Vício

Vício. a) É o defeituoso, o que desvia do bom caminho.

b) Na lógica, o que é inválido.

c) Na ética é a disposição habitual a um gênero de conduta, considerada como vituperável, como imoral. É o contrário da virtude (vide). É o hábito mau, em oposição à virtude que é o hábito bom. Mas é o hábito mau, guiado pela mente, que tende para o mal.

d) Vício é tudo quanto se opõe à natureza humana, que é contrário à ordem da razão. Dele vem vitupério, vituperação, o que detrata quem o pratica. (1)

Vicioso. (do lat. vitium, o que toma diversos caminhos, ou o caminho diverso ao real, de onde vitiosus, vicioso) a) É o que é habitual na prática de atos vituperáveis.

b) Diz-se do que se desvia constantemente do caminho verdadeiro. O vicioso é sempre um desvio continuado do que é normalmente benéfico.

Formas viciosas são as estruturas que surgem de um desvio do caminho real, de alguma doutrina, ideia, etc. Assim o abstratismo na filosofia que é o emprego da razão raciocinante e da raciocinada, e o psicologismo, que é uma concepção do papel da psique nos atos humanos.

O ciclo das formas viciosas na história é a concepção sobre os caminhos viciosos que tomam as estruturas político-sociais que tendem, naturalmente, à decadência e à corrupção final. (1)

(1) SANTOS, M. F. dos. Dicionário de Filosofia e Ciências Culturais. 3. ed. São Paulo: Matese, 1965.