presentes secretos. Embora um Piskey nunca vá roubar um item que ele concordou em entregar, Piskies Estouvados já desenvolveram plenamente sua compulsão e intuição para furtos.
Rezingões: Apesar da maioria não admitir, Piskies Rezingões deixam as pessoas desconfortáveis. Uma vida de rostos que mudam tão facilmente quanto trocam de roupa dá aos Piskies um anonimato desconcertante. Mesmo aqueles que pensam que conhecem bem o Piskey, quando pressionados, sofrem para descrevê-lo. Ele sempre se encaixa, mas ele nunca realmente pertence. Suas amizades são superficiais e fugazes. Outros Kiths podem achar isso triste, mas os Piskies veem isso como liberdade. Eles têm suas próprias lendas sobre Piskies Rezingões cujas formas mortais desapareceram inteiramente, sua essência se dispersou e se fundiu com a de todos ao seu redor.
Afinidade: Ator
Euforia: Piskies encontram sua inspiração na imersão completa dentro de um grupo. Na alegria de presenciar novas imagens e sons, na aceitação total dentro de um grupo, os Piskies encontram a Euforia. Conforme o grupo vive momentos de alegria, assim também faz o Piskey, e quando eles experimentam a perda e a tristeza, o Piskey bebe destas novas sensações. Piskies testemunhando nascimentos, mortes, e outros ritos de passagem dentro de seu grupo atual experimentam a forma de Euforia mais pura.
Desencadear: Assim como os Piskies estão constantemente mudando e se misturando, a forma como usam o Desencadear está sempre evoluindo e mudando. Quando um Piskey viaja pela Califórnia com um grupo de trabalhadores migrantes e usa o Desencadear, isto pode causar uma explosão de calor e o cheiro de terra e pimentas. Piskies viajando com um parque de diversões podem Desencadear uma explosão de confetes, o aroma de tinta fresca, graxa e massas fritas, e o som distante de um carrossel. Se alguém alguma vez testemunhar um Piskey usando o Desencadear em sua forma natural, ele nunca será capaz de descrever o que sentiu, ou como soou ou cheirou, mas vai se sentir muito bem e rejuvenescido logo depois.
Direitos Inatos
Ágeis: Os corpos delgados e ágeis dos Piskies foram feitos para se contorcer e levá-los para longe de problemas. É surpreendente como os membros deste Kith muitas vezes se encontram juntos a um circo itinerante ou como parte de algum grupo de artistas de rua. Os Piskies adicionam 1 ponto em sua Destreza, mesmo que isso eleve a Característica acima de 5.
Misturando-se: Não importa onde estejam, Piskies sempre se parecem com as pessoas ao seu redor. Sua cor de pele, cabelo e olhos, características faciais e roupas, tudo parece pertencer ao grupo com o qual estão viajando. Qualquer changeling ou entidade sobrenatural pode testar Percepção + Tino (dificuldade 8) para enxergar através da ilusão.
Fraqueza
Dedos-Leves: Piskies não são exatamente ladrões, mas de alguma forma itens de grande valor sempre acabam em seus bolsos. Quando um Piskey vê algo que ele deseja, ele não pode deixar de roubá-lo, , muitas vezes de forma inconsciente. Para resistir a esta compulsão, o jogador deve ser bem sucedido em um teste de Força de Vontade (dificuldade 8). Piskies não são necessariamente sutis em seus furtos, e podem muito bem ser vistos roubando, embora o seu Direito Inato Ágil torna esta descoberta um pouco menos provável.