Simpatia

Simpatia. a) Emoção ou atitude emotiva provocada num indivíduo pela percepção ou ideia do sofrimento em outros, que se caracteriza por um sentimento de desagrado e, geralmente, por atos que tendem a aliviar esse sofrimento.

b) Tendência a repetir em si mesmo a emoção observada nos outros (imitação simpatética). Comunicação interior entre dois seres, que embora mantenham exteriormente diferenças emotivas, estão intimamente ligados por uma participação páthica.

c) Atração que experimenta uma pessoa por outra, antes de conhecê-la.

d) Solidariedade, apego para com outra pessoa, fundada numa semelhança ou na comunhão das mesmas ideias, ou inclinações, ou pendores, que é a mais popularmente conhecida.

Crítica: (do gr. syn e pathia, com e paixão). Este seria o sentido etimológico do termo. Na análise da afetividade verificamos que a vivência páthica revela os dois vetores inversos de syn  e de anti, conforme essa vivência tende à frônese (a fusão páthica) com o objeto, que é o próprio sujeito (simpatia), ou de separação, afastamento do objeto (antipatia). Toda intuição páthica é simpatética ou antipatética, ou revela à consciência uma aparente indiferença, uma apathia. Dizemos aparente, porque nada é indiferente ao homem, pois todos os fatos que o cercam provocam-lhe sempre um interesse consciente ou não, porque em todos os seus contatos com o mundo exterior e consigo mesmo, há sempre uma vivência páthica ao lado de uma vivência intelectual. Vide Afetividade. (1)

(1) SANTOS, M. F. dos. Dicionário de Filosofia e Ciências Culturais. 3. ed. São Paulo: Matese, 1965.