Agora a mixórdia tem uma Propriedade Livre — mas como eles conseguiram ela? Com inspiração, vale quase tudo. Os jogadores podem optar por deixar esses detalhes para o Narrador, confiando nele para criar ganchos e tramas interessantes. O grupo também pode selecionar diretamente da lista abaixo, escolhendo sua opção favorita, ou como uma tabela para a aquisição aleatória.
Brownies Caseiros - A mixórdia se depara com uma Nascente e a transforma em uma Propriedade Livre — essa Propriedade Livre é totalmente deles, embora eles ainda precisem de Glamour (de Sonhadores, ou emprestado de outra Lumeeira) para poder ativá-la.
Herança Misteriosa - Um dos membros da mixórdia adquire a Propriedade Livre em sua Crisálida, como algo que pertenceu a ele em uma vida anterior. Mesmo que um dos personagens seja o dono da Propriedade Livre, todos os jogadores ainda devem ter a mesma participação em seu projeto.
Patrimônio Reclamado - Alguém tomou a Propriedade Livre há muito tempo atrás, pode ser uma quimera hostil que se instalou ou talvez tenha sido selada por um Perdido. A mixórdia conseguiu repelir esta ameaça, e reivindicou a Propriedade Livre para si.
Tesouro Incrível - Usando um lendário Tesouro, a mixórdia perfurou o véu entre o Mundo Outonal e o Sonhar para alcançar a Propriedade Livre . Ela é um ímã para animais fantásticos do Sonhar, e a mixórdia tem que frequentemente defender seu novo lar.
Prêmio Roubado - A mixórdia ganhou ou roubou a Propriedade Livre de outro changeling — que procura tomá-la de volta, criando um antagonista recorrente para a história.
Regência -A mixórdia não é dona da Propriedade Livre, mas a receberam por direito depois de fazerem o Juramento de Regência (ver página 42).
Exemplo: Luzes Espelhadas é antiga e possui uma escuridão que os personagens não conhecem totalmente. Isso significa que os personagens não a construíram (descartando Brownies Caseiros e Tesouro Incrível). A trupe descarta então Prêmio Roubado: eles têm a escuridão para enfrentar e não querem adicionar mais inimigos no começo do jogo. Regência também não parece adequada para eles — eles são igualitários e provavelmente não querem ser vassalos de um lorde. Suas escolhas restantes são Herança Misteriosa e Patrimônio Reclamado.
Nancy acha que seria legal se, em uma vida passada, os Principiantes tivessem criado a escuridão e sugere Herança Misteriosa. Shino sugere que a Propriedade Livre foi perdida na Fragmentação e os Principiantes apenas a resgataram recentemente, tornando-a uma Herança Recuperada. Rob e Dewayne não têm uma opinião — eles estão muito mais interessados no presente e no futuro do que no passado.
Marianne revela que sua campanha se concentrará mais nas ameaças do Sonhar do que em vidas passadas (embora ela faça outra observação sobre o interesse de Nancy pelo assunto o que poderia gerar um arco pessoal). A trupe decide que o Patrimônio Reclamado atende melhor suas necessidades.