Agatonismo

Agathon. Palavra grega que significa “um bem” ou “o bem”. A partir de Sócrates, agathon começou a ser o objeto central do interesse filosófico, tendo sido frequentemente considerado como sendo a finalidade de toda ação racional. Platão, no símile do sol na República, o identifica com a Forma do Bem, a fonte da realidade, da verdade e da inteligibilidade. Aristóteles o viu como eudaimonismo, a virtude intelectual ou prática, opinião que abriu caminho, através do estoicismo e do neoplatonismo, até o cristianismo. (1)

Agatonismo. Filosofia moral segundo a qual devemos buscar o bem para nós mesmos e para os outros. Postulado máximo: “Desfrute a vida e ajude a viver uma vida desfrutável”. Este princípio combina egoísmo e altruísmo. O agatonismo coloca ainda que direitos e meios vêm aos pares; que as ações devem ser moralmente justificadas; e que princípios morais deveriam ser avaliados por suas consequências. (2)

(1) AUDI, Robert (Organizador). Dicionário de Filosofia de Cambridge. Tradução de João Paixão Netto, Edwino Aloysius Royer et all. São Paulo: Paulus, 2006.

(2) BUNGE, M. Dicionário de Filosofia. Tradução de Gita K. Guinsburg. São Paulo: Perspectivas, 2002. (Coleção Big Bang)