Mutação

Mutação. (do lat. mutatio, de mutare, mudar, passar de um modo de ser para outro modo de ser). A mutação se dá segundo a substância, ou segundo a qualidade, ou segundo a quantidade, ou segundo o lugar. Segundo a substância temos: geração (nascer) e corrupção (perecer) das coisas; segundo a quantidade, aumento e diminuição; segundo a qualidade, a alteração; segundo o lugar, o movimento.

A mutação realiza-se do contrário ao contrário. Nela há o que devém, o que-se-torna-em um contrário. Em toda mutação são requeridos três elementos: o sujeito da mutação (quod), forma do sujeito e privação de algo, pois do contrário não conheceria mutação. O ser, como ato puro, não a conhece, porque não está privado de, pois é infinitamente perfeito, por isso é imutável.

A mutação dá-se entre os contrários, entre os intermédios e nas contradições. Não é uma substância de per se subsistente; é apenas uma modal no sentido de Suarez. É a transferência de um modo de haver de algo a outro modo de haver.

Quando consiste no mudar da forma substancial temos a corrupção; quando adquire uma forma substancial temos a geração (generatio); quando se dá de uma qualidade a outra qualidade contrária temos a alteração (alteratio); quando se dá de um lugar (ubi) para outro temos o movimento local, tópico; quando se dá de uma quantidade menor para uma maior temos o aumento (augmentum); no inverso, a diminuição (decrementum).  A mutação quando se dá para uma forma substancial (ad substantiam), é instantânea.  As mutações de alteração, aumento e diminuição são sucessivas.

A mutação local é uma mera modal. É assim o trânsito de um estado a outro. E essa mutação pode ser intrínseca ou extrínseca, dependendo de ser o trânsito determinado intrínseca ou extrínsecamente. A intrínseca pode ser metafísico ou física. São metafísicas as seguintes: criação, transubstanciação e aniquilação. A física é ou substancial ou acidental, quando o termo formal é substancial ou acidental. A física substancial é de duas maneiras: geração e corrupção quando o termo ad quem (o termo de chegada) é uma forma ou a privação da forma. A geração dá-se de um termo negativo da forma a uma forma positiva, por exemplo da não-água à água; a corrupção dá-se no trânsito do termo positivo para o negativo, de uma forma para a sua negação. Essas mutações são instantâneas, pois entre o ser e o não-ser ou entre o não-ser e o ser, não se colocam um medium nem distância. A mutação acidental é ou instantânea ou sucessiva. Diz-se instantânea quando é geração ou corrupção acidentais; são sucessivas a mutação local, a alteração e o aumento. (1)

(1) SANTOS, M. F. dos. Dicionário de Filosofia e Ciências Culturais. 3. ed. São Paulo: Matese, 1965.