A Confederação consistia de cinco nações, unidas por uma mesma linguagem, costumes e leis, que viviam no que mais tarde se tornou o estado de Nova York. A terra era dividida em cinco repúblicas democráticas que eram governadas por um conselho eleito.
Os chefes eram eleitos a partir de candidatos propostos pelas matronas das tribos e só podiam agir com o consentimento de todas as mulheres em idade fértil. As mulheres detinham a maior parte do poder nas Nações Iroqueses que possuíam uma linha matrilinear e também devido ao fato das mulheres serem responsáveis pela maior parte do trabalho na comunidade, desde a criação dos filhos até o plantio e a colheita. Os homens estavam sempre longe por longos períodos de tempo caçando.
Formada pelos Mohawk, Oneida, Onondaga, Cayuga e Seneca, a Liga das Cinco Nações se tornou seis quando se aliaram aos Tuscaras. Os iroqueses tornaram-se as tribos nativas mais poderosas do Nordeste, aliando-se aos invasores europeus e, assim, salvando suas terras e cultura por mais tempo do que muitas outras. Infelizmente, durante a Guerra Revolucionária eles ficaram ao lado dos britânicos, e não se saíram tão bem depois da vitória americana na guerra.
Alguns Nunnehi Cayuga ainda residem nas Cachoeiras Taughannock, que servem como um local de poder. Eles esperam em vão pelo retorno de seu povo, que agora vive em uma reserva no nordeste de Oklahoma. Das seis tribos, apenas os Seneca e os Mohawk mantêm ainda alguma presença na área.