Messianismo

Messianismo. Teoria da expectação ou da esperança num Messias salvador e redentor da Humanidade, considerada em estado ou de degradação ou de queda ou de perdição, após cuja vinda essa mesma Humanidade recupera, regenera, restaura ou redescobre o estado de felicidade. Há várias acepções de messianismo. Em todas elas, porém, o messianismo manifesta o conhecimento de antinomias existenciais - o que está mal e o que é o bem, pelo que, em todas as variantes, o messianismo é a proposta do remédio, da cura, da solução. A perspectiva messiânica envolve a reconquista da felicidade original (Paraíso Perdido), a restauração dos bens destruídos (Idade de Ouro), a instauração da paz (Paz Perpétua) e, noutra instância, a assunção do homem à dignidade essencial (Reino de Deus). (1)

Messianismo. Do aramaico meschîkha, ungido ou escolhido. 1. Na religião judaica, crença no Messias, o enviado de Deus, que teria como missão a libertação do povo judeu do domínio estrangeiro, sua condução à Terra Prometida e à vida em paz. Para os judeus, o Messias ainda não chegou; para os cristãos, já esteve entre nós na pessoa de Jesus e voltará novamente no fim dos tempos. 

2. Em um sentido genérico, crença em um líder carismático que seria capaz de "salvar" seu povo e conduzi-lo à felicidade e à glória. Em nossos dias, o messianismo designa a tendência coletiva de esperar "tudo" da atividade de um único homem dotado de poderes carismáticos e considerado como capaz de trazer a "salvação" ou de mudar os rumos da história. (2)

(1) POLIS - ENCICLOPÉDIA VERBO DA SOCIEDADE E DO ESTADO. São Paulo: Verbo, 1986.

(2) JAPIASSÚ, Hilton e MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. 5.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.