As tribos ocidentais têm lendas de gigantes temíveis que aterrorizam os intrusos em suas terras. Considerados canibais e temidos por seus temperamentos destrutivos e perversos, eles também são respeitados por sua força e considerados como lembretes do poder da natureza em destruir e criar. Essas histórias referem-se ao Nümüzo’ho, que receberam seu nome de um herói nativo, um gigante que ensinou aos mortais a usar ferramentas antes de desaparecer para sempre.
As lendas, como muitas coisas do tipo, são uma mistura de verdade e ficção. Mesmo antes que os caminhos para os Altos Campos de Caça fossem fechados, esta família Nunnehi tinha vislumbres da devastação que seria causada no mundo natural. Sua irritação contra esse mal vindouro fez com que eles fizessem um juramento sagrado, obrigando todos os seus descendentes a se tornarem vingadores do mundo natural.
Os Nümüzo’ho modernos não são canibais e nem sempre são instrumentos de destruição. Em vez disso, muitas vezes estão profundamente envolvidos com a política nas tribos. A sua força e energia tem sido usada para lutar pelos direitos dos nativos e em defesa do meio ambiente, bem como para melhorar as condições das reservas. Eles têm um profundo respeito pelas tradições das tribos mortais. Os Nümüzo’ho em seu aspecto de Inverno são conhecidos por atacar aqueles que desrespeitam e causam danos aos povos nativos, além de se juntar a alguns dos grupos mais violentos em prol de direitos ambientais ou nativos. Mesmo os Nümüzo’ho mais calmos tem dificuldades em manter a calma diante de um flagrante desrespeito em relação ao meio ambiente.
Os Nümüzo’ho habitam as comunidades nativas nas montanhas. Eles preferem casas construídas de pedra e passam grande parte de seu tempo livre construindo ferramentas e armas de pedra. Eles também se divertem jogando futebol usando rochas. Os Nümüzo’ho se parecem com pessoas extremamente altas e musculosas das tribos mortais com as quais tem parentesco. Seus olhos brilham com uma luminescência sobrenatural e são sempre deformados de alguma forma. Eles se vestem com os trajes tradicionais da sua tribo.
Afinidade: Natureza.
Constituição Extraordinária: Os Nümüzo’ho tem 2 pontos para investir em Força ou Vigor (+2 em um atributo ou +1 para ambos), mesmo que isso eleve o Atributo acima de 5. Além disso, é impossível que eles sofram uma falha crítica em testes de Esportes.
Despertar os Elementos: Estes Nunnehi têm a capacidade de criar distúrbios violentos no mundo natural, causando tempestades de vento, avalanches ou mesmo terremotos menores dentro de um raio de 3 quilômetros e meio. Para invocar este Direito Inato, o Nümüzo’ho deve gastar um ponto de Força de Vontade e um ponto de Medicinais. Eles só podem realizar esse feito uma vez por mês lunar.
Desfiguração: Todos os Nümüzo’ho possuem algum tipo de desfiguração terrível e nunca têm uma aparência maior do que 1.
“Não nos culpe por nossos temperamentos. Em vez disso, culpe aqueles que causam tanto dano à terra”.