Se tudo correu bem e o Kithain é trazido vivo para uma Propriedade Livre, ele é levado perante ao senhor governante, que ouve das testemunhas as evidências de seu Kith. Geralmente é uma reunião curta, porque uma Crisálida é muito difícil de ser fingida. Entretanto, houve uma vez, um mago louco que tentou, e até enganou um nobre, mas sua insanidade o traiu, e o fae o expulsou com alguns truques nada agradáveis. Ainda assim, ele tinha que saber muito sobre a sociedade Kithain para realizar tal engodo de forma eficiente.
Uma vez que o senhor o aceita, ele determina o melhor “guardião” para o novato. É certo que esta decisão está frequentemente sujeita ao capricho do senhor, e às vezes é decidida (muito antes mesmo da reunião começar). Existem contos infelizes de guardiões sobrecarregados com novatos como uma forma de jogo de poder ou lição de humildade para o guardião. Por outro lado, um lorde pode presentear um jovem novato promissor para um guardião como meio de expressar um favor.
Nesses casos, o relacionamento entre o guardião e o novato muitas vezes não é bom. O ressentimento pode crescer entre as duas partes se motivos ocultos os forçaram a ficarem juntos. Como você acha que seria, por exemplo, ser forçado a ser um mentor? O que se passa na mente de um novato quando ele descobre que seu tutor foi entregue a ele como uma forma de punição? Eu também já vi novatos se comportarem como babacas ao descobrirem que foram um “presente” concedido ao seu guardião: “É melhor você me tratar bem, ou contarei a toda a corte como você maltrata seu novato promissor”.
Os novatos mais comuns geralmente não jogam esse tipo de jogo, porque a maioria não tem este poder. Um novato é entregue a um guardião, o guardião ensina a ele os fundamentos da sobrevivência: fim da história. No passado, os nobres costumavam nomear guardiões para novatos plebeus e nobres. Este não é mais o caso. Muitas mixórdias não entregam um novato recém-descoberto a uma propriedade nobre, preferindo eles mesmos protegerem e ensinarem à estes jovens novatos.
O guardião atua como mentor e uma espécie de irmão mais velho para o novato. Mesmo que o novato seja considerado parte da família e possa herdar os bens do tutor, sua individualidade é respeitada. Novato e guardião podem até mesmo acabar em cortes diferentes.
Com novatos Rezingões, a situação é ligeiramente diferente. Rezingões têm um pouco mais de maturidade e têm mais liberdade de ação. Eles não precisam ser mimados entre algodões e amamentados como vocês... sente-se, Bodi!